domingo, 12 de novembro de 2017

QUEIJOS FABRICADOS EM VENTUROSA SÃO DESTAQUE EM EVENTO ORGANIZADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO

AS INFORMAÇÕES SÃO DO SITE DA ALEPE
QUEIJO VENTUROSA, do empresário Uziel Valério - 2º lugar no Queijo de Manteiga
Uma iniciativa inédita da Comissão de Agricultura da Assembleia reconheceu, na tarde desta quinta(9), a qualidade do queijo artesanal fabricado por pequenos produtores de Pernambuco. O colegiado realizou a premiação do primeiro Concurso Regional de Queijos, promovido na última quarta (8), na Sociedade Nordestina dos Criadores, no Parque de Exposições do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. A ação foi um dos destaques da participação da Alepe na 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, e contou com a presença do presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), do secretário estadual de Agricultura, Wellington Batista, além de líderes do setor agropecuário no Estado.

Queijo Nobre, recebeu o primeiro lugar na categoria Queijo Coalho

Participaram da competição 14 laticínios, sendo três premiados na categoria queijo manteiga e três agraciados na modalidade queijo coalho artesanal. O empresário Romildo Albuquerque, da fábrica Leite Nobre, de Venturosa, no Agreste Meridional, ficou com o primeiro lugar em queijo coalho. Ele ressaltou o ineditismo do concurso: “Eu só tenho que agradecer à Assembleia por essa iniciativa. Todos nós ficamos cada vez mais motivados, e é disso que a gente necessita, desses estímulos, desse tipo de evento para que a gente consiga cada vez mais avançar”.


Laticínio Luiza, de Leidisvaldo de Almeida foi um dos destaques
da premiação. 
Ainda na categoria queijo coalho, ficou com o segundo lugar o Laticínio Luíza e, em terceiro, o Queijo Nobre. As duas produtoras são da cidade de Venturosa. O melhor queijo manteiga da competição foi o da Vale Lac, fábrica sediada no município de Pedra, Agreste Meridional. Em segundo lugar, foi premiado o Laticínio Venturosa, e o terceiro melhor queijo manteiga foi o do Laticínio Luiza.
O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Claudiano Martins Filho(PP), elogiou a qualidade das queijarias de Pernambuco: “Eu não tenho dúvidas de que o melhor queijo coalho do Brasil está em Pernambuco, e o governador Paulo Câmara está incentivando cada produtor a fazer sua fábrica, apoiando uma lei de minha autoria beneficiando miniqueijarias artesanais do Estado”. Tramita na Assembleia um projeto de Claudiano para modernizar a lei, também de autoria do parlamentar, que simplifica o processo de licença sanitária para laticínios de pequeno porte.
Durante o evento, Guilherme Uchoa também sinalizou o apoio do Poder Legislativo aos criadores e produtores rurais: “Pernambuco demonstra a sua vocação para a bacia leiteira e para a agricultura familiar, visando manter o homem vinculado a terra”.
O parlamentar recebeu documento assinado por várias entidades, incluindo a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e a Sociedade Nordestina dos Criadores, exigindo maior fiscalização sanitária de fábricas que estariam adulterando produtos usando misturas que simulam leite para produzir iogurtes, bebidas lácteas, leite pasteurizado e outros alimentos. O secretário de Agricultura, Wellington Batista, informou que a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) está com toda a disposição para evitar a “invasão” de produtos que prejudiquem a bacia leiteira do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...