Pesquisas de intenção de votos sempre são polêmicas. Quanto mais polarizada uma eleição, mais questionamentos surgem em torno dos resultados apresentados. O candidato que aparece na frente costuma dizer que os dados são científicos e inquestionáveis, o que está atrás questiona a validade dos mesmos. Tudo isso faz parte do jogo democrático e da política.
Costumo dizer que pesquisa não ganha eleição, ela é um recorte de momento que serve para registro de como pensa o eleitor no período da consulta, podendo ser usada ou não para nortear as ações dos candidatos.
Também costumo indicar aos leitores que observem a margem de erro das pesquisas. Quanto maior, maior a possibilidade de variações no resultado apresentado. Não é dizer que o instituto X não merece credibilidade, mas dizer que os números flutuam para mais ou para menos com maior intensidade.
Na pesquisa do Instituto Múltipla para prefeitura da Pedra a margem de erro é de 5,7%. Nela o primeiro colocado, Osório Filho aparece com 54%, mas se a margem de erro for considerada para menos, pontua com 48,3% dos votos.
Esse resultado se aproximaria dos 47% registrados pelo IPEC, que tem uma margem de erro ainda maior, 5,9%.
Os dados dos institutos diferem e mostram o quanto a eleição em Pedra é disputadíssima.
Reproduzo abaixo dados divulgados pelo Blog do Nill Júnior e pela rádio Itapuama sobre as pesquisas realizadas.
Até o dia 02 de outubro a cidade de Pedra assistirá mais uma eleição disputadíssima, como é de sua tradição.
Que aquele que se sagre vencedor possa fazer um bom governo, pois na política quem deve ganhar é o povo!
Emerson Luiz
Osório Filho lidera pesquisa Múltipla em Pedra
De acordo com levantamento estimulado, em que são oferecidas as opções de voto para o entrevistado, Osório tem 54% das intenções de voto contra 39,7% do prefeito Zeca e 1,3% de Sebastião de Quino. Neste cenário estimulado, 5% não sabem ou não opinaram.
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor livremente se manifesta, 52,3% optaram por Osório Filho, contra 39,7% que dizem votar no atual gestor. Neste cenário, Sebastião de Quino teve 1% e 7% não sabem ou não opinaram.
O levantamento foi registrado sob o número PE-09499/2016. Os dados foram coletados dia 06, com margem de erro de 5,7% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Foram 300 entrevistas.
PESQUISA IPEC/ ITAPUAMA FM
A Rádio Itapuama FM divulgou neste domingo (11) a primeira rodada de pesquisa eleitoral, com foco nas Eleições 2016, do município da Pedra. Realizada pelo Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco (IPEC) sob registro PE-01148/2016, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram ouvidos 265 eleitores nos dias 24 e 25 de agosto de 2016. De acordo com o estatístico e diretor do IPEC, Edvaldo Silvestre, a eleição no município ainda está completamente indefinida e a diferença de votos deverá ser mínima.
"Na Pedra, a eleição é sempre bastante disputada. O que podemos aqui é desejar sorte aos candidatos", comentou Silvestre. Ele também falou sobre a tentativa de impugação dessa pesquisa, junto aos tribunais eleitorais. "Esses dados eram para ter sido divulgados no domingo passado (04), mas uma das coligações conseguiu naquele dia o bloqueio dos resultados. Nós recorremos e conseguimos a liberação junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O que tenho a dizer como estatístico, e com mais de 25 anos de experiência na área, é que os candidatos não devem se preocupar com pesquisas e sim na busca de votos junto aos seus eleitores. Pesquisa não dá votos", destacou o estatístico.
Confira os resultados:
PESQUISA ESPONTÂNEA:
Zeca Vaz - 45%
Osório Filho - 43%
Sebastião de Quino - 2%
Não sabe/não respondeu - 6%
Branco/nulo - 4%
Zeca Vaz - 45%
Osório Filho - 43%
Sebastião de Quino - 2%
Não sabe/não respondeu - 6%
Branco/nulo - 4%
PESQUISA ESTIMULADA:
Osório Filho - 47%
Zeca Vaz - 45%
Sebastião de Quino - 3%
Não sabe/não respondeu - 3%
Branco/nulo - 2%
Osório Filho - 47%
Zeca Vaz - 45%
Sebastião de Quino - 3%
Não sabe/não respondeu - 3%
Branco/nulo - 2%
REJEIÇÃO:
Sebastião de Quino - 52%
Zeca Vaz - 40%
Osório Filho - 33%
Não sabe/não respondeu - 2%
Rejeita todos - 2%
Não rejeita nenhum - 2%
Sebastião de Quino - 52%
Zeca Vaz - 40%
Osório Filho - 33%
Não sabe/não respondeu - 2%
Rejeita todos - 2%
Não rejeita nenhum - 2%
EXPECTATIVA DE VITÓRIA:
Zeca Vaz - 42%
Osório Filho - 40%
Não sabe/não respondeu - 18%
Zeca Vaz - 42%
Osório Filho - 40%
Não sabe/não respondeu - 18%
(Margem de erro - 5.9%)
Fonte: IPEC (Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco).
Imagem: Blog do Clodoaldo.
Imagem: Blog do Clodoaldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores