sexta-feira, 1 de junho de 2018

NOTAS SOBRE A POLÍTICA ESTADUAL: PT VAI DE MARÍLIA OU SE ALIA COM O PSB?


COM MARÍLIA OU SEM MARÍLIA? Vários analistas políticos apontam Marília Arraes como a sensação política desse momento. A neta de Arraes percorreu o estado, amealhou seguidores e cresceu tanto a ponto de ameaçar não apenas o PSB, mas os partidos ligados ao governo Michel Temer e que também planejam suas candidaturas.

Muitos dizem que a pré-candidatura de Marília foi usada como estratégia para cacifar o PT numa aliança com o PSB, dando ao Senador Humberto Costa uma vaga na chapa da Frente Popular.  E essa interpretação pode ser confirmada no dia 10 de junho. Humberto diz já ter a maioria dos delegados do partido que vão decidir sobre os rumos do partido: candidatura própria ou aliança com o PSB.

Caso se alie, o Partido dos Trabalhadores terá espaço na chapa, que pode garantir além da renovação do mandato de Humberto, a eleição de deputados federais para assegurar o tamanho e a influência da sigla no estado.

Marília se movimenta para homologar sua candidatura e mantém apoios no partido e em sua militância. Sendo candidata ou não ao governo, Marília já é um dos destaques das eleições de 2018.

UMA OPOSIÇÃO QUE NÃO SE ENTENDE. Os meninos de Temer em Pernambuco, Armando, Fernando Bezerra Coelho, Bruno Araújo e Mendonça ainda não definiram o momento de oficializar o nome de Armando ao governo do estado. Corre a notícia de que o último desentendimento se deu por conta da rejeição de Armando ao nome de Fernando Filho para ser seu vice. Fernando, entre outras pautas negativas, está com os que querem privatizar a Eletrobrás e, por tabela, a Shesf, o que na prática entregaria o regime de águas do São Francisco para a iniciativa privada.

O PSB AINDA É FORTE. Mesmo enfrentado rejeição por parte do eleitorado, o governador Paulo Câmara ainda é o nome forte das eleições de 2018. O PSB mantém o apoio da maioria dos prefeitos e o governo tem conseguido reduzir os números da violência, agiu pontualmente para trazer de volta a normalidade com a greve dos caminhoneiros e tem serviços para mostrar durante a campanha. Se a aliança com o PT vingar, terá o apoio do ex-presidente Lula já no primeiro turno e deve bater forte nos seus concorrentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...