domingo, 31 de julho de 2016

PAIS E ALUNOS NA LUTA PELA ESCOLA CÔNEGO EMANUEL VASCONCELOS

A Escola Estadual Cônego Emanuel Vasconcelos tem enfrentado condições difíceis há anos. Desde que deixou o prédio em que funcionou a pedido do governo municipal que era proprietário do imóvel, a comunidade escolar luta por um prédio só seu. O falecido governador Eduardo Campos adquiriu um terreno e o atual governador, Paulo Câmara, iniciou as obras de construção do novo prédio para a escola mas, em tempos de crise e caixas pouco volumosos, a obra anda a passos lentos.

A escola funciona em três prédios alugados e justamente o prédio que lhe serve de cede está há vários dias com o fornecimento de energia elétrica suspenso. Os alunos do turno noturno assistem aulas no prédio pertencente à Escola João Francisco Bezerra e os do turno da tarde e da manhã na sede, sem energia elétrica, em condições inadequadas. Na sede também funciona a diretoria e a secretaria da escola.

Pais e alunos demonstram cansaço em esperar ações das autoridades competentes e clamam por ajuda para solucionarem esse problema. Na última quinta-feira (28-07-2016), houve um protesto em frente à escola.


Esperamos que o problema seja solucionado em breve pois educação de qualidade só é possível quando se oferecem as condições adequadas para que ela seja ministrada. Monteiro Lobato dizia que um pais se constrói com homens e livros. Desde aquele tempo é sabido que não há como ler no escuro.

sábado, 30 de julho de 2016

COM GINÁSIO MUNICIPAL LOTADO, PR LANÇA CANDIDATURA DE DOUTOR EUDES À PREFEITURA DE VENTUROSA

Convenção do PR em Venturosa - imagem da rede social

DANDO INÍCIO À SUA CAMPANHA, o grupo verde-amareo, capitaneado pelo Partido da República, PR, realizou hoje a sua convenção. Fazem parte desse grupo político, além do PR, o PP, PMDB, PSDB, DEM, PSD e o PSB.

O ginásio poliesportivo Delmiro Alexandre Silva recebeu milhares de venturosenses para referendar a candidatura do odontólogo Eudes Tenório e do médico Iterbo Galindo à prefeitura de Venturosa. Doutor Eudes já foi prefeito por dois mandatos consecutivos e o Doutor Iterbo Galindo também já foi prefeito e atualmente é o vice-prefeito do município.

O grupo verde e amarelo, capitaneado pelo PR, está no poder há doze anos e tem um modelo de gestão aprovado pela maioria dos venturosenses. O atual prefeito, Ernandes Albuquerque, deve deixar o governo com alto índice de aprovação de sua gestão, tendo entregue várias obras, escolas reformadas e postos de saúde. 

Mesmo diante de uma crise econômica aguda, o prefeito trouxe projetos de saneamento básico e deve entregar à prefeitura ao próximo gestor com as contas equilibradas e projetos encaminhados. Na convenção, Ernandes reafirmou a unidade do grupo e seu apoio à chapa Eudes e Iterbo.

Nessa convenção também foram oficializadas as candidaturas dos vereadores que concorreram pelo PR e partidos coligados.
A próxima convenção partidária será realizada pelo PTB em conjunto com o PCdoB e o PTB no dia 05 de agosto e irá lançar seus candidatos à prefeito, vice-prefeito e vereadores. O blog também divulgará o evento.

A festa da democracia se aproxima. Desejo a todos os venturosenses, independente de suas convicções partidárias, que ajam de acordo com sua consciência, cultivando o respeito mútuo. Que os políticos guiem suas campanhas pautados em projetos e boas ideias. No final, independente do resultado, quem ganhará é a cidade.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

GRUPOS POLÍTICOS DE VENTUROSA PREPARAM SUAS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS.


Os dois grupos políticos de Venturosa já escolheram seus pré-candidatos e agora preparam suas respectivas convenções. Os eventos oficializarão as candidaturas e darão inicio às eleições municipais. O primeiro a realizar sua convenção será o grupo verde-amarelo encabeçado pelo PR e que indicará a candidatura do odontólogo Eudes Tenório Cavalcanti e do médico Iterbo Galindo para o executivo e anunciará seus candidatos ao legislativo municipal. O local escolhido foi o Ginásio Poliesportivo Delmiro Alexandre Silva. Os organizadores esperam receber cerca de 4.000 pessoas a partir das 16:00 do dia 30 (sábado).

A convenção do grupo vermelho, capitaneado pelo PDT, está marcada para o dia 05 de agosto no Clube Municipal. Os organizadores também esperam um grande número de participantes. A convenção do grupo vermelho irá indicar as candidaturas do vereador Charlles Adriano e do senhor Avanildo Vaz para o executivo e apresentar seus candidatos a vereador. 

Pelas novas regras o prazo para a campanha eleitoral foi encurtado, bem como o limite de gastos. A festa de democracia está prestes a começar e o blog deseja a todos os candidatos uma boa campanha pautada na ética, no interesse público e na apresentação de projetos políticos que melhorem a nossa cidade. 

domingo, 24 de julho de 2016

CHARLLES ADRIANO E AVANILDO VAZ SÃO OS PRÉ-CANDIDATOS DO GRUPO VERMELHO EM VENTUROSA


Em reunião realizada neste sábado com lideranças dos partidos que compõe o grupo vermelho em Venturosa, foram ventilados como pré-candidatos o vereador Charlles Adriano e o senhor Avanildo Vaz, que devem ser indicados na convenção do grupo para compor a chapa que concorrerá na eleição desse ano. Os dois, caso tenham sua candidatura confirmada, têm uma missão difícil pela frente: reestruturar o grupo política que irão representar e tentar recuperar o seu eleitorado.

O grupo vermelho foi vítima ao longo dos anos da falta de vião de alguns dos seus líderes e tem pago um alto preço por isso. Charlles e Avanildo devem ter a coragem de assumir o protagonismo do grupo e elaborar uma agenda de longo prazo para reconstruir sua base.

Em Venturosa ainda há um grande número de eleitores tradicionais, e grandes famílias que defendem e acreditam no partido. A confirmação da candidatura pode também significar o necessário reinício do partido.

ELA

She may be the love that cannot hope to last
May come to me from shadows of the past 
That I'll remember till the day I die


Pelo retrovisor dessa vida que segue a vi com a mesma beleza de quinze anos atrás. Bochechas rosadas e proeminentes, riso fácil e olhos de menina num corpo que começava a se transformar no de uma mulher. Essas lentes sempre te aumentam a beleza, porque naqueles tempos te olhava como Ícaro a contemplar o céu e quando te encontrei, tal como ele, não ouvi os conselhos do meu pai. “Não voe perto do sol, tuas asas são de cera”. Como não contornar as estrelas de teus olhos? O que fazer para não ser atraído pela tua gravidade? Voei mais alto do que podia, bem mais que devia, e como Ícaro, tive minhas asas de cera derretidas pelo calor do sol, ou melhor, não teriam sido elas destruídas pelo frio antártico de um coração de gelo?

Não posso dar meia volta no carro que me guia. Os anos vão nos distanciando e a imagem no retrovisor fica menor, mas não menos viva. Como se a vida fosse um círculo, nos reencontramos. Seus olhos ainda eram estrelas, mas não possuíam o mesmo brilho. As feridas da queda estavam cicatrizadas, mas em noites frias ainda doíam. Seu coração agora batia apressado e com medo da idade ou da solidão. Dançamos e pude sentir mais que seu corpo, voei como falcão e não mais como um pardal. Dessa vez seu coração era primavera e o meu inverno. As rosas que tentou oferecer não resistiram ao frio.

Em outra volta nos encontramos. Nem beleza, nem brilho. Aparência de amizade. Só depois pude compreender que não fora meu coração que havia se tornado gelado em determinado momento, ele apenas aguardava por Ela. Aquela mulher que todo homem deve ter em sua vida, a que pode ser benção ou maldição, a que nos faz conhecer o céu ou inferno, o prazer e a dor, a coragem e o medo. Ela que é a amiga, a namorada e a amante. A que submete nosso corpo porque nos conquistou a alma. 

Ela é aquela que se carrega na mente e no coração até o dia da morte, aquela a qual o nome insiste em escapar dos nossos lábios nos momentos de dor, que nos serve de comparação para todas as outras, aquela que assombra os dias de solidão e que está presente nos sussurros sinceros de prazer com amores fingidos.


