terça-feira, 26 de junho de 2018

ESCOLA CÔNEGO EMANUEL VASCONCELOS EM VENTUROSA ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO NO IDEPE 2017


POR VÁRIAS VEZES a escola Cônego Emanuel Vasconcelos foi notícia nesse blog. Uma escola que pena há anos por um prédio próprio, funciona em vários anexos, não possui pátio e mesmo assim, diante de tantas limitações estruturais, conseguiu mais um feito notável em sua história: figurar entre as 10 maiores notas do IDEPE de 2017.


O Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) é o indicador de qualidade da educação pública estadual que permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, ano a ano. O cálculo do IDEPE considera, a exemplo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dois critérios complementares: o fluxo escolar e o desempenho dos alunos da 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do 3º ano do ensino médio nos exames do SAEPE em Língua Portuguesa e Matemática.
Com uma equipe de profissionais compromissados a escola mostra que o desejo de ofertar uma educação de qualidade supera barreiras. 



O maior destaque vem das escolas do Sertão do Pajeú, conforme noticia Nill Júnior:

Do Pajeú são seis escolas estaduais, seis escolas municipais e sete redes municipais. Quatro municípios foram contemplados duas vezes.

Dos 10 melhores anos iniciais, seis são do Pajeú. Dos 10 melhores anos finais, cinco são do Pajeú. Das 10 melhores escolas anos finais, quatro são do Pajeú. E das 10 melhores escolas Ensino Médio, três são do Pajeú


Foto do arquivo - Visita do Secretário Frederico Amâncio ao local onde está sendo construída o novo prédio da escola Cônego Emanuel Vasconcelos


SOBRE AS OBRAS - A Escola funcionou durante muitos anos em um prédio pertencente ao município de Venturosa. O prédio foi requisitado pelo poder executivo municipal e a escola Cônego Emanuel passou a funcionar em prédios alugados desde então.

Depois de muita luta o governo do estado adquiriu um terreno para a construção da escola, as obras foram iniciadas e depois suspensas devido a problemas de ordem técnica com a empresa vencedora da licitação.



Em conversa com o secretário Frederico Amâncio, fui informado de que a obra da escola Cônego Emanuel Vasconcelos foi relicitada e que em breve será retomada para conclusão dos serviços. O resultado do IDEPE 2017 vem sacramentar a importância dessa unidade de ensino não apenas para o município de Venturosa, mas para a GRE Arcoverde e a rede estadual de educação.

Parabéns a todos os funcionários da escola, equipe gestora, administrativos, equipe de limpeza, merendeira e, em especial, para os professores e os estudantes do ensino fundamental que fizeram esse resultado acontecer.




sábado, 23 de junho de 2018

IV CONGRESSO EUCARÍSTICO MARCA O CENTENÁRIO DA DIOCESE DE PESQUEIRA - Conheça a programação completa e saiba como se inscrever


Colaborou com essa notícia: Marcos Antônio. Envie sua notícia para o blog pelos comentários ou pelas redes sociais



De 02 a 05 de agosto, Festa do Centenário da Diocese de Pesqueira. Deus fez maravilhas nestas terras do semiárido nordestino. Vamos celebrar o seu amor que se derramou sobre nosso chão como chuva que gera vida. As inscrições para o congresso Eucarístico acontecem no período de 10 de junho a 10 de julho. A estimativa é de 500 congressistas oriundos dos mais diversos grupos, pastorais e movimentos da diocese.

Dois pontos merecem destaque na programação, a abertura do congresso Eucarístico com a celebração presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil e a celebração de encerramento no dia 5 de agosto às 17h que será celebrada pelo Cardeal Dom Oranir, Arcebispo do Rio de Janeiro. Na noite de 04 de agosto haverá show comemorativo dos 100 anos da diocese. A atração principal, conhecida em todo o Brasil, ainda não teve seu nome revelado.

Confira a programação completa do Congresso:

 CENTENÁRIO DA DIOCESE DE PESQUEIRA CONGRESSO EUCARÍSTICO DIOCESANO De 02 a 05 de Agosto |
 PROGRAMAÇÃO 02/08 | QUINTA-FEIRA 06h00 - Solene repicar de sinos em todas as comunidades da Diocese de Pesqueira; 08h00 - Hora Santa Eucarística nas Igrejas Matrizes da Diocese de Pesqueira; 12h00 - Encerramento da Hora Santa Eucarística; 14h00 - Em Pesqueira, recepção e credenciamento dos congressistas no Centro Pastoral Dom Helder Câmara; 19h00 - Solene Celebração Eucarística de abertura do Congresso na Igreja Catedral; Ao término da Celebração: procissão Eucarística até a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (Santuário de adoração perpétua).

03/08 | SEXTA-FEIRA PLENÁRIA: Quadra do Colégio Santa Doroteia. 08h00 - Oração inicial com Adoração do Santíssimo; 08h40 - Linha do tempo da Missão da Diocese de Pesqueira; 09h00 - 1ª explanação - Eucaristia: Pão de Sacrifício e Conversão; 10h00 - Intervalo; 10h20 - Louvor; 10h30 - 2ª explanação - Eucaristia: Pão de Luz e Vida; 11h30 - Partilha; 12h00 - Almoço; 15h00 - Oficinas; 17h00 - Encerramento dos trabalhos do dia; 19h00 - Solene Celebração Eucarística dedicada à juventude na Igreja Catedral; Ao término da Celebração, show com o DJ Joca (Comunidade Obra de Maria) na Praça Dom José Lopes. Concomitantemente 15h00 - Celebração Eucarística no Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira.

04/08 | SÁBADO PLENÁRIA: Quadra do Colégio Santa Doroteia. 08h00 - Oração inicial com Adoração do Santíssimo; 08h40 - 1ª explanação - Eucaristia: Ele está no meio de nós; 09h40 - Intervalo; 10h10 - Louvor; 10h30 - 2ª explanação - Maria, Mulher eucarística; 11h30 - Partilha; 12h00 - Almoço; 15h00 - Oficinas; 16h00 - Encerramento dos trabalhos do dia; 17h00 - Solene Celebração Eucarística dedicada as famílias na Igreja Catedral; Ao término da Celebração, show com artista nacional na Praça Dom José Lopes.

05/08 | DOMINGO 06h0 - Solene repicar de sinos; 10h00 - Solene Celebração Eucarística na Igreja Catedral; 12h00 - Solene repicar de sinos; 17h00 - Solene Celebração Eucarística de Encerramento do Congresso na Igreja Catedral; Ao término da Celebração: procissão Eucarística pelas ruas da cidade de Pesqueira, encerrando com a Benção do Santíssimo.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

UMA VENTUROSA QUE DÁ CERTO: CASA DE SAÚDE SÃO JOSÉ.



Um vez li sobre atitudes que definem algumas pessoas. O pessimista sente o vento soprando e teme a tempestade, o otimista espera que passe para poder se lançar ao mar, o realista presta atenção, ajusta as velas e vai. Essa é uma série de postagens  especiais sobre pessoas que ajustaram as velas e não se amedrontaram diante do vento ou do mar bravio. Empreendedores que mesmo em tempos de crise acreditaram no seu sonho e hoje geram renda e emprego em Venturosa, ofertam produtos e serviços e mostram que trabalho e dedicação trazem frutos.


Joelma Cachiado, na Casa São José
Começamos com a Casa São José, da amiga Joelma Cachiado. A motivação para o negócio veio devido a paixão de Joelma pela área da saúde. Ao ser aprovada em concurso público e passar a trabalhar em um centro de especialidades médicas em Garanhuns, no agreste de Pernambuco, Joelma começou a idealizar o seu empreendimento.

Hoje a Casa São José já completou três anos de existência e oferece serviços nas áreas de consultas ambulatoriais especializadas, exames ginecológicos e cardíacos, atendimento psicanalítico e psicológico, além de uma parceria com a FORMULAR, Farmácia de Manipulação para melhor atender os seus clientes.

É impressionante como uma cidade de pequeno porte como Venturosa consegue ofertar em um único lugar serviços de profissionais como DANIEL LIMA, Psicanalista, JONNY VÍTOR, Cardiologista, ROBERTO AMORIM, Reumatologista, RODRIGO  AGRA, Endocrinologista, SANDRA KELM, Dermatologista, VIVIANE ARMOND, Ginecologista, MAYARA GOMES DE SÁ, Psicóloga e LILIAN COSTA, Esteticista. Não foi fácil trazer a Casa São José do sonho para a realidade, não houve e ainda não há incentivos por parte do poder público municipal e a empreendedora conseguiu um sócio investidor que enxergou o potencial de crescimento e a importância da Casa São José para o município. Joelma tinha o terreno, os contatos com os profissionais da área e conhecimento, mas não possuía o capital necessário para toda a empreitada. Com esforço, dedicação, planejamento, profissionalismo e parcerias, a Casa São José iniciou sua jornada.



