terça-feira, 31 de outubro de 2017

O DRAMA DA PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE VENTUROSA


O IPSERV, a autarquia criada para gerenciar o dinheiro da Previdência Municipal, poderá passar por sérios problemas em breve. O fundo gasta mais do que arrecada. Com o atual ritmo de servidores se aposentando, haverá (se já não ocorre) um quadro dramático, pois o fundo contará com mais beneficiários que contribuintes e suas contas não fecharão.

Só quem contribui para o IPSERV é o funcionário efetivo, contratados e comissionados contribuem para a previdência social. Trocando em miúdos, para que as contas do IPSERV sejam sanadas, o município deve realizar concursos para ocupar os cargos com funcionários efetivos ou buscar outras soluções legais para que este dinheiro se torne rentável. 

Houve muito burburinho nas redes sociais e boatos sobre o suposto atraso do pagamento dos servidores aposentados e dos pensionistas (Falei sobre isso aqui porque acredito que a crítica deve ser sóbria e oportuna e não proferida sem a necessária base factual) mas o que deveria estar sendo debatido no momento é a urgente necessidade de manter o IPSERV capaz de garantir os direitos de seus aposentados e pensionistas. 

Em 2013 abordei esse assunto em uma entrevista publicada no meu antigo blog. Naquela época chamava a atenção um parcelamento da dívida patronal do fundo, orçada em RS 778 mil e que havia sido parcelada em 200 meses. O suposto atraso deve chamar atenção para esses problemas e não para críticas pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...