domingo, 28 de agosto de 2016

GESTÃO DE VENTUROSA RECEBE SELO DE EFICIÊNCIA DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


O jornal Folha de São Paulo, um dos maiores do país e dono do instituto Datafolha, criou um instrumento para avaliar a eficiência dos serviços entregues pelas gestões de 5.281 municípios brasileiros, ou seja, 95% de todas as cidades do país. Para avaliar a eficiência da gestão pública foram analisados indicadores de Educação, Saúde e Saneamento Básico. O Ranking de eficiência municipal da Folha – REM – F, pontua de O a 1 (critério semelhante para medir um IDH, por exemplo) e classifica em quatro conceitos: eficiente, alguma eficiência, pouca eficiência e ineficiente.

Venturosa está entre os municípios de gestão eficiente, ocupando a classificação de número 839 entre os 5.281 municípios pesquisados. A nota obtida pela gestão municipal foi de 0,519 e é importante destacar que só 24% dos municípios avaliados ultrapassaram 0,5 e segundo pesquisa do Datafolha, só 26% dos brasileiros aprovam as gestões de suas cidades.

O município de Venturosa obteve pontuação mais elevada que a maioria das cidades próximas, como Arcoverde (0,510), Pesqueira (0,479), Pedra (0,474) e Alagoinha (0,466).

O estudo ainda permite a comparação entre os municípios, apresentando investimentos com saúde, educação, saneamento básico, quantidade de servidores públicos contratados e outras informações pertinentes.

Em ano eleitoral esse estudo da Folha será uma benção para os prefeitos bem avaliados e uma maldição para os que não o forem pois em muitos lugares deste país a população despertou para cobrar resultados dos seus gestores.

As gestões municipais têm sérios desafios a enfrentar pois irão refletir os espectros da economia e do governo nacional.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...