quarta-feira, 31 de maio de 2017

RIOS REGISTRAM CHEIAS COM AS CHUVAS DESSA QUARTA-FEIRA.

Imagem da rede social - Hugo Carvalho
O mês de maio trouxe grandes alegrias aos Venturosenses. De acordo com dados do Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA, choveram até o dia 30 desse mês 183 mm. Pequenas barragens encheram e hoje os rios que cortam o município registraram cheia. O riacho do Campo Grande e o Rio dos Bois desceram com água e a antiga barragem de Nezinho, localizada ao lado do Parque de Exposições está cheia. Em todas as partes do município pessoas saírem de suas casas, alegres, para registrar as bonanças trazidas pelas chuvas.

O verde cobre os campos e os córregos correm com vida. Muitos agricultores se animam para voltar às suas atividades e os festejos juninos desse ano serão comemorados com maior entusiasmo.

Com isso a economia municipal tende a melhorar, já que muitos gastavam uma soma considerável com carros pipas. "Com água tudo melhora", costumam dizer nossos conterrâneos, e eles têm razão!

Bendito seja Deus pelas chuvas que voltaram!



Após três anos, chuvas tiram Pesqueira de colapso de água


Depois de três anos em colapso, o sistema de abastecimento da cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, vai voltar a operar na próxima semana. As chuvas têm conseguido elevar os níveis das barragens do Agreste. Os três mananciais que fornecem água para Pesqueira, as barragens de Santana, Pedra D’agua e Afetos, estão com 30%, 50% e 20% da capacidade, respectivamente. 
Caso não chova mais, a quantidade atual de água acumulada garante o abastecimento da população de Pesqueira pelos próximos dois meses. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), agora, executa serviços de manutenção e ajustes nas adutoras e Estação de Tratamento de Água (ETA). “Já está sendo elaborado um calendário de abastecimento para a cidade, que será divulgado em breve”, informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito.
Em São Caetano, também no Agreste, choveu nas bacias hidrográficas das barragens de Brejo do Buraco, Brejo dos Coelhos e Taquara. Os mananciais integram o sistema de abastecimento de água de São Caetano, que estava há um ano em colapso. O restabelecimento do funcionamento do sistema está previsto para a próxima semana.
A Barragem de Brejão, em Sairé, que abastece Bezerros, estava com 1% de sua capacidade no mês de abril, mas conseguiu sair da situação de colapso com as últimas chuvas. Hoje já está com 50% de acumulação e já voltou a atender a cidade.
Segundo a Compesa, a Barragem de Santa Rita, que fornece água para as cidades de Jupi e Calçado, também foi beneficiada. No momento, está com 50% da capacidade total. O sistema estava inoperante há quatro anos e será preciso passar por uma manutenção antes de retornar o funcionamento.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Chuvas enchem barragens e deixam desalojados, desabrigados e mortos em PE e evidenciam a falta de estrutura em nosso estado.





DO G1 CARUARU

O sábado (27) e o domingo (28) trouxeram de volta a esperança para os moradores do interior de Pernambuco. Cidades do Agreste e Mata Sul receberam um grande volume de chuvas, o que não ocorria desde 2010, quando houve a última grande cheia no Estado. No entanto, o grande volume deixou ao menos quatro mil desalojados, vários desabrigados, dois mortos e dois desaparecidos. O governador do estado, Paulo Câmara (PSB), decretou estado de calamidade em 13 municípios.

Em Garanhuns, os três reservatórios que fornecem água para o município também elevaram o volume. A barragem do Cajueiro aumentou o nível de acumulação de 43% para 48% (6,9 milhões de m³ de água); Mundaú subiu de 23% para 35% (696 mil m³); enquanto Inhúmas, que estava em colapso, com 5% da capacidade total, agora subiu para 27% (1,8 milhão m³).

Barragens no Sertão também acumularam água. O manancial Jazigo, localizado em Serra Talhada, voltou a acumular água após seis anos. O reservatório está com 14,8 milhões de m³ de água, o que corresponde a 95,3% da capacidade total, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

De acordo com os agricultores que moram nas proximidades da barragem, o local estava seco desde 2011. Com a chegada da água, a paisagem mudou e já tem até pasto para os animais se alimentarem.

Sem estrutura 




Com as chuvas, a falta de estrutura nas cidades ficou evidente e o número de pessoas atingidas por causa de inundações preocupa as autoridades. A cidade de Barra de Guabiraba, no Agreste, registrou alagamento em vários bairros. Segundo a secretária de governo do município, Heine Freitas, cerca de 1.500 casas foram inundadas e 4 mil pessoas estão desalojadas.

A queda de uma barreira bloqueou parte de um trecho da BR-101 em Palmares, na Mata Sul. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu provavelmente por causa da chuva. Já na cidade de Belém de Maria, o nível do Rio Panelas subiu e o município foi tomado pelas águas, em algumas casas marcando até 80 cm. A população deixou o local e seguiu para os pontos mais altos da cidade.

Em Caruaru, a prefeitura determinou que equipes da secretaria de Serviços Públicos façam uma força-tarefa no Parque 18 de Maio, para garantir a realização da Feira da Sulanca nesta segunda-feira (29) com a limpeza necessária. Além disso, alguns bairros estão sem energia elétrica.