É ela!
Então se hoje te vejo por um retrovisor é porque persigo esta outra mulher, que na verdade é a única mulher.
Esta que temo como a quem teme uma divindade.
Esta, a única que amei e amarei nesta vida.
Ela.
Sempre ela.

Emerson Luiz

sábado, 23 de julho de 2016

ARTISTAS VISUAIS PERNAMBUCANOS TAMBÉM TEM ESPAÇO NO FIG. A VENTUROSENSE JOYCE TORQUATO FIGURA ENTRE ELES!

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL CULTURA PE
Durante o Festival de Inverno de Garanhuns, o público poderá conferir exposições de artistas visuais pernambucanos que vêm desenvolvendo trabalhos nas mais variadas técnicas e linguagens. Um dos destaques da programação é a mostra Imaginação à deriva, de Daniel Santiago, que ocupa a Galeria de Artes Ronaldo White, do SESC, a partir da quinta-feira (21) até o domingo (30). Trata-se de uma grande mostra panorâmica, dividida entre as obras individuais do artista e os trabalhos coletivos realizados em parceira com a Equipe Bruscky & Santiago, com o artista plástico Jonathas de Andrade, o escritor Alberto Cunha de Melo, a Equipe SA, entre outros. De cunho experimental, o conteúdo expositivo abrange as interfaces linguísticas desenvolvidas por Daniel Santiago desde os anos 1970 até 2014. Poderão ser vistos tanto desenhos como sua arte mais conceitual, além de poemas classificados, performance e outras interações.

De acordo com Márcio Almeida, coordenador de Artes Visuais da Secult-PE, a programação foi norteada pela transversalidade e horizontalidade das linguagens, algo que se reflete principalmente nos trabalhos expostos na Casa Galeria Galpão, um dos 22 polos do Festival de Inverno de Garanhuns, que vai funcionar do domingo (24) até o domingo (30). “A proposta é oferecer um recorte das diferentes possibilidades que as artes visuais vêm apresentando dentro do cenário complexo da arte contemporânea”, explica o gestor. Por isso, a programação da Casa contempla desde os desenhos, presentes em exposições como Cavani Rosas vai ao cinema e Chacrona, esta última da artista Priscila Lins – passando pela técnica de videomapping, adotada pelo VJ Gabriel Furtado na intervenção Epitáfio Epifania, conectando, ainda, as artes visuais com a literatura na instalação Eu Passarilho. Também ganha visibilidade a linguagem da HQ a partir das charges do ilustrador e jornalista Humberto Teixeira.
confira o texto completo clicando aqui

A professora e artista plástica venturosense Joyce Torquato usou de sua página na rede social para convidar a todos para visitar a Casa Galpão e conhecer mais esse belo trabalho:

"Com Ilustrações e alinhavos meus, aforismos deHelder Herik e acalantos de Alex Leite, a exposição Eu Passarilho estará aberta a visitação a partir do Domingo na Casa Galeria Galpão"





Embora jovem, Joyce Torquato possui maturidade e estilo em suas composições artísticas e tem chamado atenção com seu trabalho. Ela já havia se destacado enquanto educadora e elaborado projetos que foram premiados. Agora avança rumo a outras linguagens em sua segunda exposição no FIG e em breve terá conquistado um espaço merecido também nesse seguimento.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

SAÚDE: MURIÇOCA TAMBÉM PODE TRANSMITIR O ZIKA VÍRUS

DO PORTAL IG

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) descobriram que o zika vírus pode ser transmitido também pelo mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente chamado de muriçoca ou pernilongo. Os grupos de insetos analisados foram coletados em Recife.
Na região metropolitana, a população de pernilongos é cerca de vinte vezes maior que a do mosquito Aedes aegipty, que já foi confirmado como vetor do zika vírus. A coleta foi feita com base nos endereços dos casos relatados da infecção, informados pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.
No total, foram examinados aproximadamente 500 mosquitos Culex quinquefasciatus. O objetivo da pesquisada é detectar o papel de algumas espécies de insetos brasileiros na transmissão de arboviroses, como dengue, chikungunya e febre amarela. A zika foi a primeira na lista por conta da epidemia da doença no País e sua ligação com a microcefalia.

O vírus foi identificado em três dos 80 grupos de pernilongos analisados até o momento. Parte dos insetos não estava alimentada, indicando que o zika estava disseminado no organismo e não em um alimento infectado.
Mosquitos Aedes e Culex foram alimentados com uma mistura de sangue e vírus para que os cientistas pudessem acompanhar o desenvolvimento do vírus dentro do inseto. Em seguida, foram extraídos o intestino e a glândula salivar, que podem barrar a doença. Se a infecção é detectada na glândula, o inseto é classificado como vetor. A carga viral encontrada nas duas espécies estudadas foi similar. Os cientistas detectaram o problema analisando o material genético do vírus.
Serão realizados novos estudos para avaliar o potencial viral do pernilongo na disseminação do zika vírus e seu papel na epidemia. O estudo, que pode ser o primeiro a comprovar a relação da doença com o mosquito Culex, foi divulgado nesta quinta-feira (21). Apesar das descobertas, o foco do controle da epidemia continua sendo o Aedes aegypti.


quinta-feira, 21 de julho de 2016

VIOLÊNCIA ASSUSTA MORADORES DE VENTUROSA


Só nos últimos dois dias  cidade de Venturosa testemunhou inerte a ocorrência de vários assaltos. A cena, de tão repetida, tornou-se clichê: um assaltante ou dupla de assaltantes se aproxima em uma moto, aponta uma arma de fogo para a vítima e furta pertences de valor. O alvo preferido? Aparelhos celulares. Esse crime tem ocorrido com frequência no interior do estado. Ontem assistimos a um caso ocorrido em Belo Jardim que terminou com a morte de uma adolescente que teria gritado ao ser abordada por assaltantes. Até quando a sociedade assistirá a tudo isso de forma passível?
Desde a morte do ex governador Eduardo Campos o Pacto pela vida, programa que prometia revolucionar a política de segurança pública no estado, tem demonstrado sinais de fraqueza. A criminalidade tem aumentado. São explosões de caixas eletrônicos, assaltos, roubos de cargo, crimes de agressão, estupro e homicídio que têm composto um retrato mórbido do nosso cotidiano.
Em Venturosa as ruas não são mais seguras como eram antes e isso não é uma afirmação saudosista, é uma constatação da realidade. O tema da segurança pública deve ser abordado com seriedade durante a campanha de sucessão municipal. O que um prefeito pode fazer para ajudar no combate à violência? Até onde a guarda municipal pode auxiliar as polícias civil e militares e qual o papel dos cidadãos na necessária construção de uma cultura de paz e civilidade em nossa cidade?

São perguntas que deixo para serem debatidas entre a sociedade e as autoridades competentes.

terça-feira, 19 de julho de 2016

ESCOLA SEM PARTIDO NÃO É PELO FIM DE UMA SUPOSTA DOUTRINAÇÃO, É PELO FIM DA LIBERDADE INTELECTUAL E PELO RETROCESSO NA EDUCAÇÃO.


 
O Senado Federal abriu consulta pública sobre um projeto que não deveria nem ser aceito, trata-se do “Escola sem Partido”, do senador Magno Malta. A Associação Escola sem Partido é um grupo liderado pelo advogado Miguel Nagib. Uma de suas iniciativas é a divulgação de anteprojetos de lei estadual e municipal, que buscam legislar sobre o que é ou não permitido ao professor debater dentro de sala de aula.
O Projeto de Lei nasce num momento tenso de polarização política e ideológica onde as direitas enxergam que professores têm doutrinado ideologicamente seus alunos. Alunos não são folhas em branco onde o professor escreve o que quer, alunos pensam, questionam e discordam dos seus professores. Ter um professor de direita não transforma o aluno num Olavo de Carvalho ou num Jair Bolsonaro, não o faz militante do Dem ou do PSDB. Da mesma forma ter um professor de esquerda não transforma o aluno num militante do PT, defensor dos sem-terra ou progressista. Ter um professor gay não transforma ninguém em homossexual ou vice-versa. Querer proibir um professor de se posicionar sobre determinados temas é um ato de censura histérica. Lembremos que a atividade docente só foi vítima de censuras em ditaduras de direita ou esquerda. Num democracia o professor deve expor as contrariedades do capitalismo e do socialismo, debater sobre preconceitos religiosos e tratar sobre a questão de gênero, não induzindo seus alunos, mas expondo que cada um tem o direito de viver sua vida como quer. Se a escola não for inclusiva e remar contra os preconceitos de gênero, classe e religião, quem será? A mídia? Os grupos religiosos? O mercado?
Antes de imprimir a censura a professores e professoras, o Estado brasileiro deveria garantir condições adequadas de trabalho e salários dignos aos educadores. Deveria construir escolas de qualidade, assegurar alimentação de qualidade, material didático de excelência e o acesso a um Ensino Superior compatível com os impostos que cobra. O Brasil deveria estar preocupado em vencer a corrida tecnológica, formar mestres e doutores capazes de contribuir com o desenvolvimento científico e econômico desse país. Deveria mirar em exemplos como o do Japão, da Suécia, da Noruega, Finlândia ou qualquer país que se desenvolveu investindo em educação.
Escola sem partido? Escola não tem partido, se tivesse os professores não viveriam abandonados pela sociedade e pelo estado. Então peço aos leitores do blog e aos amigos que me acompanham na rede social para visitar a página do Portal e-cidadania e votarem contra esse projeto.
O cadastro é simples e pode ser feito se logando pelo facebook.