Salientar nessa matéria que a Casa São José não teve incentivos públicos não é uma crítica, é uma sugestão, já que sindicatos, associações e setores que não possuem cobertura de planos de saúde nem do SUS podem firmar parcerias com a empresa, numa relação benéfica para todos.

Como frase motivacional, Joelma destaca um dos pensamentos de Airton Senna: “tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e muita fé em Deus”.

Joelma de Azevêdo Cachiado, conhecida como Joelma Cachiado, tem formação em gestão hospitalar e fala ao blog:

Sobre o início da Casa São José:
“Comecei o negócio logo que terminei a graduação em Gestão Hospitalar, o curso me trouxe o conhecimento específico da minha área de atuação, na qual já trabalhava. Mas, o aprendizado é diário porque as situações vão se modificando de acordo com a realidade vivenciada, novas especialidades que chegam, pacientes ímpares e a vontade de fazer sempre o melhor levando à busca do novo.”
Sobre ser empreendedora:
Ser Empreendedora é, antes de mais nada, enxergar as possibilidades antes mesmo que se apresentem. Então, tenho sonhos e planos para expandir a CASA SÃO JOSÉ, mesmo que à longo prazo, mas sempre pensando em crescimento e qualidade para o usuário dos serviços. Como o próprio slogan diz, cuidando com dedicação e carinho da saúde de todos.
Realização pessoal:
Hoje, posso dizer que sou uma vitoriosa porque alguém acreditou no meu sonho e ele se tornou real, porém ainda falta deixar a CASA SÃO JOSÉ onde realmente merece está, ou seja, no rol das mais conhecidas e conceituadas, fazendo jus aos Excelentes Profissionais que prestam serviços à população Venturosense, que sem relutância deixaram suas Cidades e os seus Consultórios para abraçar este sonho que era só meu, confiaram no meu projeto e hoje formam o meu time.
A missão da Casa São José.
A Missão da CASA SÃO JOSÉ é trazer o melhor para o seu usuário, através das Especialidades oferecidas, a dedicação e qualidade nos serviços. O seu Valor está na Humanização do trato com o outro, possibilitando uma acolhida de qualidade e carinho, necessários para suprir as expectativas do mesmo dentro das realidades em saúde.
A CASA SÃO JOSÉ e a empreendedora Joelma Cachiado merecem o reconhecimento de todos por contribuir todos os dias com uma Venturosa que dá certo.
Em breve mais postagens especiais.

sábado, 16 de junho de 2018

RECORDAR É VIVER. O SERVIÇO DE SOM MIRANDA.




Talvez a molecada de hoje não saiba da importância do serviço de som Miranda para a cidade de Venturosa. Os tempos são outros, hoje há uma rádio comunitária, redes sociais e blogs que fornecem informação e entretenimento, mas para quem nasceu antes dos anos dois mil sabe do que estou falando.
Com transmissão diária o serviço de som, difundido por auto-falantes instalados em ponto estratégico, nos informava do horário, das promoções do comércio, de acontecimentos da cidade e dos sepultamentos.
Quando a cidade perdia um de seus filhos, a música para anunciar a partida para a eternidade era 'um certo galileu", de padre Zezinho. Lembro de as vezes estarmos brincando e todo mundo ficar quieto quando ouvia a música, esperando para saber o que tinha acontecido, ou melhor, com quem tinha acontecido. Em algumas ocasiões não ouvíamos bem, então se perguntava a um vizinho ou para alguém que vinha do centro da cidade: "quem morreu"?
As informações importantes da administração pública, os avisos, tudo passava por lá.
As brincadeiras com torcedores fanáticos eram aguardadas com ansiedade. Geralmente se dedicava o hino do time vencedor de um clássico a um notório torcedor derrotado. E quando isso acontecia ficávamos esperando a revanche. Ninguém se irritava com a brincadeira, não tinha indireta ou coisa desse tipo, pois as "provocações" eram feitas entre amigos.
Lembro que no meu primeiro grau as aulas terminavam onze e meia da manhã. E aquela multidão de jovens saindo da escola podiam ouvir Luiz Gonzaga cantando:
"O batalhão tá me chamando, estou aqui seu Coroné.
tá tá tá, tá tá tá, tá tá Olha a Bóia.
tá tá tá, tá tá tá, tá tá Gororoba."
Isso sempre perto da hora do almoço. O Som Miranda de seu Otávio marcou época, fez história e compõe importante elemento da cultura e da história de Venturosa. Hoje, quando volto à terra querida as vezes me perco lembrando dessas coisas, revisitando o passado para matar uma saudade que não morre. "Recordar é viver". Então só posso agradecer pelas boas recordações e pelo imensurável serviço prestado por um dos maiores comunicadores de nossa cidade.
Obrigado, seu Otávio! Eternamente grato.
Emerson Luiz

sábado, 2 de junho de 2018

BAIXE GRATUITAMENTE O LIVRO UMA HISTÓRIA VENTUROSA


Esse livro é uma declaração de amor à minha terra e sua gente. Com toda as suas edições esgotadas e sem previsão para reimpressão, estou disponibilizando a obra em formato PDF para que possa ser lida, comentada e compartilhada por todos que tenham interesse pela cidade. 

O livro foi registrado na Biblioteca Nacional, está protegido por lei e não deve ser reproduzido em quaisquer meios sem a autorização do autor ou omissão da fonte.

A única coisa que peço é que ao fazer uso dos textos, citem o autor.

Para fazer o download da obra CLIQUE AQUI. Você será redirecionado para a página Media Fire, de onde poderá baixar gratuitamente o arquivo. O autor NÃO é responsável pelo teor das propagandas veiculadas do site para download, usado apenas como instrumento para compartilhar o arquivo.

Boa leitura!

sexta-feira, 1 de junho de 2018

NOTAS SOBRE A POLÍTICA ESTADUAL: PT VAI DE MARÍLIA OU SE ALIA COM O PSB?


COM MARÍLIA OU SEM MARÍLIA? Vários analistas políticos apontam Marília Arraes como a sensação política desse momento. A neta de Arraes percorreu o estado, amealhou seguidores e cresceu tanto a ponto de ameaçar não apenas o PSB, mas os partidos ligados ao governo Michel Temer e que também planejam suas candidaturas.

Muitos dizem que a pré-candidatura de Marília foi usada como estratégia para cacifar o PT numa aliança com o PSB, dando ao Senador Humberto Costa uma vaga na chapa da Frente Popular.  E essa interpretação pode ser confirmada no dia 10 de junho. Humberto diz já ter a maioria dos delegados do partido que vão decidir sobre os rumos do partido: candidatura própria ou aliança com o PSB.

Caso se alie, o Partido dos Trabalhadores terá espaço na chapa, que pode garantir além da renovação do mandato de Humberto, a eleição de deputados federais para assegurar o tamanho e a influência da sigla no estado.

Marília se movimenta para homologar sua candidatura e mantém apoios no partido e em sua militância. Sendo candidata ou não ao governo, Marília já é um dos destaques das eleições de 2018.

UMA OPOSIÇÃO QUE NÃO SE ENTENDE. Os meninos de Temer em Pernambuco, Armando, Fernando Bezerra Coelho, Bruno Araújo e Mendonça ainda não definiram o momento de oficializar o nome de Armando ao governo do estado. Corre a notícia de que o último desentendimento se deu por conta da rejeição de Armando ao nome de Fernando Filho para ser seu vice. Fernando, entre outras pautas negativas, está com os que querem privatizar a Eletrobrás e, por tabela, a Shesf, o que na prática entregaria o regime de águas do São Francisco para a iniciativa privada.

O PSB AINDA É FORTE. Mesmo enfrentado rejeição por parte do eleitorado, o governador Paulo Câmara ainda é o nome forte das eleições de 2018. O PSB mantém o apoio da maioria dos prefeitos e o governo tem conseguido reduzir os números da violência, agiu pontualmente para trazer de volta a normalidade com a greve dos caminhoneiros e tem serviços para mostrar durante a campanha. Se a aliança com o PT vingar, terá o apoio do ex-presidente Lula já no primeiro turno e deve bater forte nos seus concorrentes.



A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...