Mortes e desaparecidos

Em Caruaru, duas pessoas seguem desaparecidas. De acordo com informações da Defesa Civil, ambas foram levadas pelas águas nos canais que cortam a cidade. O carro levado pela água com uma mulher dentro foi encontrado neste domingo. Inicialmente, a Defesa Civil havia confirmado que o corpo dela estava dentro do veículo, mas depois disse que foi uma informação precipitada e que ela segue desaparecida.

Em Lagoa dos Gatos, um casal morreu após um desabamento. De acordo com o secretário de administração da cidade, Marcelo Antônio da Silva, um servidor da Compesa estava com a esposa dela, quando por volta de 2h, uma barreira teria caído na residência. Os dois morreram no local.

Comitê 

O governador Paulo Câmara também reuniu a equipe para monitorar a situação nas cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco. O coordenador de Defesa Civil em Pernambuco, Coronel Fábio Rosendo, disse que o alerta de novas chuvas segue, mas que a tendência é de diminuição.


"Até o momento o alerta segue mantido até as 18h. Após essa hora, vamos saber se vamos emitir um novo alerta. Existe um mutirão no estado para recolher doações para as pessoas que estão fora das casas, principalmente as que moram próximas aos rios.

domingo, 28 de maio de 2017

CHUVAS MUDAM A PAISAGEM E TRAZEM ESPERANÇA PARA VENTUROSA E REGIÃO

Rede Social - Sivanildo Bezerra


"O Nordestino é antes de tudo um forte", atestou Euclides da Cunha em sua célebre obra Os Sertões. Nosso povo tem atravessado a pior seca dos últimos 100 anos, um longo período de estiagem que devorou as pastagens e condenou mais da metade do nosso rebanho bovino. 

Mesmo a caatinga, vegetação adaptada aos períodos de seca, demonstrava sinais de cansaço. Até mesmo os juazeiros começam a morrer. As antigas simpatias para adivinhas as chuvas perdiam sua suposta eficácia, mas a fé do nosso povo não esmoreceu. A fé do bravo povo nordestino é o que lhe dá força.

E Deus ouviu as súplicas do seu povo. Na última semana as chuvas retornaram ao semiárido e começaram a tingir de verde nossas paisagens. Os pequenos córregos reviveram e cederam suas águas a rios há muito adormecidos. Agora, depois de quatro dias consecutivos, ouvimos os rios cantando ao percorrerem seu caminho, parecem veias a bombear sangue novo para o nosso coração.

As barragens estão ficando cheias, os grandes açudes que fornecem água para as cidades começam a receber água e a esperança ressurge com força renovada.

Como diz o poeta popular: "É no inverno que Deus monta a oficina que conserta os problemas do Sertão".

Até o momento foram registrados 117 milímetros de chuvas em Venturosa. Os dados foram fornecidos pelo Instituto Agronômico de Pernambuco, o IPA.

Confira algumas imagens da rede social facebook,


Rede social - Janaína Oliveira
Rede Social - Ivan Bezerra



Rede Social - Helton Bezerra

Rede Social - Nicolle Paes
Rede Social - Ítalo Rangel
Rede Social - Pettrus Vaz






sábado, 27 de maio de 2017

ATÉ A VEJA ESTÁ ACORDANDO PARA O ESTADO POLICIAL QUE O AUTORITARISMO DA LAVA JATO ESTÁ IMPLANTANDO NO BRASIL

No curso da mais ampla investigação sobre corrupção na história do país, a lei tem sido lamentavelmente desrespeitada







Da redação de Veja
Diz a lei que uma interceptação telefônica só pode ser feita com autorização judicial, no tempo em que perdurar a autorização judicial, e seu conteúdo só poderá ser preservado se for relevante para a investigação em curso. Tais limites são estabelecidos para que as conversas telefônicas, de qualquer pessoa, inclusive de suspeitos, não fiquem boiando no éter das tramoias de um Estado bandoleiro. No curso da mais ampla investigação sobre corrupção na história do país, a lei tem sido lamentavelmente desrespeitada.
Na noite de 23 de fevereiro do ano passado, a ex-primeira-da­ma Marisa Letícia falava por telefone com seu filho Fábio Luís, o Lulinha. Na conversa, Marisa, que morreu há quatro meses, ironizava, com o uso de um palavrão, as pessoas que haviam participado de um panelaço contra o PT que acabara de acontecer. Na gravação, ela não dizia nada que interessasse à investigação da Polícia Federal. No entanto, a conversa, que deveria ter sido destruída nos termos da lei, foi preservada e divulgada.
Em 16 de março de 2016, o país inteiro ouviu um diálogo telefônico entre a então presidente Dilma Rousseff e o ex-presi­dente Luiz Inácio Lula da Silva. Eram 13h32 de uma quarta-feira, e os dois discutiam sobre o envio de um documento para a posse de Lula como ministro da Casa Civil. O conteúdo da conversa era do interesse da investigação, mas a autorização judicial para monitorar o telefonema acabara às 11h12, duas horas antes. Portanto, depois desse horário a gravação era ilegal. Pois ela foi feita mesmo assim, seu conteúdo foi divulgado e a crise política daqueles dias se aprofundou dramaticamente.
Na semana passada, ocorreu novo episódio de violação da lei das interceptações telefônicas, quando veio a público o diálogo do jornalista Reinaldo Azevedo, ex­-blogueiro de VEJA e colunista do jornal Folha de S.Paulo, com Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves. A gravação estava autorizada judicialmente e se realizou dentro do prazo de validade, mas o conteúdo da conversa entre os dois nada tinha a ver com as investigações. O material deveria ter sido incinerado. Também não foi. Configurou-se outra afronta à lei, com uma agravante: a Constituição prevê a inviolabilidade da comunicação de um jornalista com sua fonte. Esse é um dos pilares do jornalismo nos países democráticos, dado que, sem tal garantia, não existe liberdade de imprensa.
É lamentável que autoridades encarregadas de fazer cumprir a lei — policiais, procuradores, juízes — acabem se tornando violadoras da lei. A Lava-Jato é um poderoso desinfetante em um país de corrupção sórdida. Mas esse tipo de agressão — à lei, à privacidade, à liberdade de imprensa — não é digno de um Estado democrático de direito. É coisa própria de Estados policiais.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

