sábado, 31 de dezembro de 2016

O ÚLTIMO DIA DO GOVERNO DE ERNANDES. OS MOTIVOS QUE VÃO LEVAR O POVO DE VENTUROSA A LEMBRAR DELE.


Há quatro anos a cidade se preparava para recebe-lo como prefeito de fato. Vitorioso de um disputa aguerrida, o dono de uma pequena farmácia havia superado o grande empresário. Naquela situação pouco se sabia das capacidades de Ernandes Albuquerque como gestor. Falando francamente, Ernandes vencera por uma soma de fatores que transcendiam a esfera pessoal, foi o candidato do grupo verde-amarelo, apoiado por um prefeito que detinha uma aprovação próxima de 70% e possuía como vice em sua chapa o médico Iterbo Galindo, natural de Pesqueira mas que adotou Venturosa e foi adotado por ela como filho amado.

O nome de Ernandes foi apontado após realização de pesquisa de opinião, entre os postulantes do grupo ele foi o que teve maior aceitação e isso foi mérito próprio. A soma dos fatores lhe deu a vitória. Mas uma coisa é vencer, a outra é governar.

Os que não votaram nele, eu entre eles, acreditavam que ele seria um fantoche, que não saberia conduzir a cidade e que outros governariam por ele. Todos erramos. Ernandes manteve em sua equipe parte do secretariado de Eudes e trouxe gente nova para o primeiro escalão municipal. Wellington Galindo na pasta de obras, Zé de Jú na Agricultura, Valdjane Albuquerque na Saúde e Iraneide Alexandre no departamento de cultura.

Logo nos primeiros meses sentiu-se a diferença nos gestores. Eudes é carismático e enérgico, algumas vezes ríspido. É um homem que gosta de mostrar trabalho mas em contrapartida não é muito afeito a discordâncias.

Ernandes não possui o carisma do odontólogo, quando fala para multidões não surte o mesmo efeito magnético de Eudes, mas no corpo a corpo, no contato pessoal, Ernandes ganhou muitos admiradores. Não se limitou a ser um mero continuísta do trabalho deixado por Eudes e batalhou para imprimir sua marca em Venturosa. “Ernandes sabe ouvir”, disseram muitos.

Além de concluir obras da antiga gestão, Ernandes trouxe vários projetos para o município, realizou obras de saneamento e calçamento de várias ruas. Levou água encanada para zona rural e adquiriu uma máquina perfuratriz. Ampliou a Unidade Justa Maria Bezerra, reformou e construiu Unidades de Saúde da Família e iniciou a maior obra de saneamento básico do município que pretende tratar a água descartada e devolvê-la em condições de reuso.

No funcionalismo deu continuidade à política de Eudes de pagar salários rigorosamente em dia, o que é uma obrigação e não uma virtude, mas diante da crise em que o Estado e o país se encontram foi mantida por poucos prefeitos.

Ernandes atravessou os quatro anos de seca mantendo os serviços ofertados pelo município e ampliando muitos deles. O apoio dado aos estudantes ficou claro no aumento da oferta de transporte. Antes os ônibus levavam apenas para a cidade de Arcoverde. Agora há jovens universitários venturosenses viajando em transporte público para Pesqueira e Garanhuns. A atividade esportiva também foi incentivada na gestão de Ernandes e nossos atletas e equipes voltaram a ter destaque regional e até nacional, como ocorreu com a jovem Fernanda Malaquias, jogadora da seleção brasileira de handebol.

No apagar das luzes do governo, a atuação de Ernandes não diminuiu. A unidade Justa Maria Bezerra recebeu ainda essa semana dezenas de equipamentos hospitalares. Quadras foram entregues em escolas municipais e o pagamento dos funcionários, incluindo décimo terceiro salários, foi efetuado.

A festa de fim de ano foi sacrificada. Os que desejavam artistas famosos e bandas de destaque ficaram enraivecidos (não sem razão), mas o dever falou mais alto. A soma das ações do governo fez com que sua gestão fosse bem avaliada por instrumentos externos, como o do Jornal Folha de São Paulo e valeu mais uma vez a aprovação do município pelo Selo Unicef. A prova de que a cidade continuou crescendo nos quatro anos da gestão de Ernandes.

Na parte cultural se mostrou que pode se fazer muito gastando pouco. O arraial na minha rua foi um sucesso de público e crítica. O baile de quinze anos para alunas das escolas municipais permitiu a muitas jovens realizarem o sonho de toda adolescente propiciando felicidade a muitas famílias.

Nem tudo foi flores. Houve críticas em relação a condição da Unidade Justa Maria Bezerra, tanto nos medicamentos quanto no atendimento prestado. A criminalidade aumentou de forma descontrolada e a administração municipal foi cobrada também por erros e omissões estaduais e federais. A PEC que limita gastos vai piorar esse quadro para o próximo gestor. O pacto pela vida faliu e o SUS é vítima de desmonte por esse presidente sem legitimidade que comanda os rumos da nação.

No geral o prefeito Ernandes Abuquerque acertou bem mais que errou. Mostrou que caminhou com suas próprias pernas e que soube se comportar como um estadista, abrindo mão do seu direito natural de concorrer por mais uma eleição para ouvir a voz das ruas que pedia o retorno do carismático Doutor Eudes.  O grupo seguiu unido e mais uma vez saiu-se vitorioso nas urnas.

Amanhã Ernandes transmitirá para Eudes o comando do município. Entregará um município enxuto e sadio financeiramente, assim como recebeu. O drama do IPSERV continua, assim como estava quando recebeu. Um prefeito bem avaliado deixa o cargo e outro bem avaliado pelo povo assume. Cada um tendo conquistado seu espaço na memória dos venturosenses. Nenhum dos dois sendo unanimidade, mas cada qual, a seu modo, contribuindo positivamente com a cidade Venturosa.


Ernandes será lembrado como um bom prefeito. E se a história for justa, não desaparecerá da cena política.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Sobe para sete o número de mortos em acidente com ônibus que saiu de Arcoverde

O veículo seguia em direção a São Paulo. O acidente aconteceu no município de Poções, na Bahia / Portal Poções/Reprodução
O veículo seguia em direção a São Paulo. O acidente aconteceu no município de Poções, na Bahia
Portal Poções/Reprodução
JC Trânsito

Subiu para sete o número de mortos no acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (29), no quilômetro 749 da BR-116, no município de Poções, na região sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Fderal (PRF) da Bahia, o ônibus partiu de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, com destino a São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 4h30. Mais de 43 pessoas ficaram feridas.


No momento do acidente, o ônibus trafegava no sentido Vitória da Conquista, de um trecho da via que é pedagiado, quando saiu da pista e despencou em uma ribanceira, localizada às margens da rodovia. A causa do acidente ainda não foi descoberta.
Vítimas

Profissionais do Corpo de Bombeiros atuaram na ocorrência e levaram as vítimas para hospitais da região. Três mulheres feridas no acidente foram encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, na Bahia. O JC Trânsito entrou em contato com a unidade de saúde, que informou que Maria Vitória Santos Palmeira, de 16 anos, Claudiana Maria Aguiar Pereira, de 52 anos, e sua filha, Marina Aguiar Pereira, de 15 anos, passam bem e são de Arcoverde. Maria e Marina sofreram apenas pequenas escoriações.

Ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, foram levadas 14 pessoas envolvidas no acidente. Uma delas acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde das outras 13 vítimas.

PREFEITO ELEITO, EUDES TENÓRIO, CONVIDA POPULAÇÃO PARA EVENTOS DE POSSE

O prefeito eleito de Venturosa, Eudes Tenório Cavalcanti, juntamente com o seu vice-prefeito, o doutor Iterbo José Galindo, convidam a população do município a participar dos eventos relativos a sua posse. 

No dia 01 de janeiro, dia mundial da paz, às 10h00, será celebrada a Missa com a presença das autoridades constituídas. 

A partir das 16h00, no Centro Comunitário Cultural se inicia a posse dos vereadores, sendo seguida pela posse do prefeito e vice-prefeito. A transmissão do cargo está prevista para as 18h00 e a festa de comemoração organizada pelo grupo político que elegeu o prefeito Eudes terá início as 20h00, na praça de eventos.


quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CONVITE PARA MISSA DE 7º DIA DE ERONIDES GALINDO ALMEIDA (NIDINHA)

 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
João 11, 25


Seus filhos Eraldo, Erivaldo (Nengo), Everaldo (Vé) e demais familiares, ao mesmo tempo em que agradecem o apoio recebido nessa hora tão difícil, convidam a todos para participarem da missa que pedem para celebrar pelo sétimo dia de falecimento de dona Eronides Galindo Almeida, popularmente conhecida como Nidinha.

As celebrações em intenção por dona Nidinha ocorrerão no dia 01 de janeiro de 2017, às 10h00 da manhã e as 19h30, na Igreja Matriz de São José, em Venturosa, Pernambuco.

GRANDES BANDAS OU SALÁRIOS PAGOS. O QUE VOCÊ PREFERE?

Nas redes sociais li muitas críticas às atrações da festa de reveillon de Venturosa. O prefeito Ernandes, em final de mandato, optou por priorizar o pagamento de salários e o encerramento de compromissos fiscais à contratação de atrações famosas. O show ofertado pelo poder público aos venturosenses terá somente artistas locais.

Diga-se de passagem que estes artistas são talentosos, possuem ótimos repertórios e são constantemente convidados para se apresentarem em eventos privados. Ou seja, ninguém questiona a qualidade dos shows que serão apresentados.

Mas como as pessoas desejam shows de artistas famosos, entendo que muitos se sintam frustrados pela falta de "bandas do momento", até porque boatos surgiram e enquetes foram produzidas para saber qual seria a escolha do povo. Mas, passado o momento de impacto, podemos começar a refletir um pouco sobre a administração pública.

Qual a prioridade do governo? Em tempos em que a arrecadação diminuiu, o desemprego aumentou e a renda das famílias foi diluída por seca e inflação, qual deve ser a primeira preocupação de um gestor? Grandes bandas na praça ou salários pagos em dia?

Vejamos casos em que funcionários de outros municípios e estados pedem o cancelamento de festas para que possam receber seus salários. Ontem a internet não perdoou mais uma mancada do presidente Temer ao licitar mais de 1, 75 milhões para lanches no seu avião. Havia até sorvete importado dos Estados Unidos e feito com legítimo chocolate belga. Um bom gestor deve saber quando, quanto e como pode gastar o dinheiro que vem dos nossos bolsos.

Cada município possui uma realidade. Em cidades próximas a nossa o comércio contribui com a festa porque entende que ela gera lucro na medida que aumenta suas vendas. Os festejos não são custeados totalmente pelo poder público e o povo tem a festa que quer. Por quê não em Venturosa? Grandes eventos mobilizam a cidade, impulsionam vendas e geram renda, então porque apenas uma parte fica com os gastos e outra com os lucros? Não coloco isso como crítica, mas como sugestão.

Alguns chegam a questionar por que a festa de posse do prefeito eleito tem atrações maiores que o reveillon, mas são comemorações distintas organizadas de forma diferente. Um está em final de mandato e tem uma série de responsabilidades legais a cumprir. O outro festeja com o grupo político que colaborou com sua vitória e, muito provavelmente, ajudará a arcar com os gastos da festa.

No caso do prefeito Ernandes, creio que ele tomou a decisão mais acertada. Terminar o mandato com as contas em dia e os funcionários pagos. As críticas, justas ou não, são comuns na vida das pessoas públicas, mas entre salários ou festas eu optaria pelos salários.



MUNICÍPIOS RECEBERÃO MAIS DE R$ 4 BILHÕES NESTA QUINTA

O Ministério da Fazenda confirmou hoje o repasse de R$ 4,449 bilhões do programa de repatriação nesta quinta-feira, permitindo aos municípios contabilizarem o recurso ainda em 2016. A equipe de Temer pretendia fazer o repasse apenas em 2017, mas diante da reação dos prefeitos, mudou de ideia.

Muitos municípios dependiam desses recursos para honrar folhas de pagamento, 13º salários e despesas com fornecedores. Não poucos prefeitos tinham medo de incorrerem em crime de improbidade administrativa caso esse recurso não fosse liberado em tempo hábil.

Além do dinheiro da repatriação, os município estarão recebendo também o dinheiro do Fundeb, totalizando os recursos somam mais de R$ 5 bi. Prefeitos não possuem mais desculpas para não honrar seus compromissos.

CONTO: UMA MULHER VESTIDA DE SOLIDÃO


O encontro foi inesperado, um esbarrão no setor de produtos de limpeza de um supermercado. Demorei ao reconhece-la, estava diferente, sofrida. Depois do espanto inicial o constrangimento, um sorriso amarelo, forçado, e perguntas e respostas protocolares. Ela disse que estava bem, me devolveu a pergunta e obteve a mesma resposta. Mundo pequeno, falei, prazer em vê-la, ela compactuou com minha mentira e concordou. Seguimos para lados opostos.

A imagem da realidade começou a tomar o lugar daquela que estava registrada na estante da memória. O tempo já começara a destruir a fachada da beleza que entorpecia não apenas os maus sentidos, mas o da maioria dos homens que se aproximavam dela. Quantos não foram desprezados de forma cruel pela princesinha da rua no auge de sua juventude, quantos mais não foram destroçados pela mulher em início de reinado? Sim, porque toda jovem muito bonita ao abandonar a adolescência é uma rainha para alguém. Sempre há um homem apaixonado, ou vários, sonhando em ser seu consorte, em poder servi-la, em estar ao seu lado. Querem ser reis e se comportam como lacaios. Tolos apaixonados. Mas que homem não se torna tolo quando apaixonado?

O sofrimento e a idade, ou a idade e o sofrimento, diminuíram-lhe a beleza. Ainda havia algo de belo ali, mas sem esplendor. A arrogância da juventude cobrava seu preço. Os amores servis foram embora, os convites para festas, passeios, os presentes inesperados, tudo isso não mais existia. O homem que a amava, soube disso por um amigo, não era amado por ela. Estavam juntos porque o medo da solidão era maior que o amor próprio, então ela permitia que ele tomasse seu corpo e se iludisse ao seu lado. Ela tinha alguém e mesmo assim estava sozinha.

O tempo destrói a tudo de forma inexorável. Não apenas a aparência, alguns sentimentos também. A mulher que já me tirou o sono tantas noites, que me fez estremecer e perder o rumo não me despertava nada além de pena. Nem a saudade restou.

Pessoas imaginam a vida e a morte como sendo mulheres. Não acredito nisso. Caso vida e morte pudessem ser personificadas, a morte seria mulher, a vida não! A morte, quando não repentina, tenta redimir os seres humanos, mesmo causando-lhes algum sofrimento, convida à reflexão, estimula o perdão e no fim procura conceder paz.

A vida seria um homem rancoroso e vingativo. Não perdoa erros, não aceita desculpas, não esquece de cobrar dívidas e sente prazer em cuspir em nossa cara e depois dizer: “eu avisei que se fizesse isso iria sofrer”.

Caso nossa conversa tivesse durado mais que um ou dois minutos, aquela mulher poderia ter confirmado isso.


Emerson Luiz Galindo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

SE A GENTE NÃO RIR, ADOECE. TEMER "QUERENDO SER" NORDESTINO


AMAV PROMOVE NATAL SEM FOME EM VENTUROSA

A AMAV - Amigos Associados de Venturosa, associação sem fins lucrativos - promove sua primeira edição do Natal sem Fome em Venturosa. A AMAV foi criada em novembro desse ano e já começa a atuar no enfrentamento da pobreza e de problemas sociais encontrados em Venturosa.

A campanha Natal sem fome contou com o apoio de comerciantes e populares que ajudaram na doação e coleta de alimentos a serem entregues a famílias de baixa e pessoas em estado de vulnerabilidade social. Foram entregues cestas básicas nas comunidades do Multirão, Vila Delmiro e Vila Bacurau. Segundo o vice-presidente da AMAV, Adrianno Galindo, ainda serão entregues cestas básicas na rua do Toicinho e no Sítio Roque.

O gesto solidário deve ser repetido ano a ano como compromisso social da AMAV com a população carente de Venturosa.

A seguir imagens do Evento:


Thiago Zacarias, presidente da Amav





terça-feira, 27 de dezembro de 2016

DOUTOR EUDES DIVULGA SECRETARIADO DE SUA NOVA GESTÃO

A informação foi divulgada ao blog Venturosense de Francis Airon. A especulação em torno dos nomes dos possíveis secretários era grande, mas o que vemos foi que Eudes escolheu manter quase todos os secretários que o acompanham desde seu primeiro mandato e estão familiarizados com o seu modelo de gestão. Poucas caras novas no novo governo que tem como missão continuar promovendo o desenvolvimento municipal.

A seguir a lista dos nomes divulgados para o secretariado do novo governo Eudes Tenório.
  • Secretaria de Finanças: Suzy Karlla da Silva Barbosa - 
  • Secretaria de Educação: Sônia Regina Diógenes Tenório - 
  • Secretaria de Assistência Social: Andrea Cristina Cavalcanti de Matos - 
  • Secretaria de Administração: Luiz Ferreira Bispo Filho - (Professor de formação, profissional respeitado e competente, uma escolha acertada na composição do secretariado municipal.
  • Secretaria de Controle Interno: Jair Bezerra de Almeida (Antigo secretário de Administração, tendo ocupado a pasta por 12 anos)
  • Secretaria de Agricultura: Djacir Geraldo Alexandre Galindo (Gera) (Ex-secretário de gabinete do governo Ernandes Albuquerque)
  • Secretaria de Saúde: Ademar Bezerra dos Santos - (Secretário de saúde nos dois mandatos do prefeito Eudes, retorna ao governo)
  • Secretaria de Obras: Welingthon Paulo Galindo Cavalcanti - (Um dos mais destacados secretários do governo de Ernandes e que permanece no governo de Eudes Tenório, uma escolha mais que acertada do prefeito eleito).

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

MATÉRIA DO UOL: Venturosa, em Pernambuco, adoece com água suja e escassa

DO UOL

A cidade de Venturosa (246 km do Recife) cidade sofre sem água nas torneiras desde fevereiro de 2013. Pior: os moradores também sofrem com uma onda de diarreia e culpam a água ofertada por carros-pipa.
Segundo boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, desde janeiro a cidade está em situação de "epidemia de diarreia". É uma das seis cidades do Estado que não conseguiu, em nenhum trimestre sequer, deixar a zona epidêmica --cinco outras também sofrem com a estiagem. Venturosa será uma das beneficiadas em Pernambuco com a transposição do rio São Francisco –inicialmente prevista para ser concluída em 2010, agora programada para 2017. 
UOL visitou a casa de vários moradores, e em todos os casos ouviu reclamações sobre a água e histórias de doenças causadas supostamente pela má qualidade. Também viu o armazenamento feito de maneira incorreta, facilitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Na cidade, a água comprada chama atenção pela cor amarelada. Ao chegar mais perto, é possível também perceber um odor diferente. "Já tive diarreia quatro vezes desde que comecei a receber essa água. A gente bota no tanque e com dois dias já tem larva dentro. Tem que colocar bastante cloro para matar, mas aí temos problema pelo cloro", conta o feirante José Cícero Tibúrcio, 49.
João Alves conta ter tido problemas com diarreia por conta da qualidade da água
A aposentada Maria Quitéria da Silva, 65, diz que escapou de ter diarreia, mas sofreu com outro problema que atinge a cidade: a tríplice epidemia transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. "Já tive duas vezes doenças, a última essa tal de chikungunya. É um sofrimento enorme, tenho muitas dores, já gastei o que não tinha para tentar melhorar, mas não tem jeito. São para sempre essas dores, me disseram. Acredito que seja essa água suja que cause tanta doença na cidade", afirmou.

