quarta-feira, 31 de maio de 2017

Após três anos, chuvas tiram Pesqueira de colapso de água


Depois de três anos em colapso, o sistema de abastecimento da cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, vai voltar a operar na próxima semana. As chuvas têm conseguido elevar os níveis das barragens do Agreste. Os três mananciais que fornecem água para Pesqueira, as barragens de Santana, Pedra D’agua e Afetos, estão com 30%, 50% e 20% da capacidade, respectivamente. 
Caso não chova mais, a quantidade atual de água acumulada garante o abastecimento da população de Pesqueira pelos próximos dois meses. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), agora, executa serviços de manutenção e ajustes nas adutoras e Estação de Tratamento de Água (ETA). “Já está sendo elaborado um calendário de abastecimento para a cidade, que será divulgado em breve”, informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito.
Em São Caetano, também no Agreste, choveu nas bacias hidrográficas das barragens de Brejo do Buraco, Brejo dos Coelhos e Taquara. Os mananciais integram o sistema de abastecimento de água de São Caetano, que estava há um ano em colapso. O restabelecimento do funcionamento do sistema está previsto para a próxima semana.
A Barragem de Brejão, em Sairé, que abastece Bezerros, estava com 1% de sua capacidade no mês de abril, mas conseguiu sair da situação de colapso com as últimas chuvas. Hoje já está com 50% de acumulação e já voltou a atender a cidade.
Segundo a Compesa, a Barragem de Santa Rita, que fornece água para as cidades de Jupi e Calçado, também foi beneficiada. No momento, está com 50% da capacidade total. O sistema estava inoperante há quatro anos e será preciso passar por uma manutenção antes de retornar o funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...