EM CIMA DE MEDO, CORAGEM! E DIGA AO POVO QUE AVANCE! O Povo Xukuru realiza sua Assembleia e reafirma sua luta pacífica contra as injustiças.

O Povo Xukuru realiza sua Assembleia e reafirma sua luta pacífica contra as injustiças.




O caminho para a Aldeia Pedra D’ Água não é fácil de ser percorrido. Estrada de terra, estreita, cheia de pedras e umas duas curvas íngremes serra acima. A natureza em volta nos mostra que o esforço vale a pena. E lá em cima, no meio da Mata Sagrada, que os Xukurus se reúnem pela memória do seu cacique Xikão, o Mandaru, e para jamais esquecer de quem são.

Há 17 anos o povo se reúne em Assembleia, rememora suas lutas, debate sobre os desafios atuais e traça pontos de atuação dentro do seu território e fora dele. A Assembleia Xukuru consegue reunir índios e não índios, doutores, juristas, membros de movimentos sociais e autoridades políticas. Estudantes universitários também sobem a serra para aprender com os povos nativos e testemunhar um modelo democrático de decisão.

Esse ano foi inaugurado o Espaço Mandaru, uma grande construção ecologicamente correta que irá abrigar todas as futuras assembleias. O totem do índio mostra que ali ocorre o encontro de guerreiros e guerreiras da paz, nascidos do sacrífico do Cacique Xikão, morto em holocausto a mando de fazendeiros que julgaram de forma equivocada que privando o cacique da vida fariam retroceder os Xukuru.

Xikão foi plantado para que do sangue dele nascessem novos guerreiros.

E isso tem se confirmado ano a ano.

No dia 20 de maio, concluída a Assembleia, os Xukuru realizam seu ato público, saindo da Aldeia São José, quando o cacique Marcos, o Pajuru, abre a porteira e profere sua palavra de ordem: “E diga ao povo que avance!” (Avançaremos, respondem com força os Xukuru) Milhares de índios a pé, a cavalo ou em motos e carros descem a Serra em direção à Pesqueira. Eles passam pelas ruas da cidade até chegarem ao local onde Xikão foi assassinado.

Passado e presente se encontram na construção do futuro dessa povo indígena. Não há lamentações e choro, eles não cabem no momento atual. O que há é a afirmação do povo indígena, reivindicações de direitos e mobilização popular.

Nesse ano a Assembleia condenou as reformas, a falta de diálogo e a politica contrária aos povos da floresta. Reconheceu-se que esse governo se coloca como inimigo dos mais pobres e que é preciso força para lhe resistir.

“Em cima de medo, coragem”, dizia o cacique Xikão.

Ao apontar para o futuro, sem medo e com o olhar altivo de quem sabe que a luta continua, o cacique Marcos fala ao seu povo e a todos que se opõe a injustiça e a perda de direitos:

_ E diga ao povo que avance!
Avançaremos!
Sem ódio e sem medo.
Avançaremos!
Sem nada a temer!

Avançaremos!

terça-feira, 23 de maio de 2017

Adrianno do Posto é rendido por bandidos e tem carro roubado na Serra do Tará

O jovem empresário e liderança local, Adrianno Galindo, conhecido como Adriano do Posto, foi rendido por elementos e teve o seu carro roubado quando voltava da cidade de Saloá.

Adrianno, um dos organizadores da Cavalgada dos Ventos, iria pegar materiais que sobraram do evento quando foi abordado.

O mesmo conseguiu encontrar pessoas de boa vontade e acionou a polícia. Segundo informações o carro foi recuperado em Venturosa em posse de um dos autores do furto.

Adrianno passa bem.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

PRIMEIRA CAVALGADA DOS VENTOS É SUCESSO DE PÚBLICO

A PRIMEIRA CAVALGADA DOS VENTOS, realizada na região serrana de Venturosa, contou com a participação de 250 cavaleiros inscritos e a presença de centenas de admiradores do esporte. O evento contou com a organização de Adrianno do Posto, Eraldo, Isaac, Cláudio do Sítio Pontais, Osmar Júnior, Leozinho, Geovane do Grotão e Ricardo de Mano.

Segundo Adrianno Galindo, popularmente conhecido como Adrianno do Posto, um dos principais objetivos foi reunir os amigos de municípios próximos como Pesqueira, Alagoinha, Caetés, Capoeiras e Venturosa e que amam e valorizam essa expressão da cultura sertaneja. 

Houve também uma homenagem a seu Domi, homem humilde e cavaleiro que partiu deixando saudades aos seus familiares e amigos.

A renda do evento será destinada a realização de ações sociais que beneficiem as regiões de Grotão e Pontais. Não faltou energia nem disposição dos participantes e daqueles que foram prestigiar o evento. Ao final foi servido feijoada para mais de 500 pessoas.

Se depender do público, a segunda Cavalgada dos Ventos já está confirmada.

IMAGENS DO EVENTO - Rede social











sábado, 20 de maio de 2017

DEPRESSÃO EM POUCAS PALAVRAS. Artigo do psicanalista Daniel Lima



O Blog publica com satisfação o novo artigo do psicanalista Daniel Lima. Dessa vez o tema abordado é o da depressão, tido por muitos como o "mal do nosso século" e que faz milhões de vítimas pelo mundo, muitas delas jovens e que acabam embarcando em jogos perigosos, como o da Baleia Azul. Mas o que é depressão? Como tratá-la? Aqui você terá informações importantes em uma linguagem objetiva e acessível. Uma boa leitura a todos!


Atualmente o padrão para uma vida ideal oscila e varia muito, pois não basta viver com equilíbrio e tranquilidade é preciso ter um sucesso financeiro ou profissional. As pessoas são valorizadas por suas posses, de modo que popularmente dizemos: “somos valorizados pelo que temos e não pelo que somos”. Sendo assim, muitos pensam que só serão felizes, valorizados e aceitos se estiverem de acordo com o modelo proposto. Então, ser feliz é praticamente uma obrigação social. Daí também o crescimento de distúrbios psíquicos como, por exemplo, estresse e depressão.

Historicamente, a depressão inicialmente foi falada pelos filósofos, como uma expressão de um mal funcionamento orgânico (disfunção da biles – amarela , preta, etc...) que denunciava um mal estar da “alma”, a palavra utilizada por eles tem origem no grego melano chole (melancolia), significando bílis negra. O termo depressão tem origem no latim depressare, do verbo deprimerede = para baixo; premere = pressionar. Descrita pela primeira vez no início do século 20, a depressão ainda hoje é confundida com tristeza, sentimento comum a todas as pessoas em algum momento da vida. A depressão é muito variada, e caracteriza-se por um conjunto de sintomas que interferem a capacidade de estudar, dormir, trabalhar, comer e até divertir-se. Todavia, alguns sintomas de depressão são bem significativos e devem estar presentes: humor deprimido, perda de interesse ou prazer. Estes sintomas predominam a maior parte do dia, no mínimo duas semanas, na maior parte dos dias. Em outras palavras, a depressão é caracterizada por uma tristeza duradoura, profunda e sem causa específica. Felizmente, novas intervenções aumentam as chances de que pessoa encontre as estratégias mais adequadas para seu caso.

Conhecida como Transtorno Obsessivo Maior, a depressão é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades por motivos diversos. A OMS (Organização Mundial de Saúde) apresentou dados em 2012 informando que a depressão afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas, cerca de 5% da população mundial. Estima-se que até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo, pois a pessoa deprimida deixa de produzir e tem a sua vida pessoal bastante prejudicada, pois fica bloqueada diante da vida sem estímulos, fazendo com que se engaiole em si próprio.

O tratamento psicanalítico da depressão é associado ao tratamento psiquiátrico e tem como objetivo facilitar o reencontro do sujeito consigo mesmo, pois o sujeito precisa reencontrar-se com os recursos psíquicos saudáveis que havia deixado de lado como a auto-estima, a capacidade de observação, a capacidade de expressar sentimentos, a perseverança e a capacidade de aprender a lidar com as experiências de frustração ou fracasso. Somente a partir da análise das repetições sintomáticas o sujeito poderá desenvolver possibilidades mais saudáveis de agir e reagir. O processo psicanalítico tem como levar o sujeito a analisar o emaranhado de fantasias e conflitos inconscientes que o envolveram e fizeram perder o contato com seus potenciais, colaborando para a reconstrução de uma autoimagem mais positiva.


Daniel Lima
Psicanalista

(87) 99210-5658

PREFEITURA DE VENTUROSA ANUNCIA PAGAMENTO DE SERVIDORES


A informação foi divulgada pelo amigo Francis Airon. O órgão responsável informou que o pagamento dos servidores referentes ao mês de maio seriam creditados nas contas a partir desse sábado, 2O de maio. Uma boa notícia para os servidores municipais.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

GLOBO ANUNCIOU RENÚNCIA QUE NÃO VEIO

Esse post tinha outro título.

MICHEL TEMER DECIDIU RENUNCIAR, DIZ O GLOBO


Mas a notícia a seguir não se confirmou.

O BLOG DO JORNALISTA RICARDO NOBLAT, em O Globo, divulgou agora há pouco que o presidente Michel Temer decidiu renunciar. O anúncio está sendo escrito e deve ser divulgado no início da noite.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Dem) já teria sido comunicado da decisão. Ele assumirá a presidência por 30 dias enquanto se organiza uma eleição indireta.

O texto do Noblat pode ser lido AQUI



OU O GLOBO OUVIU A FONTE ERRADA OU TEMER MUDOU DE IDEIA.

Pior para o Brasil, que ficará mergulhado na incerteza enquanto sua economia vai para o gargalo, o dólar dispara e as ações despencam.

Temer fica e o futuro some.

CIEL RODRIGUES MANDA RECADO PARA OS FÃS DE VENTUROSA

Publicidade



MUITA EXPECTATIVA para aquele que pode ser o show do ano em Venturosa. Marcando o seu retorno aos grandes eventos no município, a DB Produções, empresa do promotor de eventos Denildo Santos, tratá um dos artistas mais badalados do momento para se apresentar no Ginásio Municipal.

O cantor Ciel Rodrigues, a nova voz da sofrência, manda recado para os fãs de Venturosa e região e aguarda a presença de todos num show cheio de energia. 

O Apaixona Venturosa também traz a revelação Joelson Rodriques e o já conhecido Harry Estigado.

O evento promete abalar com as estruturas e trazer a DB produções de volta ao circuito dos grandes eventos regionais.

Você não pode perder.


quarta-feira, 17 de maio de 2017

BOMBA EM BRASÍLIA: TEMER PAGOU SILÊNCIO DE EDUARDO CUNHA E AÉCIO PEDIU DOIS MILHÕES A UM DOS DONOS DA JBS


Do O Globo

Na tarde de quarta-feira passada, Joesley Batista e o seu irmão Wesley entraram apressados no STF e seguiram direto para o gabinete do ministro Edson Fachin. Os donos da JBS, a maior produtora de proteína animal do planeta, estavam acompanhados de mais cinco pessoas, todas da empresa. Foram lá para o ato final de uma bomba atômica que explodirá sobre o país — a delação premiada que fizeram, com poder de destruição igual ou maior que a da Odebrecht. Diante de Fachin, a quem cabe homologar a delação, os sete presentes ao encontro confirmaram: tudo o que contaram à Procuradoria-Geral da República em abril foi por livre e espontânea vontade, sem coação.
É uma delação como jamais foi feita na Lava-Jato:
Nela, o presidente Michel Temer foi gravado em um diálogo embaraçoso. Diante de Joesley, Temer indicou o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para resolver um assunto da J&F (holding que controla a JBS). Posteriormente, Rocha Loures foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil enviados por Joesley. Temer também ouviu do empresário que estava dando a Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro uma mesada na prisão para ficarem calados. Diante da informação, Temer incentivou: "Tem que manter isso, viu?".
Aécio Neves foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley. O dinheiro foi entregue a um primo do presidente do PSDB, numa cena devidamente filmada pela Polícia Federal. A PF rastreou o caminho dos reais. Descobriu que eles foram depositados numa empresa do senador Zeze Perrella (PSDB-MG).
 
Joesley relatou também que Guido Mantega era o seu contato com o PT. Era com o ex-ministro da Fazenda de Lula e Dilma Rousseff que o dinheiro de propina era negociado para ser distribuído aos petistas e aliados. Mantega também operava os interesses da JBS no BNDES.
Joesley revelou também que pagou R$ 5 milhões para Eduardo Cunha após sua prisão, valor referente a um saldo de propina que o peemedebista tinha com ele. Disse ainda que devia R$ 20 milhões pela tramitação de lei sobre a desoneração tributária do setor de frango.
Pela primeira vez na Lava-Jato foram feitas "ações controladas", num total de sete. Ou seja, um meio de obtenção de prova em flagrante, mas em que a ação da polícia é adiada para o momento mais oportuno para a investigação. Significa que os diálogos e as entregas de malas (ou mochilas) com dinheiro foram filmadas pela PF. As cédulas tinham seus números de série informados aos procuradores. Como se fosse pouco, as malas ou mochilas estavam com chips para que se pudesse rastrear o caminho dos reais. Nessas ações controladas foram distribuídos cerca de R$ 3 milhões em propinas carimbadas durante todo o mês de abril.
Se a delação da Odebrecht foi negociada durante dez meses e a da OAS se arrasta por mais de um ano, a da JBS foi feita em tempo recorde. No final de março, se iniciaram as conversas. Os depoimentos começaram em abril e na primeira semana de maio já haviam terminado. As tratativas foram feitas pelo diretor jurídico da JBS, Francisco Assis e Silva. Num caso único, aliás, Assis e Silva acabou virando também delator. Nunca antes na história das colaborações um negociador virara delator.
A velocidade supersônica para que a PGR tenha topado a delação tem uma explicação cristalina. O que a turma da JBS (Joesley sobretudo) tinha nas mãos era algo nunca visto pelos procuradores: conversas comprometedoras gravadas pelo próprio Joesley com Temer e Aécio — além de todo um histórico de propinas distribuídas a políticos nos últimos dez anos. Em duas oportunidades em março, o dono da JBS conversou com o presidente e com o senador tucano levando um gravador escondido — arma que já se revelara certeira sob o bolso do paletó de Sérgio Machado, delator que inaugurou a leva de áudios comprometedores. Ressalte-se que essas conversas, delicadas em qualquer época, ocorreram no período mais agudo da Lava-Jato. Nem que fosse por medo, é de se perguntar: como alguém ainda tinha coragem de tratar desses assuntos de forma tão desabrida?
Para que as conversas não vazassem, a PGR adotou um procedimento inusual. Joesley, por exemplo, entrava na garagem da sede da procuradoria dirigindo o próprio carro e subia para a sala de depoimentos sem ser identificado. Assim como os outros delatores.
Ao mesmo tempo em que delatava no Brasil, a JBS mandatou o escritório de advocacia Trench, Rossi e Watanabe para tentar um acordo de leniência com o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ). Fechá-lo é fundamental para o futuro do grupo dos irmãos Batista. A JBS tem 56 fábricas nos EUA, onde lidera o mercado de suínos, frangos e o de bovinos. Precisa também fazer um IPO (abertura de capital) da JBS Foods na Bolsa de Nova York.
Pelo que foi homologado por Fachin, os sete delatores não serão presos e nem usarão tornozeleiras eletrônicas. Será paga uma multa de R$ 225 milhões para livrá-los das operações Greenfield e Lava-Jato que investigam a JBS há dois anos. Essa conta pode aumentar quando (e se) a leniência com o DoJ for assinada. 