Vai normalizar?

Segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), a solução para normalizar o abastecimento de água na cidade só ocorrerá com a conclusão da Adutora do Moxotó, que tem previsão de término em abril de 2018. A empresa diz que a obra poderá ser antecipada em três meses "caso o cronograma de desembolso enviado pela Diretoria da Compesa ao Ministério da Integração seja mantido".
A obra custa R$ 100 milhões e levará a água do eixo leste da transposição do São Francisco --que tem previsão de conclusão ainda no primeiro trimestre de 2017. A adutora vai levar água a 325 mil pessoas de sete municípios do Estado.
Sobre a qualidade, a Compesa informou que "a água fornecida por carros-pipa pela empresa obedece os mesmos parâmetros de qualidade da água distribuída através da rede de distribuição."
Já a prefeitura acredita que a alta no número de casos de diarreia tem outra causa também. "A questão é a seguinte: a água vem de Garanhuns, não tem como ter controle porque ela é comprada como água mineral da fonte, é registrada. Fizemos testes e nunca encontramos nada de errado nela. A questão da diarreia deve estar relacionada a esse aquecimento. Estamos entrando no sétimo ano de seca, está ficando cada ano mais quente. Tivemos recentemente duas pessoas jovens que morreram de infarto", afirma o assessor da secretaria, Ronaldo Santos.
Confira a publicação original AQUI

domingo, 25 de dezembro de 2016

NOTA DE FALECIMENTO E CONVITE DE SEPULTAMENTO DE ERONIDES GALINDO (NIDINHA)

Seus filhos Eraldo, Erivaldo (Nengo), Everaldo (Vé), sogras, noras, netos, bisnetos, sobrinhos, primos e demais familiares convidam a todos para o sepultamento da senhora Eronides Galindo de Almeida, conhecida por Nidinha. 

O féretro sairá de sua residência, no sítio Boa Sorte às 9h00 para o cemitério São João Batista. 

A família agradece a todos por esse ato de fé e caridade Cristã.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

PRIMEIRO POÇO CAVADO COM NOVA PERFURATRIZ DÁ ÁGUA E TEM VAZÃO PREVISTA DE 2000 LITROS POR HORA

Uma ótima notícia para o Natal dos venturosenses. A máquina perfuratriz entregue pelo prefeito Ernandes, adquirida em parceria com o governo do estado, já está à serviço do município. O primeiro poço foi perfurado na manhã de hoje na Vila Bacurau. O poço deu água e a vazão estimada é de 2000 litros por hora. Numa seca como essa a notícia de água para uma comunidade é um presente de Natal maravilhoso.

O poço será administrado pela prefeitura e a água entregue à comunidade. 

Que essa máquina perfuratriz continue a estar à serviço do povo é o que todos nós esperamos e desejamos.

MÁQUINA PERFURATRIZ DE VENTUROSA JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO


O prefeito de Venturosa, Ernandes Albuquerque (PR) entregou ao município uma máquina perfuratriz com capacidade de perfuração de até 100 metros. A máquina foi fruto de uma parceria com o governo do estado e ajudará o povo a combater os efeitos drásticos da estiagem.  Hoje a máquina está em funcionamento e perfurando um poço na Vila Bacurau. As fotos foram enviadas por um leitor do blog.

OPOSIÇÃO FESTEJA VITÓRIA DE SEUS VEREADORES E DEFENDE MANDATO REPRESENTATIVO

O vereador Carlão (PTB), segundo mais votado no pleito de 2016 com 729 votos se converteu num fenômeno eleitoral pois foi a primeira vez que disputou uma vaga na câmara. Carlão é uma das marcas de renovação do grupo vermelho em Venturosa e realizou uma festa para agradecer pela confiança depositada.

No evento o presidente do PDT em Venturosa, Adrianno Galindo, usou da palavra para pedir ao vereador que em seu mandato não representasse apenas os seus eleitores, mas todo o povo e que sua ação como vereador fosse marcada pela representação dos ideais de todo um grupo político. Para Adrianno o mandato dos vereadores Carlão, Dedê e Nêgo devem representar o desejo de mudança de todo um grupo que deseja trabalhar unido. 

Outra jovem liderança presente no evento foi Tarcísio Tenório Victor, que está ajudando na renovação do grupo e auxiliando na reorganização do mesmo.

OUTROS VEREADORES também realizaram grandes festas para agradecer suas bases eleitorais. Foram os vereadores Adelson de Macêdo e João Henrique Zacarias, que hoje representam o grupo governista. Recentemente conferiram títulos de cidadão a pessoas que têm contribuído para o crescimento de Venturosa. Essa justa e merecida homenagem a profissionais que ajudam o nosso município será tema de outro post.

CONHEÇA A PROPOSTA DE REFORMA TRABALHISTA DE MICHEL TEMER


O governo anunciou nesta quinta-feira (22) uma proposta de reforma da legislação trabalhista que estabelece 12 pontos que poderão ser negociados entre patrões e empregados e, em caso de acordo, passarão a ter força de lei (veja a lista de todos os pontos mais abaixo).

Um dos pontos pelos quais o “negociado” prevalece sobre o “legislado”, de acordo com a proposta, é o que autoriza a formalização de uma jornada de trabalho de até 220 horas por mês (nos casos de meses com cinco semanas).

A proposta do governo estabelece que, em caso de acordo entre a empresa e os trabalhadores, a jornada em um único dia pode chegar até a 12 horas (oito horas normais mais quatro horas extras), desde que respeitado o limite de 48 horas na semana (44 horas da jornada padrão mais quatro horas extras).

Por exemplo: se um trabalhador fizer duas horas extras na segunda-feira e duas na terça, não poderá fazer horas extras entre quarta e sábado. Noutra hipótese: se fizer as quatro horas extras na segunda-feira (numa jornada de 12 horas, portanto), não poderá fazer mais nenhuma hora extra no restante da semana.

Essa possibilidade de flexibilizar a jornada, porém, dependerá, segundo a proposta, de acordo resultante de um processo de negociação entre empregados e empregador. Para o governo, isso proporcionará mais segurança jurídica para empresas e trabalhadores.


Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o limite de até 12 horas em um único dia já é previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para algumas categorias, como profissionais de segurança pública e da área de saúde.


"A jornada padrão, sem acordo coletivo, é de 8 horas diárias e 44 semanais. Com acordo coletivo, poderá se estender a 12 horas e folgar 36 horas [como em casos de profissionais de segurança e da saúde]. Estamos regulamentando aquilo que já é previsto na CLT", disse Nogueira.

O texto será encaminhado pelo governo ao Congresso por meio de projeto de lei, com pedido de urgência para a tramitação.Os pontos da reforma

Veja pontos da proposta de reforma trabalhista apresentada pelo governo:

Negociado prevalece sobre o legislado
O projeto prevê que aquilo que for negociado pelos trabalhadores com as empresas, prevaleça sobre o legislado. Com isso, acordos fechados pelas categorias terão peso legal.

"Algo que deve ser buscado com afinco é justamente a negociação coletiva. Isso evita a judicialização desnecessária e temerária e dá segurança jurídica ao trabalhador e ao empregador. Nossa proposta prevê que a negociação coletiva terá força de lei. Assim, como ressalva que normas de segurança do trabalho não poderão ser objeto de acordo", afirmou o ministro Ronaldo Nogueira.

O ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, relacionou os pontos que poderão ser negociados em convenção coletiva e, se acordados, passarão a ter força de lei. São os seguintes:

  1. Parcelamento das férias em até três vezes, com pelo menos duas semanas consecutivas de trabalho entre uma dessas parcelas.
  2. Pactuação do limite de 220 horas na jornada mensal.
  3. O direito, se acordado, à participação nos lucros e resultados da empresa.
  4. A formação de um banco de horas, sendo garantida a conversão da hora que exceder a jornada normal com um acréscimo mínimo de 50%.
  5. O tempo gasto no percurso para se chegar ao local de trabalho e no retorno para casa.
  6. O estabelecimento de um intervalo durante a jornada de trabalho com no mínimo de 30 minutos.
  7. Estabelecimento de um plano de cargos e salários.
  8. Trabalho remoto.
  9. Remuneração por produtividade.
  10. Dispor sobre a extensão dos efeitos de uma norma mesmo após o seu prazo de validade.
  11. Ingresso no programa de seguro-emprego.
  12. Registro da jornada de trabalho.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

PREFEITURA DE VENTUROSA ANUNCIA PAGAMENTO DE 13 º SALÁRIO PARA SERVIDORES MUNICIPAIS APOSENTADOS

A PREFEITURA DE VENTUROSA anunciou hoje que o pagamento do 13º salário dos servidores aposentados já está creditado em suas contas. Com o pagamento do benefício o comércio espera um movimento maior devido a proximidade dos festejos natalinos e de virada de ano. 

GRANDES FESTAS OU HONRAR COMPROMISSOS? NOTAS SOBRE O FINAL DE MANDATO DO PREFEITO ERNANDES

A rede social democratizou ainda mais o direito de expressão. Basta ter um aparelho conectado à rede e pronto! Sua opinião está lá para que todos a leiam. Muitos criticaram a falta de grandes atrações para as festas de final de ano de Venturosa. Nomes como o do cantor Mano Walter e da dupla Simone e Silmara foram cogitados na rede, mas nada disso se concretizou. Não estou contra quem queria uma festa grandiosa, eu também queria, mas nos tempos de crise os gestores têm de fazer escolhas difíceis e arriscar sua popularidade.

O prefeito Ernandes está finalizando seu mandato e podia escolher entre uma festa de arromba e o pagamento dos seus compromissos. A festa agradaria a todos, poderia dinamizar a economia municipal, traria gente de fora, seria comentada durante meses. Isso para um político é ótimo. Mas e aqueles que poderiam ser prejudicados para que a festa acontecesse? Aquelas cem ou duzentas famílias?

Entre o espetáculo e o compromisso com os servidores e os que dependem de serviços públicos, o gestor municipal fez a opção correta. Hoje foi anunciado o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas municipais e a entrega de uma máquina perfuratriz para Venturosa. Nesses últimos meses de mandato foram entregues obras em vários locais do município. Alguns eventos foram mantidos e outros tiveram de ser revistos, tudo em nome da saúde das contas públicas.

A crise econômica que assola o país tem dificultado a administração. Vários municípios parcelaram salários e o pagamento do 13º, outros não possuem previsão de quando o farão. Num país como esse, onde muitos não fazem o mínimo, quem cumpre com suas obrigações se destaca. A meta do prefeito era finalizar o mandato honrando o compromisso com os servidores e deixando a prefeitura em dias para o seu sucessor, o odontólogo Eudes Tenório Cavalcanti.

Como já dito nesse blog, o Ipserv, autarquia responsável pelas aposentadorias e benefícios dos servidores municipais anda mal das pernas. O número de contribuintes não é suficiente para manter as despesas e caso algo não seja feito, não haverá dinheiro para os seus beneficiários. A escolha por honrar com as obrigações pode não tornar o prefeito mais amado, mas o tempo lhe fará justiça.

Ernandes encerra seu mandato com uma aprovação de mais de 60% e algumas críticas à sua gestão. Alguns já sentem o encolhimento dos serviços ofertados e reclamam, outros elogiam o modo como conduziu o governo municipal durante os quatro anos de seca e no meio dessa crise financeira e política que castiga o Brasil.

Ninguém é unanimidade. Sempre haverá críticas e elogios, os que atacam e os que defendem, mas o importante é o sentimento de dever cumprido. Em breve o prefeito fará sua retrospectiva e deve anunciar um balanço do seu mandato. O mais justo é dizer como recebeu o município e como o está entregando ao seu sucessor.

Despedir-se de cabeça erguida para um dia, quem sabe, voltar. Esse é um ato que poucos políticos têm conseguido fazer em nossa país.


LIDERANÇAS RELIGIOSAS EM VENTUROSA SE OPÕE À DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO

A decisão da primeira turma do STF (Supremo Tribunal Federal) de que praticar aborto nos três primeiros meses de gestação não é crime cria um precedente para que juízes deem sentenças equivalentes em outros processos sobre o aborto, mas isso não descriminaliza a prática no Brasil.

Isso porque a decisão não foi tomada pelo plenário do STF como um todo, o que teria dado força de lei à medida. O julgamento foi feito por uma turma formada por cinco dos onze ministros do Supremo. 

Em resposta a essa decisão, Igrejas, entidades, organizações e cidadãos e cidadãs de todo o Brasil que são contrários à prática do aborto têm se posicionado de forma contrária ao entendimento da primeira turma do STF.

Em Venturosa e em toda a Diocese de Pesqueira os padres têm lido a nota emitida pela CNBB. O padre Erivânio Morais tem levado essa mensagem para todas as comunidades da paróquia de São José:
NOTA DA CNBB EM DEFESA DA VIDA
“Propus a vida e a morte; escolhe, pois, a vida ” (cf. Dt. 30,19)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, por meio de sua Presidência, manifesta sua posição em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural (cf. Constituição Federal, art. 1°, III; 3°, IV e 5°, caput).
A CNBB respeita e defende a autonomia dos Poderes da República. Reconhece a importância fundamental que o Supremo Tribunal Federal (STF) desempenha na guarda da Constituição da República, particularmente no momento difícil que atravessa a nação brasileira. Discorda, contudo, da forma com que o aborto foi tratado num julgamento de Habeas Corpus, no STF.
Reafirmamos nossa incondicional posição em defesa da vida humana, condenando toda e qualquer tentativa de liberação e descriminalização da prática do aborto.
Conclamamos nossas comunidades a rezarem e a se manifestarem publicamente em defesa da vida humana, desde a sua concepção.
Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe, interceda por nós, particularmente pelos nascituros.

A Igreja Batista Missionária Independente de Venturosa (IBMI), presidida pelo pastor Marcelo Araújo também tem se posicionado contra a prática do aborto. Em vídeo postado na rede social facebook os membros da igreja, junto ao pastor transmitem sua mensagem em defesa da vida.

O pastor Marcelo deu a seguinte declaração ao blog:

Em jeremias c. 1 v. 5 nos mostra que a vida começa na concepção, assim diz a Bíblia : "antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei e as nações te dei por profeta". Este texto deixa bem claro que a vida é na concepção, e ninguém tem o direito de tira avida do outro . Sou totalmente contra o ABORTO.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ODEBRECHT DELATA CONTRIBUIÇÃO ILEGAL PARA CHAPA DILMA-TEMER. TSE PODE CASSAR MANDATO DO PRESIDENTE.

BRASÍLIA - A chapa da presidente cassada Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer recebeu dinheiro de caixa 2 da Odebrecht na campanha de 2014, segundo delação da empreiteira à força-tarefa da Lava Jato. Os relatos, já documentados por escrito e gravados em vídeo, foram feitos na semana passada durante os depoimentos de executivos ao Ministério Público Federal.
Em pelo menos um depoimento, a Odebrecht descreve uma doação ilegal de cerca de R$ 30 milhões paga no Brasil – para a coligação “Com a Força do Povo”, que reelegeu Dilma e Temer em outubro de 2014. O valor representa cerca de 10% do total arrecadado oficialmente pela campanha. O Estado apurou que durante os depoimentos de delação premiada, os procuradores se consultavam por meio de um grupo de WhatsApp para trocar informações.
Justiça eleitoral. O relato da Odebrecht deve ter repercussão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que apura abuso de poder político e econômico na campanha. A fase de instrução na Corte ainda não foi concluída, o que permite que uma das partes ou o Ministério Público peçam o compartilhamento do material da Lava Jato ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, após a homologação das delações.

sábado, 17 de dezembro de 2016

Ex-prefeito Albino Vasconcelos prepara lançamento de livro para o dia 25 de Dezembro

O ex-prefeito de Venturosa, Albino Bezerra de Vasconcelos, prepara o lançamento de um livro de memórias sobre os seus mandatos a frente do executivo municipal. O livro é intimista e traz um relato objetivo dos principais acontecimentos do governo, lembranças dos amigos e dos que contribuíram com o município. 

O lançamento será no dia 25 de Dezembro, as 09:30 da manhã no auditória da Escola de Referência em Ensino Médio Quitéria Wanderley Simões. A entrada é franca e o preço dos livros ainda não foi divulgado. Vale a pena comparecer e conhecer um pouco mais da história de Venturosa pela ótica do senhor Albino Bezerra.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CONDUÇÃO COERCITIVA DE MALAFAIA SERVE PARA QUE SE PERCEBA QUE JÁ VIVEMOS NUM ESTADO POLICIALESCO E DE EXCEÇÃO.




O vídeo indignado postado pelo pastor Silas Malafaia após o mandato de condução coercitiva para depor mostra um cidadão revoltado por ter sido tolhido de seus direitos básicos e tratado à margem da lei.

“É necessário isso?” Não, pastor, não é. Condução coercitiva é para quem desobedece mandato judicial.Segundo o que foi noticiado pelos principais jornais do país o líder religioso Silas Malafaia foi visto como suspeito de lavagem de dinheiro, por supostamente ter emprestado contas correntes da igreja sob sua influência com a intenção de ocultar a origem ilícita dos valores.
Malafaia diz ter recebido uma oferta pessoal de cem mil reais e declarado no imposto de renda dele e da esposa.

(Não vou questionar para quem deveria de fato ser a oferta, se para ele ou para a obra que preside)

O pastor finalmente entendeu o perigo que qualquer cidadão corre quando os vigilantes não são vigiados. Malafaia aplaudiu a condução coercitiva de Lula, um flagrante desrespeito aos direitos individuais, mas sentiu na pele o que o abuso de autoridade é capaz de causar.

Mais cedo esse blog reproduziu notícia de um portal de notícias que tratava Malafaia como sendo alvo da operação. 

Agora, passado o calor da primeira notícia, o pastor é suspeito de suposto esquema de corrupção. 

Argumento muito frágil para mandar alguém ser conduzido coercitivamente à depor. O pastor está correto ao questionar seus algozes, mas o pau que dá em Chico deve dar em Francisco.

No Direito existe a presunção da inocência. Até que se prove a culpa todos devemos ser tratados como inocentes. 

Então se a condução coercitiva do pastor foi arbitrária, já que ele não foi convocado a depor antes, a do metalúrgico também foi.

Caso o mandato contra Malafaia tenha sido arbitrário, o de Lula também foi.

Não há dois pesos e duas medidas.

As palavras do pastor antes de prestar depoimento em São Paulo são contundentes:

"A minha indignação não é um juiz dizer: ‘Pastor, venha aqui prestar depoimento. Está correto. A minha indignação é fazer show pirotécnico. Foram na minha casa, minhas netas estavam em casa, com polícia federal, criança chorando, a quem interessa isso? Quer dizer que agora no Brasil qualquer um vai ser jogado no lixo da corrupção e safadeza?"

Talvez o episódio de hoje sirva para que as pessoas passem a refletir que não podemos ser um país comandado por um juiz de primeira instância, procuradores e agentes de polícia.

O sentimento do Pastor Silas deve ter sido o mesmo de Lula. Talvez Guido Mantega, que acompanhava a esposa que passaria por uma cirurgia e foi preso dentro de um hospital, tenha sofrido um pouco mais.

Talvez aqueles que foram vítimas dos erros do juiz de Curitiba em 20 processos tenha sofrido de maneira semelhante.

Caso a ira de Malafaia seja justa e ele defenda a presunção de inocência para todos, o pastor estará correto. Caso sua indignação por abuso de autoridade limite-se a esfera pessoal a atitude poderá beirar o cinismo.


Se bem me lembro Deus não gosta muito dos cínicos.

A seguir o vídeo:




URGENTE: BANDIDADOS ASSALTAM E EXPLODEM AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM POÇÃO


Na madrugada dessa sexta feira (16) bandidos explodiram a agência do Banco do Brasil em Poção, no Agreste de Pernambuco. A população foi acordada com o som de disparos numa ação que levou em média 40 minutos. Os caixas e o cofre do banco foram explodidos. Os bandidos se evadiram por destino ignorado. Há suspeitas de que não havia grandes somas no banco.

URGENTE: PASTOR SILAS MALAFAIA É ALVO DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL.


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (16) a Operação Timóteo contra um esquema de corrupção que fraudava os valores de royalties de mineração devidos por mineradoras a municípios. Estão sendo cumpridos mandados no Distrito Federal e em 11 estados.
A Vale está entre as companhias que serão vasculhadas pela corporação. O esquema teria participação de um diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que procurava prefeitos para oferecer envolvimento no esquema de corrupção.
Também é alvo da operação o líder religioso Silas Malafaia, suspeito de lavagem de dinheiro, por supostamente ter emprestado contas correntes da igreja sob sua influência com a intenção de ocultar a origem ilícita dos valores.
Cerca de 300 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em 52 diferentes endereços relacionados com o grupo criminoso. Além das buscas, os policiais também cumprem, por determinação da Justiça Federal, 29 conduções coercitivas, 4 mandados de prisão preventiva, 12 mandados de prisão temporária, sequestro de 3 imóveis e bloqueio judicial de valores depositados que podem alcançar R$ 70 milhões.
A Justiça determinou ainda que os municípios se abstenham de realizar quaisquer atos de contratação ou pagamento aos 3 escritórios de advocacia e consultoria sob investigação. As ações acontecem nas seguintes unidades da Federação: BA, DF, GO, MT, MG, PA, PR, RJ, RS, SC, SE e TO.

Esquema

Até onde a Polícia Federal conseguiu mapear, a organização criminosa investigada se dividia em ao menos quatro grandes núcleos: o núcleo captador, formado por um Diretor do DNPM e sua esposa, que realizava a captação de prefeitos interessados em ingressar no esquema; o núcleo operacional, composto por escritórios de advocacia e uma empresa de consultoria em nome da esposa do Diretor do DNPM, que repassava valores indevidos a agentes públicos; o núcleo político, formado por agentes políticos e servidores públicos responsáveis pela contratação dos escritórios de advocacia integrantes do esquema; e o núcleo colaborador, que se responsabilizava por auxiliar na ocultação e dissimulação do dinheiro.
O pastor é suspeito e foi conduzido coercitivamente. A ele cabe a suspeição da inocência e o esclarecimento dos fatos. As informações são do jornal Folha de São Paulo e Portal Metrópole. 

CÂMARA DE VEREADORES DE VENTUROSA JÁ TERIA TRÊS POSSÍVEIS CANDIDATOS A PRESIDENTE

Logo após a diplomação dos eleitos, a cidade começou a questionar quem seria o presidente da Casa Severino Viana para o primeiro mandato. O grupo governista tem maioria no legislativo e por isso os nomes cogitados pertencem a ele. Segundo informações dadas ao blog os mais cotados para assumir a presidência da casa são os vereadores João Henrique (PSB), Nicácio Santos (PR) e Valderlan Soares (PSDB).

Outro  nome de peso seria o do vereador Adelson de Macêdo (PP), que já presidiu a casa várias vezes, mas as fontes encaram que nesse momento Adelson só seria indicado caso o grupo governista não entrasse em consenso em torno de um dos citados anteriormente.

As articulações pela presidência da câmara já começaram.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

