segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A ESQUERDA FOI DERROTADA NAS ELEIÇÕES.

O resultado das eleições municipais mostra algo que os apaixonados ainda não conseguem ou não querem ver: o povo referendou o impeachment de Dilma. O golpe parlamentar que apeou a presidenta do poder não é mais golpe, do ponto de vista eleitoral.

Na escolha da maioria dos brasileiros o país tornou-se mais conservador e inclinado à direita. O ciclo do PT chegou ao fim, não venceu nem no seu berço, o grande ABC paulista. Mesmo candidatos com bons mandatos, como o ex-prefeito João Paulo, não se mantiveram de pé ao final da disputa. O PT só conseguiu uma capital. Isso mesmo, uma!

Não se pode culpar apenas o tratamento dado pela mídia, que criminalizou a sigla e a tornou sinônimo de corrupção, mas do projeto de poder que o próprio partido implantou e de como muitos de seus políticos se comportaram, fazendo com que muitos brasileiros encarem a sigla como sinônimo de corrupção.

O Brasil é uma frágil democracia, mas é uma democracia. Em todo país o número de abstenções, votos brancos e nulos foi altíssimo. No Rio de Janeiro chegou a superar a quantidade de votos do candidato eleito. Isso é um recado do povo para seus políticos, mas só o recado não bastará para mudar as estruturas desse país.

Se os pobres elegeram os ricos com seu discurso de cortes e redução da participação do Estado, deve-se pensar que os mais pobres estão dispostos a abrir mão de direitos desde que tenham emprego e renda. Deve-se pensar que o brasileiro médio é conservador e pensa na ótica de Maquiavel, que afirmou desde o começo da renascença que homens esquecem mais rápido da perda de um parente que de um prejuízo financeiro.

A esquerda deve sentar e realizar o exercício da autocrítica. O discurso de culpar apenas a cobertura parcial da imprensa não o exime do fato de que essa cobertura parcial mostra delitos reais. O povo quer uma saída rápida para a crise e não percebe que ainda dá para ir mais fundo no poço em que todos estamos. Os partidos que compõe a base do governo do presidente Temer influenciarão 81% do eleitorado do país e isso poderá influenciar e muito o resultado de 2018.


Esses dois anos vão mostrar a quê a direita está vindo. Os direitos sociais e trabalhistas serão atingidos, a PEC 241 já foi para o Senado e deve ser aprovada lá, podendo causar grandes prejuízos ao país a longo prazo, mas mesmo diante de tudo isso, a força da esquerda foi reduzida. Parece que o povo repete a frase da esfinge: “Decifra-me ou te devoro”.

domingo, 30 de outubro de 2016

É POSSÍVEL PUNIR LULA E SE CALAR SOBRE JOSÉ SERRA?


247 – Os mais de 300 anexos da delação premiada da Odebrecht criaram um problema de difícil solução para a arquitetura final da Operação Lava Jato, que parecia ser a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "chefe do petrolão", após a derrubada da presidente Dilma Rousseff, e um certo perdão ao restante do sistema político, que seria acusado "apenas" de caixa dois.
O problema maior reside na desproporção das acusações contra Lula e seus adversários. Nas denúncias que já enfrenta, Lula é acusado de se beneficiar de reformas em dois imóveis que, segundo os registros imobiliários competentes, não lhe pertecem: o sítio em Atibaia (SP) e o apartamento no Guarujá (SP).
José Serra, por sua vez, foi apontado como beneficiário de uma conta secreta na Suíça onde foram depositados R$ 23 milhões – repita-se VINTE E TRÊS MILHÕES DE REAIS, hoje equivalentes a TRINTA E QUATRO MILHÕES e meio de reais. Mais do que simplesmente acusar, a Odebrecht pretende entregar os recibos dos depósitos, feitos por intemédio de dois operadores do PSDB: Márcio Fortes e Ronaldo Cezar Coelho.
Evidentemente, se tal acusação tivesse sido dirigida contra Lula, a conta já teria tido seu sigilo quebrado e exposto no Jornal Nacional e os operadores estariam presos. Contra Serra, o tema mereceu uma nota na revista Época e, até agora, nada no JN.
Ainda assim, como a população se dá conta da seletividade da mídia e de parte do poder Judiciário, Lula continua crescendo nas pesquisas. Um dos motivos para explicar esse cenário, de acordo com o sociólogo Marcos Coimbra, da Vox Populi, "é a crescente percepção de seletividade na campanha que contra ele movem partes do Judiciário, do Ministério Público e da grande imprensa." (saiba mais aqui)
Ou seja: no cenário atual, seria absolutamente incompreensível para a sociedade prender Lula sem que antes Serra e os beneficiários da conta suíça do PSDB fossem minimamente incomodados. E também seria inexplicável condenar Lula a toque de caixa, em duas instâncias, para que ele fosse retirado da disputa presidencial de 2018, permitindo que Serra, com conta em paraíso fiscal, continuasse a representar o Brasil no palco global como ministro das Relações Exteriores.

GRUPO POLÍTICO NOVO VERMELHO SE REÚNE PARA TRAÇAR METAS E FORTALECER PROJETOS

O GRUPO POLÍTICO NOVO VERMELHO, formado pelas lideranças políticas que reorganizaram o partido oposicionista na última eleição municipal se reuniu na última sexta-feira (29) para analisar os resultados da última eleição e debater o seu projeto político para a cidade. O grupo entende que é preciso estar próximo das pessoas e que a política pede renovação de posturas e projetos.

