QUEIJO VENTUROSA, do empresário Uziel Valério - 2º lugar no Queijo de Manteiga |
Queijo Nobre, recebeu o primeiro lugar na categoria Queijo Coalho |
Participaram da competição 14 laticínios, sendo três premiados na categoria queijo manteiga e três agraciados na modalidade queijo coalho artesanal. O empresário Romildo Albuquerque, da fábrica Leite Nobre, de Venturosa, no Agreste Meridional, ficou com o primeiro lugar em queijo coalho. Ele ressaltou o ineditismo do concurso: “Eu só tenho que agradecer à Assembleia por essa iniciativa. Todos nós ficamos cada vez mais motivados, e é disso que a gente necessita, desses estímulos, desse tipo de evento para que a gente consiga cada vez mais avançar”.
Laticínio Luiza, de Leidisvaldo de Almeida foi um dos destaques da premiação. |
Ainda na categoria queijo coalho, ficou com o segundo lugar o Laticínio Luíza e, em terceiro, o Queijo Nobre. As duas produtoras são da cidade de Venturosa. O melhor queijo manteiga da competição foi o da Vale Lac, fábrica sediada no município de Pedra, Agreste Meridional. Em segundo lugar, foi premiado o Laticínio Venturosa, e o terceiro melhor queijo manteiga foi o do Laticínio Luiza.
O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Claudiano Martins Filho(PP), elogiou a qualidade das queijarias de Pernambuco: “Eu não tenho dúvidas de que o melhor queijo coalho do Brasil está em Pernambuco, e o governador Paulo Câmara está incentivando cada produtor a fazer sua fábrica, apoiando uma lei de minha autoria beneficiando miniqueijarias artesanais do Estado”. Tramita na Assembleia um projeto de Claudiano para modernizar a lei, também de autoria do parlamentar, que simplifica o processo de licença sanitária para laticínios de pequeno porte.
Durante o evento, Guilherme Uchoa também sinalizou o apoio do Poder Legislativo aos criadores e produtores rurais: “Pernambuco demonstra a sua vocação para a bacia leiteira e para a agricultura familiar, visando manter o homem vinculado a terra”.
O parlamentar recebeu documento assinado por várias entidades, incluindo a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e a Sociedade Nordestina dos Criadores, exigindo maior fiscalização sanitária de fábricas que estariam adulterando produtos usando misturas que simulam leite para produzir iogurtes, bebidas lácteas, leite pasteurizado e outros alimentos. O secretário de Agricultura, Wellington Batista, informou que a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) está com toda a disposição para evitar a “invasão” de produtos que prejudiquem a bacia leiteira do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores