Em meio aos festejos de diplomação dos eleitos, três legisladores merecem uma atenção diferenciada. Carlão, Dedê e Nêgo da Fazenda, como são conhecidos em Venturosa, foram eleitos pelo grupo de oposição em Venturosa com uma difícil missão: honrar os votos recebidos e fazer uma oposição ética e responsável ao prefeito Eudes Tenório Cavalcanti.
Por oposição ética e responsável entende-se a fiscalização da ação do executivo e a discussão de projetos apresentados por esse. Cabe ao legislativo como um todo e não apenas aos vereadores da oposição a fiscalização da ação do prefeito, mas sabemos que no jogo político muitos vereadores da situação atuam apenas como confirmadores dos desejos do executivo municipal.
No último pleito o grupo de oposição foi golpeado duramente por vereadores que foram eleitos majoritariamente pelos eleitores desse grupo e depois o abandonaram pelos mais variados motivos. Faltou compromisso com as propostas apresentadas. Hoje esses mesmos legisladores integram o grupo situacionista e o defendem com unhas e dentes.
Dos onze vereadores eleitos, apenas três pertencem ao grupo de oposição. O partido vermelho, após sua maior crise, começa a dar sinais de renovação. Velhos caciques perdem influência no grupo e novas lideranças surgem, como o presidente do PDT, Adriano Galindo, que vê com bons olhos esse mandato que está prestes a ser iniciado pelos seus vereadores. "O novo vermelho", como intitulam o grupo, vai estar mais próximo do povo e a serviço deste.
O desafio desses vereadores de representar essa mudança e de fazer oposição a um prefeito bem avaliado pelo povo e com a força política de Eudes Tenório não será fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores