segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A ESQUERDA FOI DERROTADA NAS ELEIÇÕES.

O resultado das eleições municipais mostra algo que os apaixonados ainda não conseguem ou não querem ver: o povo referendou o impeachment de Dilma. O golpe parlamentar que apeou a presidenta do poder não é mais golpe, do ponto de vista eleitoral.

Na escolha da maioria dos brasileiros o país tornou-se mais conservador e inclinado à direita. O ciclo do PT chegou ao fim, não venceu nem no seu berço, o grande ABC paulista. Mesmo candidatos com bons mandatos, como o ex-prefeito João Paulo, não se mantiveram de pé ao final da disputa. O PT só conseguiu uma capital. Isso mesmo, uma!

Não se pode culpar apenas o tratamento dado pela mídia, que criminalizou a sigla e a tornou sinônimo de corrupção, mas do projeto de poder que o próprio partido implantou e de como muitos de seus políticos se comportaram, fazendo com que muitos brasileiros encarem a sigla como sinônimo de corrupção.

O Brasil é uma frágil democracia, mas é uma democracia. Em todo país o número de abstenções, votos brancos e nulos foi altíssimo. No Rio de Janeiro chegou a superar a quantidade de votos do candidato eleito. Isso é um recado do povo para seus políticos, mas só o recado não bastará para mudar as estruturas desse país.

Se os pobres elegeram os ricos com seu discurso de cortes e redução da participação do Estado, deve-se pensar que os mais pobres estão dispostos a abrir mão de direitos desde que tenham emprego e renda. Deve-se pensar que o brasileiro médio é conservador e pensa na ótica de Maquiavel, que afirmou desde o começo da renascença que homens esquecem mais rápido da perda de um parente que de um prejuízo financeiro.

A esquerda deve sentar e realizar o exercício da autocrítica. O discurso de culpar apenas a cobertura parcial da imprensa não o exime do fato de que essa cobertura parcial mostra delitos reais. O povo quer uma saída rápida para a crise e não percebe que ainda dá para ir mais fundo no poço em que todos estamos. Os partidos que compõe a base do governo do presidente Temer influenciarão 81% do eleitorado do país e isso poderá influenciar e muito o resultado de 2018.


Esses dois anos vão mostrar a quê a direita está vindo. Os direitos sociais e trabalhistas serão atingidos, a PEC 241 já foi para o Senado e deve ser aprovada lá, podendo causar grandes prejuízos ao país a longo prazo, mas mesmo diante de tudo isso, a força da esquerda foi reduzida. Parece que o povo repete a frase da esfinge: “Decifra-me ou te devoro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...