BOMBEIROS COMBATEM INCÊNDIO NA FEIRA DA SULANCA DE CARURARU

O Corpo de Bombeiros combateu um incêndio na Feira da Sulanca de Caruaru, no Agreste pernambucano, na noite desta terça-feira (16). Pelo menos três viaturas, com 12 militares, foram enviadas ao local, que fica na área central da cidade. Dois carros-pipa também foram usados na ocorrência. Não houve registro de feridos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 21h30 e o fogo foi controlado às 23h30, mas uma equipe permaneceu no local para fazer o rescaldo. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) também acionada para realizar o desligamento do sistema elétrico da feira.

Os bombeiros informaram que a ação rápida das equipes evitou a propagação do incêndio. Ainda não foi possível precisar a extensão dos danos, mas já se sabe que dez boxes foram danificados. Uma equipe da Defesa Civil de Caruaru foi ao local  para avaliar a estrutura afetada pelo incêndio. 

A feira, que vende roupas e materiais de corte e costura, não estava em funcionamento na hora do acidente. O Corpo de Bombeiros não soube informar o que motivou o incêndio. A Polícia Civil deve investigar o caso. A expectativa é que a parte do comércio não afetada pelas chamas funcione normalmente nesta quarta (17).


terça-feira, 16 de maio de 2017

20ª Marcha dos Prefeitos pedirá renegociação de dívidas previdenciárias

Com pautas que passam por diversos temas da administração municipal e de sua relação com os demais entes federados, a 20ª Marcha Nacional dos Prefeitos começa nesta terça-feira (15). A necessidade de mais financiamento é uma das principais reivindicações do evento, que reunirá em Brasília, ao longo da semana, milhares de prefeitos.

Como ocorre todos os anos, os administradores municipais apresentam demandas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O parcelamento das dívidas previdenciárias é um dos tópicos prioritários no Congresso Nacional, mas que poderá ser resolvido em conjunto com o governo federal. Entidades como a Confederação Nacional de Municípios (CNM) defendem a revisão dos débitos previdenciários, já que, de acordo com ela, há cobranças indevidas a despeito de decisão recente do Supremo Tribunal Federal.

Segundo o presidente do órgão, Paulo Ziulkoski, a questão está prestes a ser solucionada. "O endividamento previdenciário é um dos pontos que vão ser abordados [durante a marcha], seguramente por meio de uma medida provisória [editada pelo governo]. Estamos construindo a forma e o conteúdo em que ela vai ser editada", afirmou à Agência Brasil.

As dívidas são ampliadas, segundo os municipalistas, com a cobrança "indevida" de contribuições previdenciárias sobre verbas de natureza indenizatória por decisões do Superior Tribunal de Justiça.

Também entre os parlamentares será feito um trabalho de convencimento, não apenas nesta semana, para que derrubem o veto do presidente Michel Temer à redistribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre algumas movimentações. Ao vetar a medida, o Planalto impediu a redistribuição aos municípios dos recursos arrecadados em operações de cartões de crédito e débito, de arrendamento mercantil e de serviços de saúde.

"Ao retirar os principais artigos da lei apresentada pelo Congresso, o veto impede a redistribuição de R$ 6 bilhões de ISS por ano aos municípios, concentrando anda mais essa receita na mão de poucos", diz o documento com as pautas prioritárias da marcha.

Para Ziulkoski, como a sessão do Congresso ainda não foi convocada, o trabalho das entidades continuará nas próximas semanas. "Estamos trabalhando com os parlamentares. Já temos, acredito, uma ampla maioria para derrubar o veto", afirmou.

Receber ajuda para o pagamento do Piso Nacional do Magistério está também entre as principais solicitações dos prefeitos ao Poder Executivo. Sancionada em 2008, a lei que estipula um salário mínimo para os professores em início de carreira prevê que o governo federal coopere tecnicamente com os municípios. De acordo com a CNM, é preciso haver um complemento para a garantia do piso.

