quarta-feira, 22 de agosto de 2018

UMA CARTA ABERTA AOS POLÍTICOS DE VENTUROSA



O que motiva minha escrita são algumas palavras e comportamentos por parte de alguns políticos. Desde que iniciei um blog sobre a cidade de Venturosa, o primeiro a noticiar a cidade de forma independente, convivo com críticas justas e injustas. Um dos aspectos que deu credibilidade ao meu blog foi sua independência e o tratamento que dedico a todos. Então, quem quiser visitar esse espaço, encontrará artigos que elogiam ações do governo municipal e outros que trazem críticas. O mesmo ocorre com a oposição, que já foi duramente criticada várias vezes.

O que não encontrarão no meu blog é uma escrita servil, chapa branca, pautada pelo dinheiro ou interesse de quem quer que seja. Nunca aluguei o blog para partidos. Lembro que foi pelo blog que comuniquei minha desfiliação do PTB quando deixei claro que manteria a minha independência. Na época, como hoje, declarei voto contrário a Silvio Costa.

Quando penso que um tema pode ser de interesse geral, escrevo sobre ele. Quando envolve ações do governo, procuro ouvir o governo, quando a declaração parte da oposição, ouço a oposição e escrevo. E muitas vezes, antes de escrever sobre algo, escuto as duas partes para evitar me enganar e assim não contribuir para a desinformação das pessoas.

Então, quando escrevo algo de positivo sobre o governo, sou acusado de estar à serviço dele. Quando escrevo algo que o contraria, sou taxado de oposição. Isso não me detém, são ossos do ofício. Agora, é preciso esclarecer algumas coisas.

Sempre mantive espaço aberto no blog para que pessoas publicassem suas ideias nele. A única exigência é que elas sempre se identifiquem e assumam a responsabilidade por suas palavras.
Nunca aluguei meu blog a ninguém, seja candidato, vereador ou prefeito.

Não tenho mandato, então, não cobrem que eu assuma a responsabilidade de um político eleito de fazer algo que só compete ao Executivo.

Por meio deste blog cobrei ações de políticos e, vejam só, depois que expus os problemas e eles ganharam visibilidade, algumas autoridades agilizaram sua resolução. Então, querendo ou não, o blog serviu e serve aos interesses do povo.

E quando não resolvem, pelo menos o povo fica sabendo como se comportam os que foram eleitos por ele e pode decidir com mais clareza se renova ou não o seu mandato.

Se não querem repercussão negativa de alguma notícia, se esforcem para se comunicar melhor com os eleitores, sejam claros com o que defendem. Expliquem aos eleitores que benefícios determinado projeto pode trazer, assim como o mal que pode causar caso não aprovado. O povo é inteligente para ler e filtrar aquilo que é bom ou ruim para ele. Criticar o meu blog ou qualquer outro não vai mudar isso.

Agora, se o que eu escrevo ou informa está incomodando, é porque há verdade no que é dito e essa verdade nem sempre é agradável. Ela não vai mudar pelo fato de gostarem dela ou não.
Nos artigos de opinião que escrevo, está claramente expresso que é a minha opinião, ninguém é obrigado a concordar com ela, mas uma coisa que sempre faço é opinar sobre ações e projetos, nunca sobre pessoas.

Então, políticos da minha querida cidade, se preocupem como exercem o seu mandato, no serviço que prestam ao povo porque é ele o vosso patrão e o vosso juiz. Escutem o recado que ele transmite a vocês todos os dias do ano e não se preocupem com os blogs independentes, eles não se vendem, não buscam privilégios, não desejam vales de combustível, não pedem nada em troca do seu voto, não precisam defender a imagem de quem se quer foi agredido ou desaprovado nem servir de instrumento para dizer o que os outros mandam. Vocês não ganham nenhum voto com isso.

Do lado de cá, pretendo continuar com o blog. Nem sempre tenho tempo para escrever, então as vezes demora entre uma matéria e outra, mas continuarei a falar sobre minha terra, expor as coisas boas e ruins como sempre fiz, sem baixar a cabeça para ninguém. Se quiserem usar a tribuna para atacar quem apenas informa o povo do que acontece, façam, só não esperem o silêncio sobre esses temas. Agora fiquem tranquilos, não usarei o blog como ferramenta de ataque contra nenhum de vocês porque meu pai me ensinou desde cedo o valor da dignidade. E mesmo que um dia eu fique tentado a esquecer essas lições os ataques pessoais sempre serão as armas dos fracos e o Deus em que creio e a vida que levei até hoje me tornaram um forte.
Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...