terça-feira, 16 de agosto de 2016

PROFESSOR EMERSON ENTREVISTA CHARLLES DE TONHO, CANDIDATO DO PDT A PREFEITO DE VENTUROSA

Esse blog escreve sua história com credibilidade. Foi a credibilidade alcançada com esforço e trabalho ético que me permitiram realizar entrevistas com os dois candidatos a prefeito de Venturosa. Hoje publico a entrevista realizada com o candidato do PDT, o senhor Charlles Adriano, ou Charlles de Tonho, como é popularmente conhecido.
Charlles é servidor público e pautou seu mandato pelo serviço à população e a fidelidade ao grupo político que o elegeu. Nessa entrevista ele fala sobre como se deu o processo que o levou a ser candidato pelo grupo vermelho, a necessidade de renovação das forças vivas do partido e o que pensa sobre a gestão pública municipal e como, em sua opinião, é possível melhorá-la.
          A entrevista foi concedida na residência do candidato, na cidade de Venturosa.



Embora tenha sido eleito para o primeiro mandato como vereador em 2012, o senhor possui uma longa trajetória política como militante. O senhor vai partir para uma disputa dura, não seria mais fácil ser candidato a vereador? Pode falar um pouco sobre isso?

Bom, eu comecei na política desde cedo, aos 13 anos, quando tive o prazer de conviver e conhecer o grupo vermelho, que naquele tempo vivenciou um racha. Tive o prazer de conhecer gente como Valdecy Silva, Ranulfo de Justino Alves, Balila e outras lideranças e militâncias. Naquele tempo racharam por uma diferença de ideias no grupo, e racharam! Ver isso de perto, os debates, tudo despertou meu interesse. Mas mesmo antes disso, minha família sempre foi dedicada a ajudar os outros, a querer o bem do próximo. Cito o exemplo de minha, quando diretora de escola, que sempre procurou ajudar as pessoas, com atenção aos mais necessitados e sem interesse político. Só mais na frente, em 1992 é que minha família entrou mesmo na política, quando meu pai foi vereador. Foi eleito e tiraram o mandato dele, veio 1996 e dizem que ele perdeu por seis votos, então ele saiu e eu entrei em cena. Fui candidato em 2000, fui candidato a vereador e tive 222 votos, perdi por 13. Veio 2004, continuei e tive 329 votos, perdi por 42. Mas eu não desisto do sonho, eu o adio. O sonho que eu tenho eu não desisto, eu adio. Então, em 2008, por motivos pessoais não fui candidato. Em 2012 veio a oportunidade e fui eleito com 353 votos e durante esses quatro anos dediquei o meu mandato ao meu partido e ao povo de Venturosa. E mantive o que disse lá no dia da posse, que nada que o prefeito Ernandes precisasse para o bem de Venturosa eu votaria contra. Então eu sempre estive a serviço do povo em primeiro lugar. Então, quando me procuraram (para ser candidato à prefeito), me convidaram, não me passou em nenhum momento dizer um não porque gratidão se paga com gratidão, e era injusto um partido como o nosso, do tamanho que é o nosso e da grandeza de tantos homens e mulheres de bem, sair deixando o outro com uma candidatura única e nós somente com os vereadores.  

Charlles, você concorda que o grupo vermelho precisa se renovar na política de Venturosa?

Concordo, e era pra essa renovação devia ter sido iniciada antes porque tivemos alguns passageiros no nosso partido que só pegaram os votos e foram embora. Graças a Deus, saíram. Estão lá no cantinho deles e permaneçam lá onde estão. Estamos renovando o nosso partido e essa é uma das maiores responsabilidades que eu vou carregar que é a de reorganizar o partido. Isso para que possamos juntos com os partidários continuar um trabalho de visita ao povo e não de esquecer das pessoas, deixando para ir até elas às vésperas de uma eleição. Que possamos passar esses quatro anos trabalhando, procurando servir ao povo dentro dos nossos limites para que cheguemos numa posição mais confortável politicamente.

Você, o seu candidato a vice e os candidatos a vereadores podem se considerar como o grupo que iniciará a renovação do partido?

Tenho certeza disso, meu amigo Emerson. E temos outras pessoas também que estão contribuindo muito, muito mesmo, para que possamos dar esse pontapé inicial. É tanto que você vê que quase todos os nossos candidatos a vereadores são jovens e são tão grandes que por iniciativa deles propuseram um documento que estipulasse que os eleitos, caso não se mantenham fiéis ao partido, percam seus mandatos. E esse documento foi feito. São homens de bem e não passageiros interessados apenas nos votos do partido para depois de eleitos darem as costas ao partido.

Caso seja eleito quais as áreas mais urgentes de atenção em nosso município?

