quarta-feira, 25 de julho de 2018

SEREIA DE PAPEL: EXPOSIÇÃO DE PINTURAS DE JOYCE TORQUATO E DE FOTOGRAFIAS DE PEDRO TORQUATO


O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS é conhecido nacionalmente por sua relevância cultural. Gente de todo o país se encontra em Garanhuns para desfrutar do seu clima, de sua gastronomia e para apreciar as variadas manifestações artísticas e culturais do seu festival. É nesse ambiente que ocorre a exposição Sereia de Papel, que conta com trabalhos dos irmãos Joyce Torquato e Pedro Henrique Torquato. Joyce é artista plástica e Pedro Henrique fotógrafo que já teve imagens divulgadas nos perfis em rede social de vários jornais e revistas do país.

Agora os talentosos irmãos expõe seus trabalhos na Galeria Galpão, situada na avenida Dantas Barreto, 07, em Garanhuns, do dia 22 ao dia 28 de julho, das 16 as 22 horas.

O QUE ESPERAR DA EXPOSIÇÃO?

Sereia de Papel, é uma instalação que conta com pinturas de Joyce Torquato e com fotografias de Pedro Torquato. A dupla irmãos traz um pedaço do céu tatuado no peito, levando a uma releitura do discurso polifônico da Marília Garcia, que ecoa no espaço estabelecendo uma relação entre a poesia, fotografia e pintura, tendo como ponto de partida trechos do livro Galáxias do Haroldo Campos, que revela um olhar hermenêutico sobre as estrelas.

Por meio de fotografias, ilustrações e um painel que envolve colagem de linhas e cacos, a instalação conta duas narrativas: uma menina Avoada que dança com a linha da vida e um menino que brinca de ser Pássaro: fecha os olhos, já é noite e ouve as estrelas. Aqui a poeira das vidas quebradas, da secura da cidade é transformada em poesia, uma forma de resistência, para vencer o tempo, espaço, as banalidades e a cegueira cotidiana. Ambos os personagens surgem de fotografias feitas de crianças que brincam sem se dá conta das condições em que estão inseridas. E muitas vezes passam despercebidas, no movimento da rua, na pressa por pegar o ônibus, pelos olhares apáticos, no atropelo dos carros para chegar na hora.
Texto retirado do perfil de Joyce Torquato na rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...