O mesmo se coloca como uma oposição responsável pelo bem do povo de Venturosa, o que a diferencia de outros momentos, onde lideranças do passado foram capazes de apostar no quanto pior melhor. Para a democracia o papel de uma oposição responsável é necessário e sadio como instrumento de regulamentação do poder e contraponto no debate de ideias e projetos.

Mesmo tendo encolhido em representatividade na última eleição, com apenas três vereadores eleitos, o grupo está animado com a perspectiva de percorrer um novo caminho.

GRUPO VERDE AMARELO REALIZA "FESTA DA VITÓRIA" EM VENTUROSA

O GRUPO POLÍTICO GOVERNISTA, intitulado verde-amarelo, realizou ontem a sua "festa da vitória". O evento ocorreu na praça de eventos do município e contou com a participação de milhares de pessoas. Entre as autoridades e lideranças presentes estiveram o prefeito eleito do município, Eudes Tenório Cavalcanti, o prefeito em exercício, Ernandes Albuquerque e o vice-prefeito Iterbo José Galindo.

Se apresentaram os artistas locais Djair, Valdo de Venturosa, Joelson Rodrigues, além de Maciel Kuré e os Virados. O grupo governista celebrou a vitória do prefeito Eudes Tenório e sua condução para o terceiro mandato.

Essa festa marca o fim das manifestações partidárias de 2016. O terceiro mandato ainda não começou, mas já gerou muitas expectativas no município. A maioria dos venturosenses espera não apenas a continuidade do modelo de gestão iniciado por ele há 12 anos atrás, mas inovação no serviço público. Mais que grandes eventos, Venturosa precisa de estrutura para um crescimento contínuo e sustentável.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

ONU ACEITA RECURSO DE LULA SOBRE VIOLAÇÕES DE SUAS GARANTIAS NO BRASIL

(BRASIL 247) A defesa do ex-presidente Lula informa em nota nesta quarta-feira 26 que "o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos informou que o comunicado individual feito em julho em defesa do ex-presidente passou por um primeiro juízo de admissibilidade e foi registrado perante aquele órgão".
Além disso, o governo brasileiro foi intimado a apresentar 'informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação' no prazo de dois meses". O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, lembra que, na peça protocolada em Genebra, "foram listadas violações ao Pacto de Direitos Políticos e Civis, adotado pela ONU, praticadas pelo juiz Sergio Moro e pelos procuradores da Operação Lava-Jato contra Lula".
"Avançamos mais um passo na proteção das garantias fundamentais do ex-Presidente com o registro de nosso comunicado pela ONU", afirma o advogado. "É especialmente importante saber que, a partir de agora, a ONU estará acompanhando formalmente as grosseiras violações que estão sendo praticadas diariamente contra Lula no Brasil", diz ele.
Leia a íntegra do comunicado:
Nota
Na qualidade de advogados do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva recebemos hoje (26/10/2016) documento emitido pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, informando que o comunicado individual feito em 28/07/2016 em favor de Lula passou por um primeiro juízo de admissibilidade e foi registrado perante aquele órgão. O mesmo comunicado informa que o governo brasileiro foi intimado também nesta data para apresentar "informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação" no prazo de dois meses.
Na peça protocolada em julho, foram listadas diversas violações ao Pacto de Direitos Políticos e Civis, adotado pela ONU, praticadas pelo juiz Sergio Moro e pelos procuradores da Operação Lava-Jato contra Lula.
Tal Pacto assegura, dentre outras coisas: (a) proteção contra prisão ou detenção arbitrária (Artigo 9º); (b) direito de ser presumido inocente até que se prove a culpa na forma da lei (Artigo 14); (c) proteção contra interferências arbitrárias ou ilegais na privacidade, família, lar ou correspondência e contra ofensas ilegais à honra e à reputação (Artigo 17); e, ainda, (d) do direito a um tribunal independente e imparcial (Artigo 14).
A ação pede ao Conselho que se pronuncie sobre as arbitrariedades praticadas pelo Juiz Sergio Moro contra Lula, seus familiares, colaboradores e advogados. As evidências apresentadas na ação se reportam, dentre outras coisas: (i) à privação da liberdade por cerca de 6 horas imposta a Lula em 4 de março de 2016, por meio de uma condução coercitiva sem qualquer previsão legal; (ii) ao vazamento de materiais confidenciais para a imprensa e à divulgação de ligações interceptadas; (iii) a diversas medidas cautelares autorizadas injustificadamente; e, ainda, (iv) ao fato de Moro haver assumido em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, em 29/03/2016, o papel de acusador, imputando crime a Lula por doze vezes, além de antecipar juízo de valor sobre assunto pendente de julgamento.
A ação cita precedentes da Comissão de Direitos Humanos da ONU e de outras Cortes Internacionais, os quais mostram que, de acordo com a lei internacional, o Juiz Moro, por já haver cometido uma série de ações ilegais contra Lula, seus familiares, colaboradores e advogados, perdeu de forma irreparável sua imparcialidade para julgar o ex-Presidente.
Avançamos mais um passo na proteção das garantias fundamentais do ex-Presidente com o registro de nosso comunicado pela ONU. A data é emblemática porque justamente hoje nos encontramos em Boston, para discutir o fenômeno do lawfare com especialistas da Universidade de Havard. É especialmente importante saber que, a partir de agora, a ONU estará acompanhando formalmente as grosseiras violações que estão sendo praticadas diariamente contra Lula no Brasil.
Cristiano Zanin Martins

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

VEREADOR DEDÊ, A VOZ DA OPOSIÇÃO EM VENTUROSA


O grupo oposicionista viu sua participação na câmara de vereadores diminuir após as eleições municipais. O partido já havia sofrido o baque de ver vereadores por ele eleitos mudar de lado sem constrangimento ou justificativa e, recentemente, perdeu um de seus quadros no legislativo para apresentar uma candidatura para o executivo.