O financiamento é a principal pauta das reivindicações também em outras áreas. Os participantes da marcha vão pedir os reajustes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do atual incentivo para custeio das unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

LIBERADA AÇÃO QUE PODE CASSAR DIREITOS DE DILMA E AFASTAS MICHEL TEMER DO CARGO DE PRESIDENTE

O Ministro Herman Benjamin liberou nesta segunda-feira (15) para julgamento a ação que visa cassar a chapa formada pelo presidente Michel Temer e pela ex-presidente Dilma Rousseff no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caberá agora ao presidente da Corte, Gilmar Mendes, marcar uma data para análise do processo no plenário, composto por sete ministros.
Além das alegações finais pelas partes, também já foi juntado ao processo o parecer final do Ministério Público, que pede a cassação do mandato de Temer e a inegibilidade de Dilma por oito anos.
Relator do caso, Benjamin compôs um novo relatório, levando em conta novos depoimentos prestados pelo ministro Guido Mantega e pelo casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura.
A ação contra Dilma e Temer, de autoria do PSDB, começou a ser julgada no início de abril, mas foi interrompida para a realização de mais depoimentos.
A acusação aponta abuso de poder político e econômico na disputa, sobretudo com uso de recursos desviados da Petrobras para abastecer a campanha.
A defesa de Dilma diz que as doações para a campanha foram aprovadas pelo próprio TSE e que partiram de empresas que também doaram ao candidato do PSDB, Aécio Neves.
A defesa de Temer alega que ele não teve participação na captação de recursos e pede a separação de condutas, livrando-o da punição de perda de mandato.
O PSDB também defende uma punição somente para Dilma por não ver envolvimento direto de Temer nas suspeitas.


segunda-feira, 15 de maio de 2017

Segundo O Globo, Michel Temer empregaria babá de Michelzinho como funcionária de gabinete


De acordo com o jornal O Globo, ela estaria lotada no Gabinete de Informação em Apoio à Decisão (Gaia). Seu salário é de R$ 5.194 mensais
O presidente Michel Temer (PMDB) se viu diante de uma polêmica envolvendo o Planalto e uma suposta funcionária que trabalha cuidando seu filho Michelzinho. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, em O Globo, o Planalto emprega a babá Leandra Brito como assessora do Gabinete de Informação em Apoio à Decisão (Gaia), órgão responsável por municiar o presidente da República com dados para a tomada de decisão.

Segundo a publicação, Leandra diz não ser babá do menino, mas também não soube precisar o que faz no Palácio.

Além disso, ela dá expediente no Palácio do Jaburu ou em viagens da família. Leandra recebe R$ 5.194 mensais, fora as diárias referentes às viagens.


O Palácio do Planalto afirma que a funcionária está sendo transferida do Gaia para a equipe que serve à família Temer. A mudança ainda não teria acontecido por questões burocráticas.

LULA NÃO ATRIBUIU "CULPA" DO TRIPLEX À DONA MARISA

O texto é de Janio de Freitas, um dos mais importantes jornalistas do país, e foi publicado na Folha de São Paulo.

 Os procuradores que acusam Lula na Lava Jato não ficaram satisfeitos com o resultado do interrogatório feito pelo juiz Sergio Moro. E o que vem agora não lhes promete melhor apoio à acusação: a defesa pede uma perícia financeira para constatar a que patrimônios o apartamento de Guarujá já pertenceu e pertence.
A frustração dos procuradores sobressai da nota que emitiram sobre o interrogatório. As "diversas contradições" de Lula encontradas pela acusação têm três referências. Uma é a "imputação de atos à sua falecida esposa"; outra é "sua relação com pessoas condenadas pela corrupção na Petrobras"; por fim, é "a ausência de explicação [por Lula] sobre documentos encontrados em sua residência".
Nenhuma das três alegações expõe contradição. Além disso, e a começar da última, documentos apócrifos não servem nem para comprovar que estavam onde a acusação diz tê-los encontrado. A segunda alegação precisou ser ainda mais vaga: "relação com pessoas condenadas".
Que relação? Muita gente tem "relação" com corruptos da Petrobras, sem que isso as implique em ilegalidades. Os autores da nota não se sentiram com elementos para indicar o tipo de relação, o que mais expõe fragilidade do que segurança.
Por uma experiência pessoal, vou na contramão da ideia, difundida pela imprensa/TV e adotada como "contradição" na Lava Jato, de que Lula necessariamente valeu-se da morte de Marisa Letícia para lhe fazer imputações.
Pouco depois da disputa eleitoral de Lula e Collor, André Singer me convidou para escrever a apresentação do seu livro-álbum "Sem Medo de Ser Feliz - Cenas de Campanha". Dei ao pequeno texto o título "A estrela de Lurian", filha da primeira companheira de Lula e atingida pelas acusações pagas de sua mãe a seu pai. Levado à casa de Lula um dos primeiros exemplares, Marisa quis vê-lo. A menção a Lurian enfureceu Marisa, que ali mesmo proibiu a distribuição do livro. Não precisei estar lá para saber que Lula, diante da nova cena, manteve absoluta passividade.
Voluntariosa, autoritária, a partir dali Marisa me fez atentar para muitas confirmações da sua tendência, necessidade talvez, de afirmação. Seriam bem coerentes com esse temperamento tanto a iniciativa de negociações por um apartamento, como a posterior insistência contra a recusa de Lula. Nenhum dos ingredientes domésticos desse enredo nos é alheio, por vê-los ou vivê-los.
A perícia pedida pela defesa de Lula já existe. Feita, no essencial, pela Lava Jato. A Polícia Federal não foi mandada à casa e ao instituto de Lula senão para buscar documentos não encontrados na papelada da OAS, para confirmar o presente de um apartamento em retribuição a contratos na Petrobras.
Com Marisa ainda saudável, os mesmos que apontam a exploração de sua morte publicaram, como vazamentos e entrevistas, esta informação agora relegada: a compra e pagamento por Marisa, em uma cooperativa de bancários, de cotas de um futuro imóvel. Negócio não concluído, pretendendo Marisa a devolução dos dois mil e tal que pagou.


