sexta-feira, 25 de março de 2016

Milhares de fiéis acompanham a Procissão e a Via Sacra na Sexta-Feira Santa em Pesqueira

Texto do Jornalista Flávio Jardim


Milhares de fieis, romeiros e peregrinos, formando um verdadeiro mar de gente, encheu as ruas do Prado e a Avenida Cruzeiro do Sul, principais rotas para o Santuário Monte da Graça, durante a procissão e a Via Sacra nesta Sexta-Feira Santa, 25 de março, em Pesqueira. Por duas horas os fiéis seguiram a procissão, que saiu do Convento dos Franciscanos por volta das 5h, em direção ao Santuário Monte da Graça. Os religiosos, emocionados, entoavam hinos e fazia preces. 

O maior evento da Semana Santa em Pesqueira atraiu pessoas de todos os lugares do Estado e do Brasil. Durante todo o percurso da Via Sacra os peregrinos aproveitavam para fazer pedidos a Nossa Senhora das Graças e agradecer aos milagres recebidos, além de se emocionar com a representação da via crucis de Jesus Cristo.

O ritual católico emociona os moradores de Pesqueira há muitos anos, mas esse ano teve atenção especial por que o novo Santuário Monte da Graça foi totalmente revitalizado para fornecer mais conforto aos fiéis e a cada dia atrair mais visitantes. “As pessoas puderam ver a nova roupagem que demos ao Santuário Monte da Graça, que conta agora com uma melhor infraestrutura para receber os visitantes”, destacou João da Bomboniere, um dos apoiadores do local. 

Na procissão, muitas pessoas estavam descalças numa reverência ao sofrimento de Cristo. A Procissão e a Via Sacra continuam sendo as imagens mais belas da manifestação religiosa popular em Pesqueira. Podia se notar pessoas vestidas de branco em concentração e oração durante o caminho de penitência.
Ao final da jornada, aos pés da Pièta, os fiéis foram abençoados pelos frades franciscanos. A procissão ao Santuário Monte da Graça, na Sexta Feira Santa, é o coroamento da Semana Santa para os fiéis, que se preparam para o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa. Pesqueira mantém a tradição religiosa, que se destaca na Semana Santa. Além de participar das manifestações sacras, os turistas podem conferir também o artesanato local e a beleza natural do Santuário Monte da Graça, com uma vista ímpar.

A religiosidade é uma marca forte do município e ela se faz presente com mais força durante a Semana Santa. O Santuário Monte da Graça ganhou fama com a construção da Gruta de Nossa Senhora, o mirante e a Igrejinha. Hoje, conta com iluminação especial, pórtico belíssimo, quiosques, praça de alimentação ao ar livre, segurança e banheiros impecáveis, inclusive com acesso a portadores de necessidades especiais, além de toda beleza natural do lugar. 

Segundo João da Bomboniere, é meta da organização do local construir um amplo estacionamento e começar a implantar uma escadaria, que dará um acesso pelo bairro do Xucurus. O lugar tornou-se alvo de visitações e penitências. A vista natural do lugar impressiona os turistas, fiéis e visitantes. O Monte conta com vegetação nativa, iluminação especial e celebrações de missas, sempre aos domingos. Vale conferir a beleza do Santuário Monte da Graça, um lugar que pode ser visitado a qualquer tempo do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...