O vereador Charlles de Tonho abriu mão de disputar pela continuidade do seu mandato e, como dizemos no Nordeste, “deu a cara à tapa” para defender a imagem e manter a tradição do grupo vermelho em Venturosa.

De certo que o prefeito eleito conseguiu registrar a maior vitória política já observada em Venturosa, mas também podemos reconhecer que dificilmente o resultado seria outro. Não é que Charlles fosse um mau candidato, mas o partido estava em um péssimo momento, colocou uma candidatura na base da pressão e do susto e enfrentou um político carismático, inteligente e dono de dois mandatos bem avaliados. O odontólogo Eudes Tenório já despontava como favorito antes mesmo de se realizarem pesquisas.

Findado o pleito o grupo de oposição viu-se menor na câmara, dos 5 vereadores eleitos em 2012 passou para 3 na próxima legislatura: Carlão, Nêgo de Abílio e Dedê.

Dos três um possui uma rara capacidade de oratória que une objetividade e sarcasmo. É capaz de arrancar risos com a mesma capacidade com que irrita e incomoda os mais apaixonados: Dedê Galdino.

A presença de vereadores como Dedê é imprescindível para a democracia num município pequeno como Venturosa, onde a tentação da opinião única é tão presente e tentadora. Dedê presta um serviço não apenas ao partido que o elegeu, mas a toda a comunidade venturosense, pois é ele o contraponto ideológico do governo municipal. Todo vereador é um fiscalizador do poder executivo, mas muitos ainda não se percebem assim na prática, apenas em teoria.

E ao dizer isso não torço por uma má gestão de Eudes. Torcer por um governo ruim é se colocar contra meus conterrâneos, é trabalhar pelo atraso fingindo querer o melhor para o povo. Isso iria beirar a hipocrisia. Desejo que Venturosa cresça, independente de quem a governe, mas penso que não pode haver governo sem questionamento, sem fiscalização, sem transparência. 

Oposição cega é burrice e produz efeitos negativos. É só ver o que o PSDB fez com esse país até conseguir o impedimento de Dilma. A História ainda vai falar sobre a turma do “quanto pior, melhor” quando o calor do momento passar.

A câmara precisava de uma grande renovação em seus quadros, coisa que não ocorreu nessas eleições. Então, sem o ingresso de novos atores, os que já possuem experiência serão ainda mais cobrados.

Dedê será a voz dos que desejam questionar.


Uma voz necessária para o debate político em nossa cudade.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CNBB apresenta o texto-base da Campanha da Fraternidade 2017

A CNBB publicou o texto-base da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, inspirado no tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da visa” e no lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A iniciativa alerta para o cuidado da criação, de modo especial, dos biomas brasileiros.
CNBB apresenta texto-base da Campanha da Fraternidade 2017.jpg
O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, afirmou que a proposta da campanha de 2017 é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, disse o prelado.
Ainda conforme o bispo, a ação deseja, antes de mais nada, que o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada. “Cultivar e guardar nasce da admiração! A beleza que toma o coração faz com que nos inclinemos com reverência diante da criação. A campanha deseja, antes de tudo, levar à admiração, para que todo o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada. Tocados pela magnanimidade e bondade dos biomas, seremos conduzidos à conversão, isto é, cultivar e a guardar”, destacou.
Para ajudar os fiéis nas reflexões sobre a temática da Campanha da Fraternidade deste ano, são propostos subsídios, sendo o principal deles o texto-base.
Dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, o documento faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Além disso, traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco.
No final do texto-base, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, bem como os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha de 2017. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

"EU TIVE CÂNCER, MAS ELE NUNCA ME TEVE". CONHEÇA A HISTÓRIA DE MORGANA ALMEIDA.

O outubro rosa chega ao fim, mas nossa luta por conscientização continua. Embora a história desse post não se trate de uma batalha contra um câncer de mama, não torna-se menos importante, emocionante e motivadora por isso. A jovem Morgana Almeida travou uma batalha dolorosa contra um linfoma e pela graça de Deus recuperou sua saúde. Ela gentilmente permitiu que publicasse essa história de vitória do amor e da vida e sua leitura motiva a cada um de nós a ter fé e persistir na busca daquilo que acreditamos. 
Muito obrigado por compartilhar sua história, Morgana.
Desejo uma ótima leitura a todos e todas!
"Dia 23 de outubro de 2012, fui ao médico mostrar exames que havia feito, depois de alguns dias antes ter passado mal com uma dor tão forte que não conseguia respirar. Cheguei ao consultório, e como curiosa que sou, fui ler o laudo e estava escrito: LINFONODOMEGALIA CERVICAL E MEDIASTINAL, eu não fazia idéia do que seria, mas com esse nome não podia ser coisa boa. Então me chamaram, meu coração tava na boca, mãos frias, Dr Geovanni (meu cardiologista) gentilmente mandou eu me sentar, leu o laudo, respirou fundo e disse: Morgana você tem um LINFOMA, você precisa ser forte, precisa fazer quimioterapia, mas não se preocupe você tem mais de 85% de chances de se curar. Eu nem me lembro o que falei, mas de verdade não sabia o que era linfoma, só pesava a palavra QUIMIOTERAPIA, Meu Deus: Meu cabelo! 