Vamos fazer valer nossa opinião e lutar por uma escola livre de preconceitos.


domingo, 17 de julho de 2016

ELEIÇÕES 2016: JOVENS CANDIDATURAS EM VENTUROSA

Talvez um dos fatos marcantes das eleições municipais de 2016 seja a participação mais efetiva dos jovens na disputa a um cargo na câmara de vereadores. Alguns candidatos terão menos de 30 anos e disputarão sua primeira eleição.

Diante da atual legislatura, salvo raras exceções, uma das piores que a cidade já viu se considerarmos a qualidade dos debates, a quantidade de projetos apresentados pelos vereadores e a ausência de participação popular nas reuniões, a participação de jovens nessa campanha pode significar o necessário desejo de renovação do legislativo municipal.


Vereador não é cargo de carreira e mandato é carta de outorga concedido pelo povo. Se é bom, continua, se não, cede o lugar a outro. Resta saber se essas jovens candidaturas vingarão e caso eleitas vão realmente injetar sangue novo ou trazer numa nova embalagem as mesmas ideias de sempre.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

RESSACA DO SÃO JOÃO COM ARLINDO NETO



Esse final de semana tem show de apresentação de mais um talento venturosense, o jovem Arlindo Neto. A apresentação será na avenida capitão Justino Alves. Venha prestigiar mais um talento musical de Venturosa!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

PREFEITO DE VENTUROSA EMITE NOTA DE AGRADECIMENTO AO PADRE FÁBIO

O PREFEITO do município de Venturosa, o senhor Ernandes Albuquerque enviou aos blogs da cidade uma nota de agradecimento ao padre Fábio Pereira dos Santos pelos relevantes serviços prestados em nossa cidade. Ao mesmo tempo acolhe o novo pároco, o padre Erivânio de Morais Macedo. Reproduzimos a nota:



NOTA DO PREFEITO DE VENTUROSA EM AGRADECIMENTO AO PADRE FÁBIO PEREIRA DOS SANTOS

Venturosa tem muito a agradecer a Deus pelos anos em que o padre Fábio esteve em nossa cidade. Com seu jeito humilde, animado e com sua sabedoria o padre ajudou nossos jovens, deu conselhos para as famílias e renovou a fé de muitos na cidade. O padre Fábio cativou o povo e soube ser pastor dessas ovelhas, tratando os venturosenses  como um pai trata os filhos e sendo amado por essa cidade como um filho é. Participou de vários conselhos municipais, se não como membro mas como uma voz sábia e atuante e ajudou nossa cidade a crescer. Agora o padre é chamado para navegar em águas mais profundas e nos deixa além de saudades as lembranças dos bons momentos e os ensinamentos que ele aprendeu de Jesus. Como prefeito de Venturosa agradeço em nome de todos os munícipes por tudo que o padre Fábio nos ensinou e por tudo que ele fez. Ele deixa um pedaço dele e também leva uma parte de nós. Ao mesmo tempo que agradeço ao padre Fábio, também saúdo o novo padre da nossa paróquia, o padre Erivânio. Sei que ele será bem recebido pelo nosso povo e vai gostar de nossa cidade e continuará animando e trabalhando pelo povo de Deus. Que possamos trabalhar juntos naquilo que é bom para todos.

