segunda-feira, 12 de março de 2018

PEDRA FURADA ILUSTRA CAPA DE LIVRO FOTOGRÁFICO SOBRE AS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO

O mais novo livro fotográfico do brilhante Joel Lopes traz em sua capa uma imagem de nosso principal ponto turístico, a Pedra Furada.

No portfolio da obra ÁGUAS, disponível na internet, Lopes assim descreve o trabalho: "um livro de arte fotográfica que registra as mudanças que a transposição do Eixo Leste do Rio São Francisco trouxe para a vida dos sertanejos que por muito tempo foram castigados pela seca e pela falta de recursos".

Conheça um pouco do trabalho de Joel Lopes em imagem e texto.







O MENINO E O RIO


A primeira vez que eu viajei para o Nordeste foi em pensamento. Ainda criança, no Sul, a professora nos apresentou a realidade da Caatinga. Um outro mundo, seco, sem água. Chocado, levei esse mundo árido comigo, em meu íntimo. Naquela noite eu chorei de tristeza e compaixão. E meu coração me pediu uma lição de casa a mais.No dia seguinte, a professora recebeu de minhas mãos um desenho do mapa do Brasil, com um rio feito de lápis azul, ligando o Rio Amazonas ao Nordeste.Agora, o menino que fui retorna, pois viveu para testemunhar aquilo que imaginou: a ligação de um imenso rio, dessa vez o São Francisco, a lugares onde não há água. Eu, menino, coloco esse milagre no papel mais uma vez. E o entrego em suas mãos, como uma nova lição de casa.E, assim como as fotos que a minha professora me mostrou me levaram até a Caatinga, eu lhe convido a fazer o mesmo através do meu olhar. Agora, com a alegria de ver, também, uma nova realidade... Luz!
Joel Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...