Cheguei em casa fui me consultar com dr Google e aí a ficha começou a cair, quando li: "Linfoma, CÂNCER no sistema linfático." Meu Deus, eu tinha CÂNCER, meu Deus e agora?". Meu cabelo, minha faculdade, minha VIDA?! Mas veio um versículo na minha cabeça na hora: Josué 1:9 que diz: "Não te mandei eu?! Sê forte e corajoso, que eu sou o Senhor teu Deus por onde quer que andares." Deus se fez presente em tudo, e em menos de 2 meses eu comecei meu tratamento. 

Fiz 12 sessões de quimioterapia, 3 cirurgias, uma delas para colocar um catéter, o abençoado Catéter, que trouxe a pior fase do tratamento, um extravasamento de quimioterapia. Infecção por uma bactéria resistente em catéter central ( o final dele ficava no coração), e que se não fosse Deus eu não estaria aqui, ninguém explica como eu tava com uma infecção daquela, e não tinha febre, e após o extravasamento meu seio continuava lá sem sinais de necrose. 

E depois... tão dificil quanto o tratamento. Recuperar a auto estima depois de ter passado por tudo, me olhava no espelho e não me reconhecia. Ele tem colocado pessoas incríveis na minha vida, me mostrando o quanto sou capaz, o quanto eu posso. Esse ano tem sido incrível, tenho me superado diariamente. Grata a Deus por tudo, sempre. Obrigada família, amigos, colegas de faculade, professores. Eu tive câncer, mas ele nunca me teve! #EUVENCI ".

domingo, 23 de outubro de 2016

COM CULPA OU SEM CULPA LULA SERÁ PRESO POR MORO. SEU CRIME FOI TIRAR MILHÕES DA POBREZA E AINDA AMEAÇAR OS INTERESSES DA ELITE ECONÔMICA BRASILEIRA

Dilma caiu pela incapacidade de reduzir gastos sociais na escala e intensidade que a elite deseja
O Globo - Júlio Miragaya
Se perguntassem ao povo qual deve ser a principal preocupação do governo Temer, a maioria certamente responderia: educação, saúde, retomar o crescimento econômico para gerar emprego ou acabar com a corrupção. Mas não é o que pensam 199 entre os mil maiores empresários brasileiros, segundo o que foi constatado em enquete do jornal “Valor Econômico”. Somente 2% responderam que a principal preocupação do governo deva ser o combate à corrupção.
Já educação e crescimento econômico mereceram a atenção de apenas 1%. E o que os principais empresários do país esperam do governo Temer? Segundo a enquete, aprovar a PEC 241, que congela os gastos em saúde e educação (47%), e as reformas previdenciária (22%) e trabalhista (10%). Em síntese, 80% defendem que Temer deve cortar gastos e direitos sociais, que consideram excessivos.
Por fim, 13% clamam pela redução da taxa de juros, e 4% esperam uma política cambial mais afeita aos interesses da indústria nacional, revelando que ainda há alguma lucidez em parte de nossa elite econômica. No Brasil, embora os ganhos de capital deem uma contribuição menor para a carga tributária (28%, contra 72% advindos do imposto sobre o consumo e renda do trabalho), são os ricos que mais dela reclamam.
Se queixam de o Estado destinar R$ 27 bilhões anuais a 40 milhões de miseráveis atendidos pelo Bolsa Família, mas se locupletam com os R$ 500 bilhões anuais que embolsam na forma de juros da dívida pública, além de centenas de bilhões na forma de subsídio, isenção, desoneração e sonegação. A enquete do “Valor” explica muito do que se passa hoje no Brasil.
Dilma não foi deposta pelas supostas “pedaladas”, tampouco por corrupção e muito menos pela propalada gastança. O real motivo foi a sua incapacidade de promover o ajuste fiscal na escala e intensidade que a elite deseja, reduzindo gastos sociais para preservar a apropriação do Orçamento público pelos ricos. Ela até tentou com Joaquim Levy, mas sua base social se rebelou; titubeou, e aí não teve perdão.
O roteiro elaborado pela elite econômica prevê que o governo Temer, impopular e destituído de legitimidade, deva cumprir este papel. Haverá reação dos movimentos sociais e sindicais, mas o grande obstáculo se chama Lula, que já lidera as pesquisas para presidente em 2018, encarnando a resistência popular ao ajuste fiscal, e que, em 2003, combateu a crise ampliando os direitos sociais, diferentemente do que hoje se propõe.
Isso implica que ele deve ser apeado da disputa política. Daí advém seu indiciamento pela PF, com base na patética acusação pelo MP de ser o “chefe máximo” do esquema de corrupção no país. Ora, como alguém co- manda um esquema de propina de R$ 30 bilhões e puxa para si tão somente as reformas de um apartamento e de uma chácara, que nem a ele pertencem, e que so- mam meros R$ 2 milhões?
Como o “chefe supremo” fica com um décimo de milésimo do total desviado, quando teve gerente da Petrobras levando US$ 200 milhões? Talvez Eremildo, o idiota, creia.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ENTRE O ESTADO DE EMERGÊNCIA PROVOCADO PELA SECA E A ESPERANÇA DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO. NOTÍCIAS SOBRE A ESTIAGEM E AS OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO

GOVERNO FEDERAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE VENTUROSA E MAIS 68 MUNICÍPIOS DA REGIÃO
O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 69 municípios de Pernambuco devido à estiagem. A portaria foi publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União. De acordo com a assessoria do Ministério, a medida "permite que as cidades solicitem o apoio do Governo Federal para ações emergenciais de enfrentamento ao período de escassez hídrica".

