Professores da rede municipal de Venturosa relatam que pela primeira vez em 13 anos não receberam o pagamento relativo a suas férias nos vencimentos de dezembro e não receberam o 14º salário nem o rateio como é de costume.
Na festa realizada em comemoração ao dia do professor, o prefeito do município, Eudes Tenório Cavalcanti, havia anunciado que pagaria o 14º salário e rateio aos professores da rede municipal, coisa que acabou não ocorrendo e frustou os educadores que contavam com esse dinheiro. O prefeito tem como carro chefe de sua gestão o pagamento dos servidores municipais.
O argumento comumente usado é o da crise econômica. Mas é de conhecimento geral que o mínimo a ser utilizado dos repasses do fundo para o pagamento de profissionais no ativo exercício do magistério é de 60%. Uma das queixas relatadas por uma servidora da educação foi de que "até quem não está em sala está sendo pago pelos 60%).
A memória popular é curta, mas vale lembrar de que quando o professor Cirzirnande Ferreira ocupou o cargo de secretário de educação, também em tempos de crise, os professores municipais receberam 13º, 14º, 15º e rateio.
O prefeito está se reunindo com secretários e servidores para otimizar a oferta de serviços, procurar reduzir custos e explicar a situação que o município (e sua gestão) está enfrentando. Eudes é conhecido por sua austeridade nos gastos, mas como o mesmo havia anunciado o pagamento do 14º salário aos educadores fica a dúvida: o que aconteceu?
O pagamento das férias é esperado para o vencimento de janeiro de 2018.
O pagamento das férias é esperado para o vencimento de janeiro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores