quarta-feira, 31 de agosto de 2016

MEMORIAL PARA A HISTÓRIA: O que pensam os venturosenses sobre o impedimento de Dilma?


Num triste dia para a democracia brasileira o blog reuniu depoimento de várias pessoas sobre o impedimento da presidente Dilma. O que pensam os filhos e filhas de Venturosa sobre esse processo?
Danos a curto e médio prazo
A ruptura institucional proporcionada pelo Golpe Parlamentar de 2016, causará a curto e médio prazo, sérias consequências ao país, o que de certo impactará negativamente a nação pela próxima década, pelo menos!" – Fabrício Paes, Advogado.

Como ter esperança?
Quando eu estudava sobre o começo da República, sobre a consolidação de uma democracia, sobre as lutas pelo direito ao voto, Diretas Já, impeachment de Collor....enfim, sobre a nossa historia politica, eu me sentia orgulhosa. Vemos ainda alguns países em guerra, instabilidades terríveis devido muitas vezes a falta de um sistema político que sustente efetivamente, e nos que estavamos a longos passos de distância, hoje retrocedemos. Nossos títulos de eleitor de nada nos valem, nosso Voto, nossa "arma" não tem valor. 54 milhões de votos desperdicados, literalmente. E agora? Como ter esperança? Como proceder depois de tão duro golpe a democracia? Mas, como bem canta o poeta ...Amanha há de ser outro dia, apesar de VOCES, meus amigos paneleiros, indignados seletivamente, que foram a massa de manobra para que chegássemos a esse ponto. – Magda Letícia, professora e psicopedagoga.
O PT errou! 

O PT errou! É verdade. Fez alianças tenebrosas! Concordo. Fora PTralhas. Perdi meu tempo com você. Dilma caiu, não por seus erros, mas por suas virtudes. Mulher íntegra, não se curvou diante da chantagem horrenda de Eduardo Cunha. Cunha aceitou o pedido de impeachment é tudo se desencadeou. Ao afastar Dilma,mas mantendo seus direitos politicos fica ainda mais evidente que foi uma questão parlamentar. Dilma foi assim afastada por conveniência política e não por crime de responsabilidade. _ Danielle Ferreira, professora da rede municipal de Garanhuns e dos cursos de pedagogia da UFRPE.
 A História se repete
O momento histórico vivido pelo nosso país no dia de hoje é lamentável. Uma presidente legitimamente eleita foi destituída do poder sem cometer crime de responsabilidade, sofrendo um golpe parlamentar. E a história se repete! Só espero que a sociedade não demore tanto tempo pra perceber o caminho tomado pelo nosso país. – Dryelly Anne, formada em Direito pela UPE.
 Que tristeza é essa?
Estando em sala de aula, soube alguns minutos depois que o golpe tinha se consolidado. Triste e ao mesmo tempo revoltado, me senti no dever de compartilhar o acontecimento com meus alunos, alguns se manifestaram também indignados e perceberam a minha voz diferente, uma aluna disse após minha fala: professor como o senhor está triste, e aí respondi: este foi um ato não apenas contra uma Presidente, mas contra as minorias, contra os mais pobres e contra os avanços alcançados nos últimos anos. – Nivaldo Galindo, professor.


 Os senadores derrubaram o povo
Não sou um expert em política, também não se faz necessário ter muito conhecimento para perceber o que houve hoje em nosso país, “os senadores derrubaram o povo”. Como diz o ditado para bom entendedor meia palavra basta! Logo, impeachment sem cassação de direitos políticos, indica que não houve crime e se não houve crime foi GOLPE! Vamos refletir, marcar esses golpistas para os próximos pleitos e continuarmos lutando, pois se nossos pais foram capazes de derrubar uma ditadura, porque não somos capazes de derrubar esses golpistas!!! – Edson Valdemar – Professor e mestrando em Matemática.
 O que ensinamos ao mundo
Com a confirmação do golpe de 2016, nós ensinamos ao mundo que voto direto não é sinônimo de democracia; que a Constituição se decompõe muito facilmente; que o nome de Deus ainda é usado de maneira inescrupulosa como refúgio de atrocidades; e que, sobretudo, enquanto a maquiada aristocracia se sobrepuser, nós estaremos eternamente presos à mentalidade (e complexo!) de colônia. – Maria Cicília, professora.
 Como disse Belchior
O que se vê hoje é um golpe na democracia a hipocrisia de uma maioria de parlamentares altamente corruptos acusados dos mais diversos crimes que em vez de tomarem acento no banco dos réus estão na posição de juízes. Como disse Belchior minha dor é perceber/ Que apesar de termos feito tudo/ Tudo o que fizemos/ Ainda somos os mesmo e vivemos/ Ainda somos os mesmos e vivemos/ Como nossos pais... Os mecanismos mudaram mas ainda é possível sentir no ar o mesmo odor pesado da “elite” que participou do golpe de 64. – Pedro Henrique Torquato, professor e fotógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...