terça-feira, 22 de maio de 2018

NOTAS SOBRE A POLÍTICA EM VENTUROSA


ADRIANNO DO POSTO SE GABARITA PARA LIDERAR O PARTIDO VERMELHO

Adrianno entre o Eriberto Medeiros e Marcantônio Dourado - Fonte: rede social

Adrianno Alexandre Galindo, empresário e sócio do Auto posto União, o que lhe rendeu o apelido de Adrianno do Posto, tem galgado os degraus que podem lhe render o papel de líder do grupo político Novo Vermelho. Embora jovem, Adrianno tem protagonizado ações que traduzem seu espírito empreendedor, um olhar voltado para os interesses da população e um forte senso de liderança.

Despontou no cenário político após atuar na coordenação da última campanha para prefeito do partido e não se afastou das bases, pelo contrário, mediou soluções de problemas, como no caso da reunião entre Polícia Militar e Queijeiros, colaborou com projetos sociais e tem sido bem recebido nos eventos de que participa, como a segunda cavalgada dos ventos.

Como uma das lideranças do grupo, se esforçou para que parte do grupo se mantivesse fiel ao deputado Marcoantônio Dourado, que permaneceu com partido nos seus momentos mais difíceis. Seu estilo não é o dos holofotes, quando se pronuncia é por meio de falas pontuais. Esse comportamento tem conquistado a confiança de boa parte das bases do grupo a que pertence e despertado admiração de quem não vota tradicionalmente nesse espectro político. É possível que quando a hora se apresente, Adrianno se sagre como o nome do Novo Vermelho para as eleições municipais.

ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL - A eleição da mesa diretora não trouxe grandes surpresas. O presidente é o vereador João Henrique, apontado pelo grupo governista que tem ampla maioria dos assentos do legislativo municipal. Talvez a maior surpresa de todas tenha sido o voto do vereador Nêgo da Fazenda, eleito pela oposição e votando com a situação. 

VOTOS EM DEPUTADOS NÃO SERVIRÃO COMO TERMÔMETRO PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS - É tradição observar a votação dos deputados apoiados por políticos como um indicativo de como será a eleição municipal. Dessa vez essa votação pode não servir como indicativo da força dos grupos. Enquanto o grupo governista segue quase coeso em torno das candidaturas de Joaquim Lira e Sebastião Oliveira, as oposições se dividem mais uma vez com arranjos inusitados. O deputado João Eudes, por exemplo, deverá ser apoiado por lideranças oposicionistas e por vereadores da oposição e da situação. Há o caso de cidadãos atuantes na política que devem pedir votos para outros deputados que não são apoiados por nenhum dos blocos no objetivo de renovar a política estadual ou atuar em locais ignorados pelas forças tradicionais. Com essa pulverização não será possível medir com clareza a força das lideranças já conhecidas de transferir votos, fora o fator Temer que deve dificultar a vida de alguns políticos. 

Aqueles que tentarem avaliar a força política do atual prefeito ou de seus opositores levando em conta unicamente o resultado das eleições desse ano pode cometer grandes erros em suas análises. 


Eudes, Iterbo e Ernandes. 
EUDES CONTINUA FORTE EM VENTUROSA. 

O prefeito Eudes é o político por excelência. Além de saber conduzir a administração do município como poucos de sua época, consegue manter o seu grupo unido em torno de um projeto. Não é a toa que exerce o seu terceiro mandato, não é sorte, é fruto do modo como ele se relaciona com suas bases e do modelo de gestão que ele adotou no município. Após as recentes inaugurações e pequenas movimentações o Bacurau já conseguiu reverter problemas que apareciam em seu caminho.

ERNANDES SE MANTÉM NA MEMÓRIA DOS ELEITORES. O ex-prefeito Ernandes Albuquerque continua vivo na memória dos eleitores. Após concluir seu mandato com grande aprovação, Ernandes da Farmácia é lembrado com carinho e admiração por muitos e deve engrossar as fileiras do grupo verde e amarelo nessa eleição. O modo como é aceito o mantém vivo no cenário político e apto para compor chapas ou ocupar cargos num futuro próximo.

COM TODAS AS POSSÍVEIS FALHAS AS PESQUISAS AINDA APONTAM O MELHOR CAMINHO. Pesquisas de intenção de voto não decidem o resultado das eleições, mas revelam o pensamento do povo em um determinado momento. Nesse caso, o melhor caminho para interpretar para onde sopra a nuvem política é a pesquisa. Ele deve ser periódica e trazer em seu questionário questões que permitam avaliar todo o cenário e não apenas a intenção de voto. Quem sabe interpretar o que elas dizem sempre estará à frente de quem aguarda que seus resultados sejam vazados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...