Que Deus o ilumine em sua missão, padre Fábio.


São os votos do prefeito Ernandes Albuquerque.

terça-feira, 5 de julho de 2016

VEREADOR CHARLLES ADRIANO COLOCA O NOME A DISPOSIÇÃO COMO PRÉ-CANDIDATO DO PARTIDO VERMELHO

Após muito suspense e conversas de bastidores, surge um nome que pode representar o Partido Vermelho (grupo que reúne as siglas de oposição) em Venturosa. O vereador Charlles Adriano (PDT) colocou o nome à disposição do partido como pré-candidato à prefeitura de Venturosa. O vereador Charlles Adriano, popularmente conhecido como Charlles de Tonho, foi eleito no último pleito e tem uma longa tradição dentro do Partido Vermelho, sendo um dos vereadores que se mantiveram fiéis à sua base eleitoral e ao grupo de oposição.

Ainda devem ocorrer reuniões com as lideranças e presidentes de partido para referendar o nome de Charlles como candidato. O vereador é consciente do desafio, não apenas eleitoral, mas político. Caso sua pré-candidatura avance ele sabe que mais que representar o grupo ele será uma das forças responsáveis pela reorganização do partido e simbolizará o respeito que o grupo deve aos seus eleitores.

MENSAGEM DO PADRE FÁBIO PEREIRA AOS PAROQUIANOS DE SÃO JOSÉ - VENTUROSA - PE

O último domingo marcou uma nova fase na vida da Paróquia de São José, em Venturosa. O povo despediu-se do padre Fábio Pereira dos Santos, administrador dessa paróquia, celebrando sua missa de envio. O padre Fábio passou cerca de uma década entre os venturosenses, chegando na cidade logo após concluir os estudos do seminário e atuando como estagiário, diácono e sendo ordenado em Venturosa pelo então bispo de Pesqueira, Dom Francisco Biasin. O padre Fábio foi chamado pela Igreja para colaborar em uma nova missão. A paróquia de São José acolhe em seu meio o Padre Erivânio Moraes de Macedo, natural da cidade de Belo Jardim e que assume as funções de Vigário Paroquial.

O padre Fábio Pereira já havia divulgado essa mensagem aos paroquianos e o blog a reproduz integralmente. 
Crédito da Imagem: Ítalo Rangel - RDiagramação


Mensagem aos Paroquianos da Paróquia de São José – Venturosa-PE



“Há um momento para tudo e tempo para cada coisa debaixo do céu: tempo de abraçar e tempo de se separar”. (Ecl 3, 1.5); É “tempo de” Desamarrar as cordas e deixar o barco ser levado pelo vento do Espírito Santo zarpando de uma lado a outro, mar adentro”.
            Amados fiéis da Paróquia de São José no município de Venturosa –PE, após 9 anos de pastoreio como Administrador Paroquial ou como o povo  mesmo diz: Padre de Venturosa, a Igreja de Pesqueira me chama para uma outra missão.  Sei que tudo o que Deus faz é bom para nós porque Ele é Pai que nos ama. Neste momento desejo expressar os sentimentos que passam no meu coração, sabendo que em breve espaço de tempo os deixarei para continuar a missão a mim confiada. Permitam-me parafrasear Dom Francisco Biasin, o Bispo que me ordenou, na sua mensagem de despedida da diocese de Pesqueira:              
             “O primeiro sentimento é de gratidão por ter experimentado a grandeza do amor de Deus através da Ordenação Sacerdotal recebida no meio de vocês. Quem poderia duvidar que na Quadra Poliesportiva, ao cair da tarde daquele dia 21 de abril de 2006, estava repleta da força, da unção e da graça do Espírito Santo de Deus? Gratidão por ter experimentado constantemente a delicadeza e a docilidade de vocês como filhos e filhas, meus irmãos na fé, em seguir os ditames do Evangelho e as orientações da Igreja. Gratidão, enfim, por ter percorrido com vocês um trecho de caminho na história desta Paróquia, crescendo juntos em corresponsabilidade, compartilhando alegrias e dores, enfrentando os desafios do tempo presente, abrindo estradas novas e vislumbrando horizontes mais amplos para a evangelização e a missão. Outro sentimento é de grande amor! Eu não sei se vocês me amaram mais ou se eu os amei mais. Tenho a impressão que foi uma competição no amor, onde quem venceu foi Jesus presente no meio de nós, tornando-nos um só corpo”.
               Tenho consciência de minhas limitações e fraquezas. Perdoe-me naquilo que não fui um testemunho para vocês. Sei que não agradei a todos, nem sempre acertei, porém tentei orientar a comunidade da melhor forma que podia, mas tenho certeza que aquilo que não certei o Senhor em sua infinita bondade consertará e completará a obra que é Dele.
               Estarei como administrador paroquial até o dia 03 de julho quando na Missa das 19h30 encerrarei o meu ofício de administrador paroquial e celebrarei convosco a Missa de envio. Ficará com vocês o Pe. Erivânio um amigo de longa data, que como vigário paroquial já se inseriu na vida paroquial. Tenho certeza que com a característica própria de vocês que é a acolhida, receberão este irmão com a mesma solicitude que me receberam. É tempo de continuar aquilo que foi bom e proveitoso para a nossa vida cristã e pastoral e ao mesmo abrir-se ao “novo” as necessidades e exigências dos novos tempos.
             Um agradecimento em especial aos membros dos conselhos da Paróquia e das comunidades, bem como todas as pessoas de boa vontade que ao longo desses anos foram colaboradores do nosso pastoreio. Por fim despeço-me inspirado em Dom Helder Câmara: “Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fossemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos  problemas do pequeno mundo a que pertencemos: A humanidade é maior.  Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.

Deus abençoe a todos e todas!  Seu amigo e irmão em Cristo!
Pe. Fábio Pereira dos Santos.

sábado, 2 de julho de 2016

ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS JUNINOS DE VENTUROSA


Estudante que pedia esmola em Pernambuco vai estudar medicina no Canadá

Margarida Azevedo, do Jornal do Commercio

Denis José da Silva, 17 anos, cresceu pedindo esmolas e comida nas ruas. Primeiro em Ipojuca, no Grande Recife, quando era criança. Depois, e até hoje, em Ribeirão, na Zona da Mata pernambucana. O que ganhava, entregava a mãe. Um trocado ou outro gastava em lan houses. Foi quando começou a desejar estudar medicina nos Estados Unidos. Em setembro, o sonho começará a ser realizado, mas no país vizinho do Canadá. Para viabilizar a viagem, ao custo estimado de R$ 8 mil – o curso, a alimentação e a moradia estão garantidos pela faculdade – Denis começou uma campanha de arrecadação online. Em menos de 24h conseguiu atingir a meta. Há mais R$ 26 mil pendentes. Se o dinheiro a mais chegar realmente, o adolescente já sabe o que fazer: comprar uma casa para sua família antes de embarcar.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

EM NOTA VEREADOR ADELSON MACÊDO FALA SOBRE PROPOSTA PARA AUMENTAR O TETO SALARIAL DOS VEREADORES DE VENTUROSA

Como defendo há tempos, o blog é um instrumento de informação à serviço do povo de Venturosa. Qualquer cidadão pode se valer desse espaço para expressar seu pensamento, desde que se responsabilize pelo teor de suas palavras. Dada a grande repercussão sobre o aumento do salário dos vereadores da cidade, que poderá elevar o teto máximo dos vencimentos para o montante de R$ 7.500,00 durante a próxima legislatura, o vereador Adelson de Macêdo enviou nota sobre o tema, que divulgo em sua forma integral.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO VEREADOR ADELSON