A assessoria informou que o reconhecimento viabiliza o acesso a programas de fornecimento de água tratada, a exemplo da "Operação Carro-Pipa Federal", a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto, a aquisição de cestas básicas com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o apoio para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Os municípios que estão em situação de emergência são os seguintes: Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema,
Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Vertente do Lério, Vertentes e Venturosa.

25 MILHÕES SÃO LIBERADOS PARA OBRAS DA ADUTORA DO AGRESTE
O Ministério da Integração Nacional liberou, no início de outubro, R$ 25 milhões para as obras da Adutora do Agreste, localizada em Pernambuco. Executada pelo governo estadual, o empreendimento vai ampliar o abastecimento de água do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) no Estado. A primeira fase da obra vai beneficiar mais de 1,3 milhão de pessoas em 23 municípios pernambucanos.
O início da Adutora do Agreste está situado a 256 quilômetros da capital do estado, na cidade de Arcoverde (PE). A primeira fase está organizada em cinco lotes que somam 571 quilômetros de extensão incluindo adutoras, reservatórios, estação de tratamento de água, entre outras estruturas de engenharia. Atualmente, essa etapa está 37% executada, com 68% dos tubos instalados.
Além desse trecho, a Adutora do Agreste possui três interligações que vão assegurar água para 14 municípios dos 23 previstos, são elas: a bacia do Jatobá em Tupanatinga (PE) e em Ibimirim (PE) e a adutora Moxotó. A etapa de Ibimirim (PE) já garante o abastecimento do município de Arcoverde (PE), desde 2015.
Por meio da interligação à Adutora Moxotó, a água do Projeto São Francisco beneficiará os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una e Tacaimbó. Com a entrega do Eixo Leste do PISF no final deste ano, a água do Velho Chico percorrerá os canais no primeiro trimestre de 2017 até chegar a essas sete cidades pernambucanas.
A outra interligação da Adutora do Agreste em Tupanatinga (PE) permitirá o abastecimento de água em mais sete municípios: Iati, Águas Belas, Itaíba, Tupanatinga, Buíque, Pedra e Venturosa. A previsão é concluir o trecho em dezembro deste ano.
A Adutora do Agreste é considerada um empreendimento estruturante para a garantia do fornecimento de água para Pernambuco, porque vai melhorar a qualidade de vida da população com a distribuição do recurso na região que sofre com a maior irregularidade de chuva no estado. Ao todo, o projeto completo da Adutora do Agreste atenderá 68 cidades e beneficiará mais de dois milhões de habitantes. A obra também será conectada ao Ramal do Agreste do Projeto São Francisco, atualmente em fase de licitação pelo governo federal.
Garantia de água para o Nordeste
Os dois eixos (Norte e Leste) do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão 89,9% finalizados. Quando concluída, a obra vai garantir o abastecimento regular de mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Eixo Leste será concluído em dezembro deste ano, já o Eixo Norte será entregue em 2017.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

DEPUTADO EDUARDO CUNHA É PRESO NA OPERAÇÃO LAVA JATO, TEMER ANTECIPA VOLTA DO JAPÃO E LÍDER DO DEM PROFETIZA PRISÃO DE LULA

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, determinou na terça-feira (18) a prisão preventiva do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A residência do ex-parlamentar, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, também foi alvo de um mandado de busca e apreensão.
Cunha foi preso nesta quarta-feira 19. A Polícia Federal confirmou a prisão preventiva - de prazo indeterminado - e informou que Cunha está sendo levado para o hangar da PF no Aeroporto de Brasília a fim de embarcar para Curitiba, onde estão sendo conduzidas as investigações. A previsão é de que Cunha chegue entre 17h e 18h à capital do Paraná.
De acordo com o Ministério Público Federal, Cunha representava risco à instrução do processo e à ordem pública se estivesse em liberdade. Os procuradores argumentaram ainda que “há possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior” e da dupla nacionalidade, uma vez que Cunha tem passaporte italiano.
O ex-deputado do PMDB foi o responsável pelo golpe parlamentar de 2016 e pretendia escrever um livro contando os bastidores do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, revelando, inclusive, a participação de Michel Temer na trama. 
Cunha foi investigado por receber propinas oriundas de negócios da Petrobras na África. Um dos delatores, Júlio Camargo, revelou que ele financiava mais de uma centena de deputados. Corre em Brasília os rumores de que ele pode fechar acordo de delação premiada com o Ministério Público, o que abalaria o Congresso.
O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).
LÍDER DO DEM ASSOCIA PRISÃO DE CUNHA A ATO QUE ANTECEDE A PRISÃO DE LULA
O líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), diz que "a prisão de Cunha abre caminho para a prisão de Lula". Em outras palavras, uma forma de dizer que agora não há mais discrepâncias ou razões para que o ex-presidente fique solto.
O jornalista Palmério Doria divulgou nas redes sociais sua tese nessa linha: "Absolutamente contra a vontade de Moro, a prisão de Cunha é apenas um álibi para o encarceramento de Lula".
O presidente Michel Temer decidiu antecipar seu retorno ao Brasil. O retorno da comitiva do presidente, que se cumpria missão oficial em Tóquio, Japão, estava previsto para a manhã de quinta-feira, 20, no horário local, mas o embarque foi antecipado para esta quarta-feira, 19. 
A assessoria do Planalto não informou o motivo da antecipação da data da volta. Mas o retorno antes do previsto foi divulgado no dia em que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado, Eduardo Cunha (PMDB), foi preso pela Polícia Federal, no âmbito da operação Lava Jato. 
O grande receio é de que Cunha, agora preso, se torne delator e revele os nomes dos mais de 100 deputados que financiava e que votaram pela cassação de Dilma Rousseff. Crise política entra em novo patamar, no momento em que delatores da Odebrecht mencionam vários ministros do governo Temer, entre eles Geddel Vieira Lima e Moreira Franco, além do ex-ministro Romero Jucá. 

Prefeito eleito de Venturosa, Eudes Tenório, vai a Brasília em busca de recursos e projetos para o seu mandato

Foto rede social - assessoria de imprensa
O prefeito eleito de Venturosa, no Agreste pernambucano, Eudes Tenório Cavalcante (PR), encontra-se em Brasília. O prefeito eleito foi em busca de recursos para o seu mandato, que inicia em janeiro de 2017. Na ocasião foi acompanhado pelos deputados Joaquim Lira e André de Paula e teve encontros com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab.

Assim como Eudes, vários prefeitos recém eleitos têm procurado junto aos seus deputados recursos para o mandato que se inicia em janeiro. Municípios como Venturosa, que dependem de repasses governamentais, não possuem dotação própria para projetos inovadores, daí a importância desses encontros.

Imagem de rede social
Os prefeitos eleitos sabem que o início do próximo mandato não será fácil. O Brasil encontra-se em recessão econômica, o governo do presidente Michel Temer é reprovada pela ampla maioria da população e as medidas anunciadas por ele serão amargas, principalmente para o Nordeste.

No caso de Venturosa, administrada a 12 anos pelo PR, o mote da "herança maldita" não poderá ser usado. O governo de Eudes marcará a continuidade do modelo de gestão do grupo por ele liderado e o seu retorno a prefeitura após a maior vitória obtida numa eleição no município.

Com a maioria dos vereadores eleitos compondo o bloco governista, recebendo uma prefeitura enxuta e organizada do seu antecessor, o prefeito em exercício Ernandes Albuquerque, e com sua experiência como gestor, todos esperam que o novo mandato de Eudes seja exitoso no propósito de melhorar a qualidade de vida dos venturosenses.







terça-feira, 18 de outubro de 2016

EM JUAZEIRO BRINCADEIRA DE PALHAÇO COM MACHADO TERMINA EM TIRO E PRISÃO

A onda dos palhaços assustadores não para de fazer mais adeptos pelo Brasil. No nordeste, foi registrado o primeiro caso de aparição de um desses personagens, em Juazeiro, na Bahia. Um jovem estava caracterizado e carregava um violão, porém foi detido por policiais por carregar um machado, o que provocou muito medo à população. 
Segundo a Polícia Militar, no último domingo (16), por volta das 2h, a ocorrência foi registrada. As informações diziam que havia um homem vestido de palhaço, armado com uma foice na mão, correndo atrás das pessoas em frente a uma Universidade, na Avenida Edgard Chastinet, no bairro Jardim Universitário.
As autoridades informaram que quando a equipe chegou ao local, flagrou um indivíduo vestido de palhaço com um machado na mão, correndo atrás de um homem. Os policiais ordenaram que o agressor parasse, mas não foram atendidos. O suspeito, então, foi atingido por disparos de munição não letal na altura das pernas.
À polícia, o suspeito alegou se tratar de uma brincadeira e que a “pegadinha” estava sendo filmada por uma equipe que estava em um carro nas proximidades. Os acusados foram encaminhados à delegacia da cidade.

Artistas se posicionam contra a PEC 241

Da revista Forum – Artistas gravaram um vídeo se manifestando contra a PEC 241, que vai estabelecer um teto para os investimentos em saúde, educação e para o salário mínimo pelos próximos 20 anos.

Na publicação aparecem o ator Wagner Moura, a cantora Beth Carvalho, entre outros.

Antes deles o médico Dráuzio Varela já havia se posicionado contra essa proposta:


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Evento beneficente FESTA DAS CRIANÇAS deve encerrar série de comemorações voltadas ao público infantil em Venturosa

O município de Venturosa ofertou vários eventos para suas crianças. A secretaria de saúde conscientizou famílias com a semana do bebê e várias creches e escolas municipais e particulares realizaram festas para seus alunos.

No dia 12 de outubro Inaldo Valério mais uma vez promoveu sua tradicional festa para as crianças, com  pau de sebo, balas e muita diversão. A festa ocorreu na rua Manoel Moreno (a rua da feira) e foi organizada pelo senhor Inaldo Valério com a ajuda de amigos e familiares e  já se tornou uma tradição em nosso município, sendo realizada ano após ano e trazendo alegria há mais de uma geração de Venturosenses. 

