sábado, 18 de agosto de 2018

A DENÚNCIA DO VEREADOR



O vereador Dedê Galdino tem sido a única voz constante da oposição em Venturosa. Não se dobrou nem se curvou, escolheu um lado e nele se manteve independente do que lhe fosse dito ou ofertado. Sua legislatura, caso o partido fosse unido, seria prioridade em cada eleição.

Insisto que oposição de qualidade é benéfica para toda sociedade, pois força o governo a melhorar. O vereador é, tem tese, o político mais próximo do povo. Digo em tese porque muitos são eleitos não para se manterem fiéis ao seu eleitorado, mas para defender com unhas e dentes os projetos apresentados pelo Executivo. 

Não importa quão impopulares possam ser. Isso ocorre em todos os municípios do país, nas assembleias estaduais, na Câmara e no Senado. Todo gestor deseja compor a maioria, e ninguém se engane. Qualquer um que seja eleito prefeito desejará a maioria dos vereadores em sua base e negociará com eles.

Negar isso é pintar a política como se fosse um convento. E nós elegemos políticos, não madres superioras.

Dito isso, reforço que cada comunidade, bairro ou grupo, eleja quem mantenha o mínimo de fidelidade aos seus objetivos para depois servir ao grupo político em que se filiou. O resto é da política.

O vereador Dedê faz essa política de colocar o interesse da comunidade em primeiro lugar, já discordando do partido algumas vezes. E por isso que quando fala consegue ser ouvido por um grande número de pessoas.

De acordo com Dedê, o prefeito de Venturosa, Eudes Tenório, enviou projeto solicitando concessão do serviço de esgoto e autorização para cobrar por esse serviço até 100% sobre a conta de água.  

A FALA DO VEREADOR

“Companheiros e companheiras de Venturosa, aqui quem fala é o vereador Galdino Tenório, Dedê. Chegou a Câmara Municipal de Venturosa um projeto oriundo do prefeito municipal solicitando autorização dos vereadores para fazer a concessão junto com a Compesa, liberando o serviço de esgoto, serviço esse que será cobrado uma taxa 100% do valor da água. Ou seja, quem paga hoje R$ 42,00 poderá pagar amanhã está pagando R$ 84,00, porque a tarifa de esgoto chegará a até 100% do seu consumo de água. Se você acha que é um absurdo pagar 100% de tarifa de esgoto, procure o seu vereador enquanto é tempo, para que não aprovando esse projeto. O valor é alto e o nosso povo não pode pagar tanto imposto porque ganhamos pouco e não podemos sacrificar a nossa comunidade. Muito obrigado!” 
Num país estressado com a carga absurda de impostos, é normal ser contra essa medida a princípio. Mas é preciso também ver o outro lado. É bom frisar que não se pode rotular como um projeto de maldade. Vários municípios adotaram essa prática e os serviços foram melhorados. A Compesa tem seus pecados em Venturosa e isso não pode ser negado.

Acredito que os primeiros questionamentos devem ser feitos sobre os objetivos do poder municipal e como os serviços serão prestados. Qualquer medida que impacte o bolso do contribuinte deve sim ser exposta para debate.

E antes que tudo isso seja explicado, é mais que normal que os eleitores cobrem dos seus representantes a proteção dos seus direitos e a representação da sua vontade.

O blog procurou informações junto a pessoas do governo municipal. Tão logo obtenha respostas, voltará ao tema para informar à população.

O OUTRO LADO - A versão do poder executivo

Acionado, o poder executivo municipal respondeu aos questionamentos do blog.

O projeto em questão trata da renovação da concessão de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Todos os municípios de Pernambuco estão com essas concessões próximas do vencimento. A de Venturosa vencerá em 2022.

Duas audiências públicas já foram realizadas sobre esse tema.

O projeto apresentado é padrão, fornecido pela própria Compesa aos municípios. O mesmo que foi encaminhado para Câmara de Vereadores segue o modelo adotado em todo o estado.

A questão tarifária não é definida pelo executivo municipal.

Ao executivo municipal cabe apenas o poder de conceder ou não à Compesa a prestação desses serviços.





Um comentário:

  1. Sou totalmente contra a essa medida,de fato deve ser melhorado o tratamento de esgoto de nossa cidade porém não e justo tal cobrança pois se trata de um manopolio e chega a ser abusiva essa cobrança,a população pode e deve reagi a tal ato, parabenizo aqui a posição do vereador por alerta a população, merecemos uma boa distribuiçao e prestação de serviços da Compesa,mas sua cobrança que já chega a ser abusiva em nosso estado não pode ter sucesso, e vergonhoso essa posição da prefeitura pois se trata de uma cobrança de 100% a um povo que não tem renda, que vive sacrifocada, o gestor poderia se preocupar em uma distribuição de renda para seu povo mais justa e não um saque ao bolso do cidadão venturosense, repito tal prática e abusiva pois se trata de um manopolio onde outra empresa não pode intervir em um serviço paralelo.

    ResponderExcluir

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...