"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo.
Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que acontecia na cidade onde morava. Fui errando e acertando e o projeto cresceu.
Conquistei credibilidade e leitores. Gente que conheceu Venturosa pelo meu blog.
E foi por meio do blog que conheci o melhor e o pior de muita gente. Quando escrevi algo que agradou fui elogiado, quando abordei temas polêmicos, criticado.
Com a crítica propositiva, aprendi. Com os comentários maldosos me fortaleci.
Ninguém deve fazer nada se não estiver pronto para receber nãos, ser criticado injustamente ou enfrentar uma ou outra perseguição.
Vivi de tudo um pouco nessa atividade de blogueiro. Cobri eventos culturais, chamei a atenção para problemas locais e trouxe veículos da grande mídia para cobrirem de estradas esburacadas a obras inacabadas. Combati o bom combate.
Comentei sobre política. Minhas análises despertaram ódio e paixão e antes que deixe de comentar sobre essa tema solto mais algumas flechas: A liderança capaz de representar bem o partido vermelho é Adrianno do Posto. O resultado da última eleição referendaram o nome de Adrianno e mostraram sua capacidade de articulação e de transferência de votos. Eudes não perdeu força nessa eleição, pelo contrário. Numa época de crise e desgaste dos políticos com mandato, o prefeito manteve seu grupo unido e preservou seu capital. A próxima eleição municipal deve ser disputada por dois quadros competitivos e com capacidade administrativa comprovada. Será uma coisa bonita de se ver depois de tantas campanhas onde havia um expresso favoritismo.
Ainda sobre política os vices serão importantes. Do lado do partido vermelho se acredita que Tarcísio Victor é o nome ideal para compor com Adrianno, mesmo ele se colocando como pré-candidato à prefeito. Do lado governista sobram bons nomes, incluindo o do ex-prefeito Ernandes Albuquerque.
Mas como digo, política é nuvem, muda com o vento.
Tudo pode mudar e quem sabe não muito distante Venturosa também tenha uma prefeita?
Não prevejo nada, mas sinto que os ventos da mudança sopram forte, resta saber para onde eles levam.
Então como é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo, é hora de fechar um ciclo.
Gostaria de passar o bastão para outro blog, muitos surgiram desde que iniciei o meu, o primeiro em seu formato na cidade. O venturosa360 e o venturosense são bons, gosto de ambos os estilos e espero que continuem. Também espero que todos os partidos tenham espaço no que é noticiado e que o governo seja elogiado quando acertar e criticado quando merecer.
Fui cego de paixão por um tempo e foi quando mais errei, então, desejo que os que permanecerem com esse difícil papel de informar errem bem menos que eu.
Não moro mais em Venturosa, não tenho mais tempo hábil para pesquisar e coletar fontes e, sinceramente, quero me distanciar um pouco dos temas da política local. Dei minha contribuição, expus ideias e meu blog também foi espaço de divulgação de pensamento plural. Já entrevistei jovens, advogados, profissionais da área da saúde, empresários e políticos dos mais variados espectros. Procurei tratar a todos com o mesmo respeito e cordialidade, mostrar que podemos divergir sem nos tornar inimigos. Espero ter conseguido.
Quero continuar a escrever, mas se o fizer será sobre temas mais gerais, em um espaço específico para esse fim. Seguirei publicando na rede social enquanto penso sobre tudo isso.
Foi bom estar com cada um de vocês.
Obrigado por cada acesso, cada comentário e por ter feito desse blog o que ele foi durante tanto tempo. O blog dedicado à Venturosa mais lido da cidade e um dos mais repeitados da região.
"Não aprendi dizer adeus e não sei se vou me acostumar".
Então, direi que foi mágico ter esse contato e que sou grato a Deus por tudo que aprendi e por cada pessoa que conheci e com quem pude dialogar.
Que Deus abençoe cada um e cada uma de vocês!
Levemos Luz ao mundo e aqui deixo um pedaço de mim.
Eu amo Venturosa!
Emerson Luiz