No dia 16 de outubro o evento em prol das crianças é promovido pelo jovem Tarcísio Tenório Victor e será realizado na vila Bacurau. Tarcísio contou com a ajuda de amigos e comerciantes para arrecadar brinquedos e lanches que serão distribuídos com as crianças daquela comunidade.






quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Prefeito Ernandes concluirá mandato entregando obras e serviços à população de Venturosa.

Imagem de arquivo: Ernandes e o seu vice prefeito, Iterbo Galindo,
em evento de reinauguração de escola na zona rural.
Em muitos municípios prefeitos em final de mandato colocaram o pé no freio ou não estão honrando seus compromissos com a população, fornecedores e servidores públicos. No caso de Venturosa a ambição do prefeito Ernandes é concluir seu mandato cumprindo rigorosamente com suas obrigações. Nesses últimos meses a prefeitura tem calçado ruas e entregue dessalinizadores para comunidades rurais dos sítios Pedra Fixe, Lagoa do Pé de Serra, Ouro Branco e Melo.

Ernandes deve entregar ao prefeito eleito, Eudes Tenório, um município com as contas organizadas, serviços prestados de forma eficiente e enxuto. Uma administração que conseguiu atravessar a pior seca dos últimos setenta anos mantendo índices de aprovação mais que satisfatórios. Até dezembro o prefeito em exercício deve mostrar que há tinta na caneta e que não vai descansar até o último dia do seu mandato.

Joyce Torquato expõe sua Poesia Muda em Garanhuns


Mais uma vez a venturosense Joyce Torquato se destaca no campo das artes plásticas e expõe seus trabalho na Galeria de Arte Ronaldo White, em Garanhuns. Parabéns, Joyce, por levar seu olhar particular para as artes e abrilhantar o nome de nossa cidade tanto na pintura quanto na arte de educar, duas vertentes que você domina como poucos!

Banco do Brasil troca diretores e planeja demitir 18 mil funcionários


Reestruturação do banco começa com a extinção das áreas de crédito imobiliário e de relações com funcionários. Perderam os cargos 10 dirigentes e outros cinco mudaram de área. Próxima etapa é enxugamento do quadro


Informação do Correio Braziliense 

O Banco do Brasil (BB) iniciou ontem o profundo processo de reestruturação que vem sendo planejado desde o início do governo de Michel Temer. Das 27 diretorias, duas foram extintas: a de Crédito Imobiliário (Dimob) e a de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas (Diref), que ficará com a recém-criada diretoria de Governança de Entidades Ligadas. Perderam os cargos 10 diretores do banco e outros cinco mudaram de área. A área de Estratégia da Marca foi cindida para dar lugar às diretorias de Estratégia e Organização e de Marketing e Comunicação.

Além dessas mudanças, O BB deve anunciar nos próximos dias um plano de demissões voluntárias. Os números ainda não estão definidos. Comenta-se nos corredores da instituição que a meta é reduzir em até 18 mil o atual quadro de 115 mil colaboradores. A ideia do governo é tornar a instituição mais leve, o que poderá também reduzir o escopo de negócios.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CAMINHÃO DE COMBUSTÍVEL DO AUTO POSTO QUE HAVIA SIDO ROUBADO FOI ENCONTRADO EM ESCADA - PE.


O caminhão utilizado para transporte de combustível do Posto União, em Venturosa, foi roubado na tarde do dia 11 de outubro, próximo ao posto rodoviário de Moreno, por volta das 15h. O motorista foi deixado pelos criminosos e passa bem.

ATUALIZADO

O caminhão foi encontrado no dia de hoje (12) em Escada - PE. Sua carga de combustível foi roubada e o veículo abandonado. A direção do auto posto União agradecem a todos os clientes e amigos que se mobilizaram pelas redes sociais compartilhando a informação e ajudando na recuperação do veículo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Uma luta vitoriosa contra o câncer. Artigo da psicopedagoga Magda Letícia.

Gente, desde que publiquei meu primeiro blog, sempre quis promover o amplo debate e divulgar ideias positivas. Informação é poder e todo poder deve estar a disposição do povo. Já entrevistei políticos, lutei por um prédio novo para uma escola em Venturosa, procurei chamar atenção para uma estrada esburacada, cara, muita coisa rolou por aqui, mas poucas foram tão fortes quanto essa história que você vai ler. A contribuição de muitas pessoas têm feito esse blog crescer e hoje publico mais uma postagem muito, muito especial. A amiga Magda Letícia, educadora e psicopedagoga, nos fala sobre sua luta contra o câncer.

Vale a pena ler, reler e compartilhar.



OUTUBRO ROSA

Magda Letícia
Outubro chegou. O mês mais rosa do ano. O mês em que os meios de comunicação, redes sociais e órgãos de saúde estão cheios de campanhas de conscientização sobre o câncer de mama. Mamografias são disponibilizadas com mais facilidade, mulheres acima dos 40 (é as vezes dos 30) são praticamente intimadas a realizarem o exame. Isso é ótimo. Mas ...e as mulheres abaixo de 30? O Ministério da Saúde considera a faixa acima dos 40 anos como de maior risco. Mas eu só tinha 26. E por isso conto a minha história. Para que você, mocinha, literalmente, se toque. E para que vocês, mulheres no geral, não se descuidem do seu templo, que é o seu corpo. Acima de tudo, para que nunca deixem o medo vencer a fé.

