O IPSERV, a autarquia criada para gerenciar o dinheiro da Previdência Municipal, poderá passar por sérios problemas em breve. O fundo gasta mais do que arrecada. Com o atual ritmo de servidores se aposentando, haverá (se já não ocorre) um quadro dramático, pois o fundo contará com mais beneficiários que contribuintes e suas contas não fecharão.
Só quem contribui para o IPSERV é o funcionário efetivo, contratados e comissionados contribuem para a previdência social. Trocando em miúdos, para que as contas do IPSERV sejam sanadas, o município deve realizar concursos para ocupar os cargos com funcionários efetivos ou buscar outras soluções legais para que este dinheiro se torne rentável.
Houve muito burburinho nas redes sociais e boatos sobre o suposto atraso do pagamento dos servidores aposentados e dos pensionistas (Falei sobre isso aqui porque acredito que a crítica deve ser sóbria e oportuna e não proferida sem a necessária base factual) mas o que deveria estar sendo debatido no momento é a urgente necessidade de manter o IPSERV capaz de garantir os direitos de seus aposentados e pensionistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores