quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O SALÁRIO NÃO ATRASOU – COLUNA DE QUARTA

Para fins trabalhistas, o salário pode ser pago até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado. Dia útil não é dia corrido. Vamos para um exemplo prático. O mês de outubro tem 31 dias, terminando numa quarta-feira, o segundo dia de novembro é feriado, não contabilizado como dia útil, assim como o sábado e o domingo que lhe seguem, o quinto dia útil do mês é o dia 08 de novembro, uma quarta-feira. Só se o pagamento não for feito nesse prazo, até o dia 08 de novembro, é que pode se reclamar de atraso de pagamento de servidores.

O leitor do blog pode estranhar esse tema, mas como observador da política municipal, há pouco escrevi um texto que defendia o óbvio: prefeito pagar salário em dia não é mais que sua obrigação. Aprendi desde cedo que o pau que dá em Chico tem de bater em Francisco, que a crítica deve ser justa. Então, não seria justo acusar o governo municipal de Venturosa de atrasar salários se dentro da legislação isso não ocorreu.

O pagamento dos servidores em dia foi uma prática adotada desde a primeira gestão do odontólogo Eudes Tenório, continuada na gestão do ex-prefeito Ernandes Albuquerque e mantida pela terceira gestão de Eudes. Os militantes e políticos do grupo que se propõe como alternativa ao atual governo tem uma enorme área para atuar e propor, mas não deve enveredar por esse argumento, tão facilmente contestado.

Uma coisa nunca contestada por nenhuma liderança oposicionista é a data do pagamento, quase sempre no dia 22 de cada mês, que coincidentemente é o número de legenda do PR.


O pagamento dos servidores tem sido efetuado em dia, isso é fato e é uma prática positiva. O servidor sente-se valorizado em receber em dia pelo seu trabalho, nada mais justo, pagar antes do final do mês também agrada o trabalhador, que pode organizar sua vida financeira com mais previsibilidade, agora o desejo de fazer dessa prática uma suposta peça política com fins eleitoreiros, isso sim pode e deve ser questionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...