sábado, 16 de junho de 2018

RECORDAR É VIVER. O SERVIÇO DE SOM MIRANDA.




Talvez a molecada de hoje não saiba da importância do serviço de som Miranda para a cidade de Venturosa. Os tempos são outros, hoje há uma rádio comunitária, redes sociais e blogs que fornecem informação e entretenimento, mas para quem nasceu antes dos anos dois mil sabe do que estou falando.
Com transmissão diária o serviço de som, difundido por auto-falantes instalados em ponto estratégico, nos informava do horário, das promoções do comércio, de acontecimentos da cidade e dos sepultamentos.
Quando a cidade perdia um de seus filhos, a música para anunciar a partida para a eternidade era 'um certo galileu", de padre Zezinho. Lembro de as vezes estarmos brincando e todo mundo ficar quieto quando ouvia a música, esperando para saber o que tinha acontecido, ou melhor, com quem tinha acontecido. Em algumas ocasiões não ouvíamos bem, então se perguntava a um vizinho ou para alguém que vinha do centro da cidade: "quem morreu"?
As informações importantes da administração pública, os avisos, tudo passava por lá.
As brincadeiras com torcedores fanáticos eram aguardadas com ansiedade. Geralmente se dedicava o hino do time vencedor de um clássico a um notório torcedor derrotado. E quando isso acontecia ficávamos esperando a revanche. Ninguém se irritava com a brincadeira, não tinha indireta ou coisa desse tipo, pois as "provocações" eram feitas entre amigos.
Lembro que no meu primeiro grau as aulas terminavam onze e meia da manhã. E aquela multidão de jovens saindo da escola podiam ouvir Luiz Gonzaga cantando:
"O batalhão tá me chamando, estou aqui seu Coroné.
tá tá tá, tá tá tá, tá tá Olha a Bóia.
tá tá tá, tá tá tá, tá tá Gororoba."
Isso sempre perto da hora do almoço. O Som Miranda de seu Otávio marcou época, fez história e compõe importante elemento da cultura e da história de Venturosa. Hoje, quando volto à terra querida as vezes me perco lembrando dessas coisas, revisitando o passado para matar uma saudade que não morre. "Recordar é viver". Então só posso agradecer pelas boas recordações e pelo imensurável serviço prestado por um dos maiores comunicadores de nossa cidade.
Obrigado, seu Otávio! Eternamente grato.
Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...