segunda-feira, 8 de outubro de 2018

NOTAS SOBRE OS RESULTADOS ELEITORAIS EM VENTUROSA. A FORÇA GOVERNISTA E O RESSURGIMENTO DO GRUPO VERMELHO


O voto é a expressão da cidadania, uma carta de outorga onde o eleitor concede ao eleito o direito de representá-lo e o dever de defender os seus direitos. Assim funciona a democracia representativa.

Mas sabemos que para os que acompanham a política o voto representa mais que sua nobre função. O voto também é visto por muitos como um indicativo de sua influência sobre a comunidade. Ser capaz de transferir votos para candidatos a deputados, senadores, governadores ou presidentes pode significar também a força eleitoral para as eleições municipais. Esse é um dos motivos pelos quais os grupos políticos batalham para eleger seus representantes, fora, claro, as emendas parlamentares que dão fôlego para que os grupos trabalhem.

O GRUPO GOVERNISTA mais uma vez mostrou organização e força nessa eleição. O deputado estadual Joaquim Lira foi o mais votado na cidade (2.896) e eleito para o mandato 2019-2022. Sebastião Oliveira também foi eleito, conquistando 2.683 dos votos venturosenses. Com a dobradinha, o prefeito Eudes Tenório mantém sua influência e capacidade de conquistar recursos durante seu mandato. O apoio deles será de fundamental importância para que a barragem do mamoeiro possa finalmente sair do papel. Eudes se mantém forte na política e o seu grupo caminha unido. Vale ressaltar o apoio do ex-prefeito Ernandes da Farmácia em todo processo. Há quem aposte numa chapa Eudes Ernandes na próxima eleição municipal.


O PARTIDO VERMELHO é quem mais comemora o resultado das urnas. O grupo partiu dividido para deputado estadual e se uniu em torno do federal. No campo estadual Tarcísio Victor apoiou o pesqueirense João Eudes (923)  e Adrianno do Posto manteve o compromisso assumido pelo grupo com Marcoantônio Dourado e apoiou o filho deste em sua primeira disputa pela ALEPE. Marcoantônio Filho teve 1.819 votos. Mesmo tendo muitos votos no estado, o deputado João Eudes não se elegeu.  
A vitória de Sílvio Costa Filho é muito significativa para os eleitores do vermelho. Além de ter sido eleito, Silvinho atingiu a soma de 2.773 votos, passando à frente de Sebastião Oliveira na preferência dos venturosenses. Isso pode mostrar que o partido está recuperando o terreno  em Venturosa para a próxima eleição caso não se sabote mais uma vez com projetos e disputas pessoais que dividam sua base.

O VOTO DE OPINIÃO. Claro que essas análises podem não se traduzir em realidade política em 2020. Política é nuvem, muda a sabor do vento. Houve como sempre forças políticas independentes trabalhando por candidatos que as representassem e sem qualquer vinculação local. Como o caso de Doriel Barros e do professor Paulo Dutra, para citar alguns. No campo federal cito João Campos e Marília Arraes, que não tiveram apoio de nenhum político tradicional de Venturosa. Em 2020 esses eleitores irão escolher entre candidatos dos grupos locais, então, embora a votação desse ano possa servir de termômetro, não esqueçamos que a temperatura poderá mudar muito até lá.

O resultado completo das eleições em Venturosa pode ser visto AQUI

Um comentário:

  1. Acho bem relativo eleição de deputado, hoje as pessoas estão mais cientes e procuram saber qual a melhor escolha, se olhar Sebastião Oliveira votou contra o trabalhador, já Silvio Costa Filho tem história do pai, onde o pai votou a favor do trabalhador, várias coisas a favor do povo!! Acredito que essas coisas conta muito. O povo quer mudança, tanto que boa parte dos deputados federais foram pessoas novas, com ideais bons e plano de governo pro povo.

    ResponderExcluir

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...