O vereador Adelson Macedo vem  a público para esclarecer a população sobre detalhes da votação que estabeleceu o teto salarial da Câmara de Vereadores para a legislatura de 2017 a 2020.
Sinto-me no dever esclarecer a população os detalhes do referido projeto. A lei que estabeleceu o teto para salário dos vereadores foi criada no ano de 2008, pelos que compunham a Câmara da época. Essa lei instituiu um teto de R$ 6.000,00 (seis mil reais), ou seja, hoje completados 8 anos que este valor para o teto foi estabelecido ele não chegou a ser implantado em sua integralidade e o mesmo nunca foi pago a nenhum vereador de Venturosa. Inclusive, quando fui presidente da Câmara nunca estabeleci o teto máximo por entender não ser adequado para o nosso município.
Hoje o salário líquido, após os descontos legais como o de contribuição do INSS e o Imposto de Renda, que todos vereadores recebem é  de R$ 4.421,36 (quatro mil, quatrocentos e vinte e um reais e trinta e seis centavos).
 Acredito que após a eleição o presidente escolhido em 2017 seguirá a mesma conduta que tivemos com relação a estabelecer o novo teto. Votar a lei  é uma obrigação dos vereadores atuais, uma vez que não foi esta legislatura que a criou. Como representante do povo de venturosa faço questão de esclarecer esses detalhes para auxiliar na correta interpretação dos fatos, mostrando que esse teto estipulado pela lei não quer dizer que será concedido o aumento e que o próximo presidente da Câmara pode optar por implantá-lo gradualmente ou não o fazer de forma alguma. Isso ficará a juízo da próxima legislatura e de seu presidente que saberá conduzir serenamente essa situação. O povo de Venturosa deve fiscalizar nossos mandatos e saber do que realmente acontece na Câmara e assim espero ter ajudado a esclarecer essa questão.

STF SUSPENDE AÇÕES CONTRA JORNALISTAS NO PARANÁ


:




A ministra do STF Rosa Weber deferiu a liminar do jornal Gazeta do Povo para que as 42 ações contra o veículo e cinco profissionais sejam suspensas; a ministra reconsiderou sua decisão anterior que permitia que os processos fossem julgados pela Justiça estadual. Ela deve determinar se as ações serão julgadas pelo STF ou pela Justiça do Paraná; as ações foram propostas depois que o jornal publicou uma série de reportagens que mostrava a remuneração paga pelo TJ e pelo MP-PR; segundo as publicações, magistrados receberam, em média, mais de R$ 500 mil em 2015

PRESIDENTE INTERINO AUMENTA GASTOS DO GOVERNO

Temer promete austeridade, mas aumenta gastos

Empresários do comércio não conseguem refinanciar dívidas
G1 com Jornal Nacional
O presidente em exercício, Michel Temer, assumiu o cargo prometendo austeridade. Mas nos últimos dias o governo federal aumentou gastos e abriu mão de impostos. E a soma dessas ações passa dos R$ 127 bilhões.
Aproveitando a onda de bondades do governo, os empresários do comércio também chegaram ao Planalto de pires na mão. Pediram ao presidente em exercício, Michel Temer, um refinanciamento de suas dívidas. Saíram de mão abanando, apenas convidados a voltar mais vezes. Não tiveram a mesma sorte de governadores, servidores e beneficiários do Bolsa Família.
Generosidade que passa dos R$ 127 bilhões: R$ 67,8 bilhões do reajuste para os servidores da ativa e aposentados até 2018; R$ 50 bilhões da renegociação da dívida dos estados; R$ 4,8 bilhões com reajuste do Bolsa Família até 2017; R$ 2,9 bilhões de ajuda ao Rio de Janeiro, em estado de calamidade; R$ 1,7 bilhão de renúncia fiscal com a ampliação do Supersimples em um ano. O economista, ex-diretor do Banco Central, diz que há incoerência entre o discurso de ajuste e o aumento de gastos. 

CIDADÃOS DE VENTUROSA USAM REDES SOCIAIS PARA COBRAR MELHORIAS PARA A ESCOLA CÔNEGO EMANUEL VASCONCELOS

Cidadãos venturosenses têm usado das redes sociais para chamar atenção sobre o problema enfrentado pela Escola Estadual Cônego Emanuel Vasconcelos. O prédio sede da escola está sem energia elétrica desde a semana passada. Os alunos que frequentam o turno da noite estão assistindo aula em outro prédio alugado.
A informação é que os serviços devem voltar à normalidade na segunda-feira (04).


A escola funciona em três prédios alugados, sendo dois com salas de aula e um para biblioteca. O Governo do Estado está construindo com recursos próprios um novo prédio para abrigar a comunidade escolar. Na sua visita ao município, ocorrida nos primeiros meses de 2016, o secretário de educação afirmou que há grande expectativa de que o ano letivo de 2017 seja iniciado já no prédio concluído e com condições adequadas para abrigar alunos e professores.

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...