Se a Lava Jato silencia sobre suas verificações, é porque não a favorecem. O que torna provável a recusa, por Sergio Moro, da perícia pedida. Nela está, no entanto, a possibilidade de esclarecer, em definitivo, se houve, compra, presente ou nada disso.

sábado, 13 de maio de 2017

EX-PREFEITO DE ALAGOINHA - PE, MAURÍLIO ALMEIDA, TEM CONTAS REJEITADAS PELO TCE

 

A Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio nesta terça-feira (04) recomendando à Câmara Municipal de Alagoinha a rejeição das contas do ex-prefeito Maurílio de Almeida Silva relativas ao exercício financeiro de 2014.
O relator do processo foi o conselheiro substituto, Ricardo Rios, que fez também 11 determinações ao atual prefeito, sob pena de aplicação de multa, entre elas ajustar os gastos do município à Lei de Responsabilidade Fiscal, substituir servidores temporários por concursados, elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e obedecer às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.
Notificado, o então prefeito apresentou defesa que foi confrontada pelo relator à luz do relatório de auditoria, remanescendo as seguintes irregularidades: abertura de créditos adicionais ao orçamento no valor de 40% do que foi fixado pela Lei Orçamentária Anual, queda na arrecadação de receitas tributárias próprias relativas ao ISS (-24,71%) e à cobrança da dívida ativa (-22,5%) em relação a 2013, informações prestadas ao SAGRES em desconformidade com os dados da prestação de contas, grande quantidade de servidores terceirizados, despesa com pessoal acima do limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e não cumprimento das normas de transparência e gestão fiscal.
Ricardo Rios determina também em seu voto, referente ao processo TC n. 15100047-5, que a Coordenadoria de Controle Externo do TCE acompanhe o cumprimento das obrigações que impôs à prefeitura para que as irregularidades não mais se repitam.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

COLUNA DE SEXTA - UM ANO TEMEROSO


O presidente Temer está há um ano no cargo máximo do Executivo da República Federativa do Brasil.

Ele chegou ao poder após o impedimento de Dilma Rousseff. Ainda hoje há discussões acirradas sobre a forma que esse impedimento foi conduzido: foi golpe ou não? Se está previsto na lei não pode ser golpe, dizem alguns. O espetáculo grotesco da votação, as chantagens de Eduardo Cunha, os áudios de Romero "estacar a sangria" Jucá, não deixam dúvidas: foi golpe parlamentar travestido por um regimento legal.

Por que falar de Dilma Rousseff? Ora, porque a esperança de muitos dos que apoiaram aquela lambança dos deputados (por meu neto, por minha filha, pelo prefeito de Montes Claros que acabou preso no dia seguinte) era de que o país melhorasse com a saída daquela que indagava sobre o que é uma ponte e saudava a nobre mandioca.

E o Brasil melhorou?

A inflação está aparentemente sobre controle. Mas não ignorem que temos 14 milhões de pessoas sem emprego. O que mantém a inflação baixa são duas coisas que massacram nosso povo: recessão e desemprego, que empurram o consumo para baixo e mantém o dragão inflacionário acorrentado.

Temer disse que enxugaria o Estado. Deu aumentos astronômicos para o judiciário, manteve a variedade quase infinda de ministérios e nomeou corruptos para o seu governo. Foi citado na Lava Jato? Não se preocupe, titio Temer te dá ares de Ministro e foro privilegiado. Claro que o pau que deu em Lula não alcançou Moreira Franco. Nem a Globo nem Gilmar Mendes tiveram a mesma opinião nos dois casos.

O presidente Temer disse que não teria medo de tomar medidas impopulares.

E elas vieram. Reformas que não foram debatidas nem explicadas a sociedade e jogaram nas costas dos pobres o desgoverno de Dilma, a corrupção de setores do PMDB e do PT, o aumento do judiciários e os favores financeiros para o legislativo.

A Reforma Trabalhista interessa a patrões e se gerar empregos serão ocupações com menores salários e sem segurança jurídica para muitos trabalhadores.

A Reforma da Previdência vai condenar os mais pobres a trabalhar mais tempo, dificultar seu acesso a benefícios e retirar parte de sua renda caso não cumpram o tempo mínimo de contribuição. Juízes, promotores, deputados e senadores ficaram de fora da conta, caso queiram saber.

E tudo isso em apenas um ano de governo.

O Brasil melhorou? Depende de qual andar do prédio você ocupa. Para os que moram na cobertura nunca esteve tão bom.

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...