Eu tinha 26 aninhos. Sempre gostei de um médico, uma dor no meu dedinho e eu estava lá no consultório. Eu achava que poderia ter qualquer doença, menos câncer de mama. Nenhuma mulher parente direta a mim havia tido. Mas uma amiga querida vivia a luta com sua mãe, e eu acompanhei. Essa situação me levou a um belo dia, tomando banho, fazer um autoexame. Foi quando eu senti. O carocinho estava ali. Já tinha consulta marcada com a ginecologista para dias depois, então aguardei. Mostrei a ela, q sentiu mas pediu uma ultra pra confirmar. A ultra mostrou o que? NADA. Segue a vida feliz. Mas eu sabia q tinha algo errado ali. O corpo começou a dar sinais. 1 mês depois, repete a ultra. E aí? NADA. De novo. Isso ta errado. Procurei um Mastologista, médico especializado em mamas,que de cara me pediu uma biopsia. E ai PAH! Você escuta o que nunca acha que vai escutar. Você lê aquela palavrinha no exame que faz o chão se abrir na sua frente e sua vida entrar num liquidificador. Você acha que e uma sentença de morte. Adeus mundo cruel. Até quando descobre que você não tem escapatória. As pessoas me diziam " como você é forte. Se fosse eu n aguentaria. " Aguentaria sim, sabe aquela frase que diz " você nunca sabe a forca que tem até que sua única alternativa é ser forte?" Pois é. O turbilhão veio e passou. Graças a Deus.


O câncer carrega um estigma muito forte. Algumas pessoas veem como a pior doença do mundo, aquela que não deve nem ser nomeada. O tratamento sofrido? É demais. Para você e para quem você ama. Você fica com medo de morrer? Sim, mas e quem não vai morrer não é mesmo? Se descobriram a cura da imortalidade, eu não estou sabendo ainda. O cabelo na grande maioria dos casos cai, mas eu não precisei fazer a Camila de Laços de Família com fundo musical triste, comigo foi na base do champanhe e da risada mesmo.

Uma frase linda de um livro que li dizia que :  Veja meu caso: eu ia ficar careca, gorda, cheia de efeitos colaterais... Coitadinha! Mas pensei: coitadinha uma pinoia! Quero sair à rua e ser notada como uma linda mulher que está vencendo uma batalha, e não uma coitadinha que está morrendo, definhando, se escondendo porque isso não tem nada a ver com minha personalidade!" Paciente oncológico não é coitadinho, não quer olhar de pena ou piedade. Quer carinho, apoio e incentivo.


Para 2016 a estimativa de novos casos de câncer de mama é de 57.960, incluindo homens e mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Quanto mais cedo descoberto, melhores são os resultados do tratamento. Por isso, o autoexame é importantíssimo, assim como os exames de imagem. A vida é o maior presente que poderíamos receber, devemos vive-la com intensidade, dando o valor aquilo que merece e nos faz feliz. Ninguém sabe o seu prazo aqui na terra, como diz uma piadinha “ o dia que Deus vai chamar a sua ficha”. Não importa qual seja sua crença, seu corpo é a sua morada, a sua casa. Cuide dele com amor e devoção. Conheça-o. Cuide da sua saúde. Eu acredito em Deus, num Deus lindo, de amor, um Deus de cura. Ele faz a parte dele, eu sigo fazendo a minha.


domingo, 9 de outubro de 2016

O PREÇO DO IMPEACHMENT! BRASIL VOLTARÁ UMA DÉCADA NO TEMPO E UM MILHÃO DE FAMÍLIAS SERÁ CONDENADA À POBREZA ATÉ 2025


Na  capa de Veja um país que havia ficado para trás
e está sendo trazido de volta pelo governo Temer.
Uma década de expansão da pobreza. Isso é o que acontecerá com o Brasil, segundo reportagem de capa do jornal O Globo, a partir de estudo da consultoria Tendências.
De acordo com o trabalho, pelo menos 1 milhão de famílias voltarão às classes D e E nos próximos 9 anos, fazendo com que o Brasil tenha cerca de 41 milhões de pobres, em 2025.
"As famílias vão ter que se acostumar a vive com menos por mais tempo", diz Adriano Pitoli, autor da pesquisa.
Eis aí um retrato do custo do processo de impeachment, iniciado em 2014, logo após a vitória de Dilma Rousseff, quando PSDB e PMDB se uniram na agenda do "quanto pior, melhor".
Conseguiram afastá-la, mas herdaram um Brasil que retrocede pelo menos uma década e que deverá voltar ao mapa da pobreza.
O Brasil havia superado esse quadro de miséria durante o governo Lula e se esforçava para se afastar da crise sem sacrificar seu povo no governo Dilma.
A estratégia de implosão do país para afastar a presidente vai cobrar sua conta. O governo neoliberal de Michel Temer e suas propostas de congelamento de despesas em setores vitais como saúde e educação vão atingir os mais pobres. Os mesmos pobres que aceitaram o golpe e pensavam que por estar na classe C eram ricos e deveriam agir como a classe média reacionária desse país.
"Terão de se acostumar a viver com menos", como fiz o autor da pesquisa.
Seria uma boa hora para se perguntar porque os que serão duramente atingidos por esse governo permanecem parados e em silêncio.

UMA CHARGE_ O Brasil no (des) governo a temer.


A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...