LULA REBATE ACUSAÇÕES DA LAVA JATO


O POWER POINT CONTRA ATACA
Da página oficial do ex-presidente Lula

Depois de mais de 20 depoimentos de testemunhas arroladas pelo próprio Ministério Público enterrarem a farsa de que Lula seria proprietário de um apartamento tríplex no Guarujá, com as testemunhas comprovando que a família do ex-presidente jamais teve as chaves ou usou o apartamento, sendo apenas "potenciais compradores" do imóvel, os procuradores do Ministério Público do Paraná, chefiados por Deltan Dallagnol, tinham que inventar uma nova história na sua busca obsessiva de tentar retratar o ex-presidente como responsável pelos desvios na Petrobras.
Após um apartamento que nunca foi de Lula no Guarujá, entra a acusação de um apartamento que também não é de Lula, pelo qual sua família paga aluguel pelo uso, e um terreno que não é, nem nunca foi, do Instituto Lula, onde aliás o atual proprietário hoje constrói uma revendedora de automóveis.
Em release, a Lava Jato admite que a denúncia seria uma "reafirmação" da Operação, uma vingança contra a atuação dos advogados de Lula, descrita como "abuso do direito de defesa" e iniciativas legislativas no Congresso com as quais o ex-presidente não tem qualquer relação, não sendo nem deputado, nem senador. Os procuradores da República revelam que são contra a punição do abuso de autoridade e até mesmo do exercício do direito de defesa. Usam de suas atribuições legais como forma de vingança contra aqueles que se insurgem contra ilegalidades praticadas na Operação Lava Jato.
A denúncia repete maluquices da coletiva do Power Point; atropela a competência do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República ao fazer conclusões precipitadas sobre inquérito inconcluso na PGR; quer reescrever a história do País para dizer que todos os males seriam culpa de Lula; tenta atribuir responsabilidade penal objetiva, coisa completamente fora do Código Penal Brasileiro; contradiz depoimento como testemunhas (com a obrigação de dizer a verdade) de delatores ouvidos pela própria Lava Jato como Paulo Roberto da Costa, Nestor Cerveró e Pedro Barusco, que disseram em depoimentos ao juiz Sérgio Moro jamais terem tratado ou tido conhecimento de qualquer irregularidade ou desvio envolvendo o ex-presidente Lula. Usam delações não homologadas e rejeitadas pelo Supremo Tribunal Federal, como a do deputado Pedro Paulo Corrêa, em um festival de ilegalidades, arbitrariedades e inconformismo diante da realidade: mesmo com uma devassa completa na vida de Lula, não encontraram nenhum desvio de conduta do ex-presidente.
Os procuradores da Lava Jato não se conformam com o fato de Lula ter sido presidente da República. Para a Lava Jato, esse é o crime de Lula: ter sido presidente duas vezes. Temem que em 2018 Lula reincida nessa ousadia.

MINISTÉRIO PÚBLICO APRESENTA NOVA DENÚNCIA CONTRA LULA NA LAVA JATO

Do G1

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mais oito pessoas na Operação Lava Jato. A denúncia foi apresentada à Justiça Federal do Paraná nesta quarta-feira (15). A força-tarefa ainda pediu à Justiça o ressarcimento de R$ 75.434.399,44 à Petrobras.

O ex-ministro Antonio Palocci, o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht e a esposa de Lula, Marisa Letícia, estão entre os denunciados (veja a lista abaixo).

Esta é a quarta denúncia contra Lula em processos relacionados à Lava Jato. Nos outros três, a Justiça aceitou o pedido do MPF e transformou o ex-presidente em réu. Além disso, ele é alvo de uma quinta denúncia relacionada à Operação Zelotes.

Veja a lista dos denunciados e os crimes:
-Lula, ex-presidente da República: corrupção passiva e lavagem de dinheiro
-Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht: corrupção ativa e lavagem de dinheiro
-Antonio Palocci, ex-ministro nos governos Lula e Dilma: corrupção passiva e lavagem de dinheiro
-Branislav Kontic, assessor do ex-ministro Palocci: corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
-Paulo Melo, ligado à Odebrecht: lavagem de dinheiro
-Demerval Gusmão, dono da empresa DAG Construtora: lavagem de dinheiro
-Glaucos da Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, já condenado na Lava Jato: lavagem de dinheiro
-Roberto Teixeira, advogado de Lula: lavagem de dinheiro
-Marisa Letícia Lula da Silva, esposa do Lula: lavagem de dinheiro

Por meio de nota, a Odebrecht informou que não vai se manifestar sobre o assunto, mas que reafirma o compromisso de colaborar com a Justiça. "A empresa está implantando as melhores práticas de compliance, baseadas na ética, transparência e integridade", diz um techo da nota.

O Institulo Lula também se manifestou por meio de nota: "A denúncia repete maluquices da coletiva do Power Point, atropela a competência do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República ao fazer conclusões precipitadas sobre inquérito inconcluso na PGR (...)".

Em uma longa nota, o advogado Cristiano Zanin Martins, que fala pela defesa de Lula, Marisa Letícia e do advogado Roberto Teixeira, criticou duramente a denúncia apresentada pelo MPF nesta quinta-feira. Martins classificou a denúncia como "peça de ficção". "A inclusão do advogado Roberto Teixeira nessa nova denúncia é a prova cabal de que a Lava Jato quer fragilizar a defesa de Lula e de seus familiares após constatar que não possui provas para sustentar as acusações já formuladas e as suspeitas lançadas contra o ex-Presidente", escreveu o advogado. *Leia a nota na íntegra no fim da reportagem.

A defesa de Palocci e de Branislav Kontic disse, por meio de nota, que esta denúncia multiplica "factoides que não têm qualquer respaldo na realidade para, a partir deles, se instaurarem inquéritos e subsequentes ações penais".

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

A DIFÍCIL MISSÃO DOS VEREADORES DE OPOSIÇÃO



Em meio aos festejos de diplomação dos eleitos, três legisladores merecem uma atenção diferenciada. Carlão, Dedê e Nêgo da Fazenda, como são conhecidos em Venturosa, foram eleitos pelo grupo de oposição em Venturosa com uma difícil missão: honrar os votos recebidos e fazer uma oposição ética e responsável ao prefeito Eudes Tenório Cavalcanti.

Por oposição ética e responsável entende-se a fiscalização da ação do executivo e a discussão de projetos apresentados por esse. Cabe ao legislativo como um todo e não apenas aos vereadores da oposição a fiscalização da ação do prefeito, mas sabemos que no jogo político muitos vereadores da situação atuam apenas como confirmadores dos desejos do executivo municipal.

No último pleito o grupo de oposição foi golpeado duramente por vereadores que foram eleitos majoritariamente pelos eleitores desse grupo e depois o abandonaram pelos mais variados motivos. Faltou compromisso com as propostas apresentadas. Hoje esses mesmos legisladores integram o grupo situacionista e o defendem com unhas e dentes.

Dos onze vereadores eleitos, apenas três pertencem ao grupo de oposição. O partido vermelho, após sua maior crise, começa a dar sinais de renovação. Velhos caciques perdem influência no grupo e novas lideranças surgem, como o presidente do PDT, Adriano Galindo, que vê com bons olhos esse mandato que está prestes a ser iniciado pelos seus vereadores. "O novo vermelho", como intitulam o grupo, vai estar mais próximo do povo e a serviço deste.

O desafio desses vereadores de representar essa mudança e de fazer oposição a um prefeito bem avaliado pelo povo  e com a força política de Eudes Tenório não será fácil. 

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...