O principal é a saúde, que é um descaso em nosso município. Não adianta nenhum prefeito, nem esse que está nem o outro, venham dizer que não tem dinheiro na saúde que tem! Um município onde entram um milhão e duzentos mil reais por mês para a saúde, ele pode contratar 14 médicos só para a casa de saúde! Botava 7 especialistas e 7 clínicos gerais. Outra questão que vejo de grande necessidade é que a Secretaria de Agricultura se empenhe com o produtor rural e o pecuarista. Uma das nossas ideias é a de um banco de sêmen para que os pequenos possam melhorar seu rebanho. A política que vai ser feita em nosso governo é de atenção igualitária. Um exemplo: se vai para as Pedra Fixe, toda barragem, seja de A, de B ou de C, toda barragem tem de ser limpa. Porque aqui é assim, como foi antes, só limpa se for meu, ou se limpar tem que vir para mim. A política nossa é diferente, o que for de um é de todos porque nada pertence ao prefeito, tudo é do povo de Venturosa.

Qual a proposta para emprego e juventude?

Emerson, nossa cidade infelizmente não foi abençoada com água, que é de onde poderia procurar fábricas, dar incentivos fiscais e tentar. Mas como nossa realidade é outra, temos de tentar investir. Qual a nossa maior fonte de renda? O queijo e o leite. Então, partiríamos daí, ofertando cursos, dando incentivos e procurando financiar câmaras frias para os pequenos produtores porque melhoraria a qualidade do seu produto e sua competitividade. Para a juventude seria importante ofertar cursos profissionalizantes. Desejamos fazer duas casas do estudante, uma em Caruaru e uma em Recife. Vamos estudar para vermos a questão de Garanhuns, porque há dinheiro, para que possamos dar uma ajuda de custo a esses estudantes que vão para Garanhuns. Uma casa de estudante não, mas uma bolsa para que no final do mês ele possa ter uma ajuda de custo, porque a gente sabe que tudo é caro e um município que não tem renda direta como o nosso, é preciso o poder público ter essa preocupação com a juventude, para proporcionar ao jovem chance de crescer e voltar para sua cidade. Nosso desejo é esse.

Nossa população está assustada com a crescente onda de violência e furtos. Há alguma proposta em seu plano de governo que contemple a área de segurança pública?

Temos sim, Emerson. Junto com o amigo Marcos Antônio, que é uma pessoa que se dedica demais com essa área de segurança pública, buscar parcerias para adquirir veículo e material para os guardas, aonde a prefeitura vai gastar apenas com cursos para os guardas, mas cursos que sejam feitos com os guardas municipais. Esses guardas que andam nesse carro, não são guardas municipais, são contratados que não fazem o trabalho direito, que chegam batendo, que não é assim. Você vai numa festa é uma vergonha, os caras querem ser polícia, e não é assim. E também procurar incentivar o trabalho em conjunto das guardas municipais, polícias militar e civil, porque aqui tá demais, é roubo em cima de roubo.

Há muita gente jovem ao seu lado, mentes abertas. Eles ajudam na construção do plano de governo do partido?

Estão nos ajudando muito com várias ideias. Eles estão participando conosco e isso é muito importante. Eu ainda sou jovem, mas é preciso que venham outros e que eles não pensem que todo político é sujo, que todo político é corrupto, porque há homens de bem na política e é preciso renovar sempre.

Qual a principal qualidade que um político deve possuir para ocupar o cargo de prefeito?

Acima de tudo honestidade, bom caráter e zelo pela população. Ter respeito com as pessoas que os colocaram lá, porque os prefeitos que passaram por Venturosa, sempre tiveram uma coisa, durante a campanha é uma coisa, quando se ganha a eleição é totalmente diferente. Quando aparece um cidadão pedir alguma coisa na prefeitura é atirado as pedras. Mal atendido, um mau atendimento horrível que tem, digo porque já presenciei e não é só de agora não, antes também teve. Então a gente tem, primeiro de tudo, que zelar pelas pessoas, ser educado com as pessoas, porque o prefeito e os demais são apenas funcionários do povo e quando um cidadão vai lá pedir alguma coisa é porque infelizmente não tem mais a quem recorrer.

O prefeito Ernandes deixa o cargo com um governo bem avaliado pela população. O que você, caso eleito, pretende fazer para melhorar as políticas públicas municipais?


Procurar usar de todas as formas e de todos os recursos para tornar a vida do povo melhor. Foi feito alguma coisa, mas poderia ser feito muito mais. Numa seca dessa, no ano passado não foi contratado um carro pipa para ajudar. Tem um pipa doado pelo Governo Federal, uma caçamba que podia carregar várias caixas d’água. Temos a questão da saúde que um caos em nosso município, a reclamação do povo é geral de remédio, de exame, o mau atendimento na secretaria de saúde por parte de alguns funcionários que trabalham lá; temos o caso da merenda escolar, que teve vários casos de merenda estragada e vários problemas nesses quatro anos que eu já tinha reclamado como o vereador João Henrique também reclamou e acima de tudo controlar os gastos do município. Não se pode num município como o nosso, sabendo das dificuldades que temos, mandar para a câmara de vereadores dizendo que gastou de R$ 150.000,00 com aluguel de carros num mês e quase o mesmo valor de combustível, quando nós sabemos a agonia que é quando alguém precisa de um carro. Isso não é zelar pelo dinheiro público.

Mensagem aos leitores do Blog:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...