terça-feira, 29 de março de 2016

BARRAGENS SECAM EM BELO JARDIM, SANHARÓ, TACAIMBÓ E SÃO BENTO DO UNA E MUNICÍPIOS SERÃO ABASTECIDOS POR CARROS-PIPA

Barragens secam e quatro municípios receberão água por caminhões-pipa

Municípios afetados: Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una.
Setenta carros-pipa serão disponibilizados; custo será de R$ 500 mil por mês.

Do G1 Caruaru
Barragem de Bitury entrou em colapso e está com 1,95% da capacidade total (Foto: Divulgação/Assessoria Compesa)Barragem de Bitury entrou em colapso e tem 1,95% da capacidade (Foto: Divulgação/Assessoria Compesa)
Quatro municípios do Agreste de Pernambuco - Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una - serão abastecidos exclusivamente por carros-pipa a partir do dia 10 de abril. A informação foi divulgada pela assessoria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta terça-feira (29). De acordo com a Companhia, a mudança no fornecimento se dá por conta do colapso das barragens de Bitury e Pedro Moura Júnior.
O gasto mensal para o fornecimento nestas quatro cidades será de R$ 500 mil para custear 70 carros-pipa - 50 para Belo Jardim e 20 para os demais municípios - segundo a Compesa. A assessoria informou que os recursos são da Companhia e do Governo Federal, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). 
Barragem Pedro Moura Júnior, em Belo Jardim, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Barragem Pedro Moura Júnior está com 0,46% do
volume (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Os reservatórios de Pedro Moura Júnior e Bitury acumulam, respectivamente, 0,46% e 1,95% da capacidade, número que, de acordo com Compesa, não têm como suprir o abastecimento das cidades. A assessoria informou que eles vêm secando desde 2011. Com pouco volume, os municípios estavam com rodízio de dois dias no mês com água e vinte e oito sem. A Companhia informou que a água dos caminhões-pipa virá de Garanhuns e Agrestina, no Agreste, "onde a situação é melhor", segundo a assessoria.
“Temos tudo planejado. Apesar das barragens terem entrado em colapso, não vamos deixar nenhuma cidade sem abastecimento. Atenderemos todas através de caminhão-pipa”, garantiu o diretor Regional do Interior, Marconi Azevedo. Para ele, a situação hídrica do semiárido pernambucano tende a piorar por conta da previsão de escassez de chuvas para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...