quarta-feira, 2 de maio de 2018

COLUNA DE TERÇA: MAIO FOI INICIADO APÓS INAUGURAÇÕES, EVENTOS PARA O TRABALHADOR E MOVIMENTAÇÕES POLÍTICAS

Eudes Tenório - Imagem de Nilton Santos, NF Stúdio

INAUGURAÇÕES EM VENTUROSA - As últimas notas de abril foram marcadas por grandes inaugurações em Venturosa. O prefeito Eudes Tenório entregou para a população as praças reformadas da Avenida Capitão Justino Alves e as obras asfálticas do centro da cidade. Na ocasião foi realizado um jantar para receber os deputados apoiados por ele. O deputado estadual Joaquim Lira e o deputado federal Sebastião Oliveira se fizeram presentes e foram acolhidos pelo prefeito, a primeira dama do município, Sanja Kátia, o vice-prefeito Iterbo Galindo e várias lideranças políticas, incluindo secretários e servidores municipais. O evento também mostra a união do grupo governista em torno de um projeto comum.

Eudes tem se mostrado ao longo do tempo não apenas um administrador competente, mas um político habilidoso como poucas vezes a cidade conheceu. Sobre sua liderança o grupo verde-amarelo se fortaleceu ao longo dos anos e se mantém coeso para as eleições desse ano.

Dos candidatos apoiados por Eudes, o que representa um maior desafio para a transferência de votos é Sebastião Oliveira. Mesmo tendo destinado emendas parlamentares para Venturosa, muitos eleitores não esquecem que o deputado votou à favor do presidente Michel Temer por duas vezes, impedindo que ele fosse investigado. 

Joaquim Lira, natural de Vitoria de Santo Antão e eleito pela primeira vez em 2014 tem se revelado um político atuante e promissor. Não será difícil para o grupo governista transferir votos para o deputado que se mantém trabalhando por Venturosa desde o mandato do ex-prefeito Ernandes Albuquerque.




Por falar no ex-prefeito, ele também se fez presente no evento. Ernandes mantém forte capital político em Venturosa e já demonstrou ser uma liderança que pensa no grupo acima de seus projetos pessoais. No PR municipal é nome forte para qualquer cargo ou composição de chapa. 

A festa organizada pelo poder municipal, tendo como atração principal as cantoras Silvana e Paulinha adentrou a madrugada, dando boas-vindas ao mês de maio.


Organizadores do II Torneio do Trabalhador - Fonte: internet


TORNEIO DO TRABALHADOR. Pelo segundo ano consecutivo a AMAV - Amigos Associados de Venturosa, realizou o torneio do trabalhador. O segundo torneio do trabalhador foi realizado na Arena Juventude e contou com a participação de 38 equipes. Foram entregues troféus e prêmios em dinheiro para as equipes vencedoras. A AMAV é uma entidade sem fins lucrativos e que conta com a participação de populares e comerciantes locais, tendo se destacado desde sua criação na realização de eventos esportivos, culturais e de caráter social. O torneio fez parte das festividades pelo dia do trabalhador. Na foto estão o Presidente - Thiago dos Santos Zacarias, o vice-presidente Adrianno Alexandre Galindo Bezerra e a primeira tesoureira Adriana Alves de Oliveira.  

O FATOR LULA X O FATOR TEMER. Nas eleições desse ano fica claro o peso dos cabos eleitorais para o povo pernambucano. Tomando como base a última pesquisa Datafolha, a primeira a analisar cenários sem a presença de Lula, ficou claro que seu poder de transferência de votos ainda é grande. A mesma pesquisa mostrou que o atual presidente não desfruta desse prestígio e sim de rejeição. Candidatos ligados direta ou indiretamente a Temer podem sofrer antipatia por parte do eleitorado. Pelo cenário atípico dessas eleições o poder de transferência de votos das lideranças locais será testado com mais força. Do mesmo modo, quem apoiar candidatos apontados por Lula não poderão se gabar como gostariam do seu possível sucesso nas urnas. O grande eleitor desse ano, até o momento, será o ex-metalúrgico e condenado político Luís Inácio Lula da Silva.

OPOSIÇÃO SEGUE DIVIDIDA. Assim como em Pernambuco, a oposição em Venturosa segue dividida na composição dos palanques para eleição desse ano. Os votos de sua base eleitoral correm o risco de ser pulverizados entre os vários candidatos apontados. O termômetro acionado esse ano para medir as eleições municipais pode ficar desregulado por todos os fatores apontados nessa coluna.

Em ano em que a população parece cansada de corrupção, apresentar candidatos que foram acusados ou processados por mal-versação do dinheiro público será outra pedra no sapato de algumas lideranças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...