terça-feira, 5 de julho de 2016

MENSAGEM DO PADRE FÁBIO PEREIRA AOS PAROQUIANOS DE SÃO JOSÉ - VENTUROSA - PE

O último domingo marcou uma nova fase na vida da Paróquia de São José, em Venturosa. O povo despediu-se do padre Fábio Pereira dos Santos, administrador dessa paróquia, celebrando sua missa de envio. O padre Fábio passou cerca de uma década entre os venturosenses, chegando na cidade logo após concluir os estudos do seminário e atuando como estagiário, diácono e sendo ordenado em Venturosa pelo então bispo de Pesqueira, Dom Francisco Biasin. O padre Fábio foi chamado pela Igreja para colaborar em uma nova missão. A paróquia de São José acolhe em seu meio o Padre Erivânio Moraes de Macedo, natural da cidade de Belo Jardim e que assume as funções de Vigário Paroquial.

O padre Fábio Pereira já havia divulgado essa mensagem aos paroquianos e o blog a reproduz integralmente. 
Crédito da Imagem: Ítalo Rangel - RDiagramação


Mensagem aos Paroquianos da Paróquia de São José – Venturosa-PE



“Há um momento para tudo e tempo para cada coisa debaixo do céu: tempo de abraçar e tempo de se separar”. (Ecl 3, 1.5); É “tempo de” Desamarrar as cordas e deixar o barco ser levado pelo vento do Espírito Santo zarpando de uma lado a outro, mar adentro”.
            Amados fiéis da Paróquia de São José no município de Venturosa –PE, após 9 anos de pastoreio como Administrador Paroquial ou como o povo  mesmo diz: Padre de Venturosa, a Igreja de Pesqueira me chama para uma outra missão.  Sei que tudo o que Deus faz é bom para nós porque Ele é Pai que nos ama. Neste momento desejo expressar os sentimentos que passam no meu coração, sabendo que em breve espaço de tempo os deixarei para continuar a missão a mim confiada. Permitam-me parafrasear Dom Francisco Biasin, o Bispo que me ordenou, na sua mensagem de despedida da diocese de Pesqueira:              
             “O primeiro sentimento é de gratidão por ter experimentado a grandeza do amor de Deus através da Ordenação Sacerdotal recebida no meio de vocês. Quem poderia duvidar que na Quadra Poliesportiva, ao cair da tarde daquele dia 21 de abril de 2006, estava repleta da força, da unção e da graça do Espírito Santo de Deus? Gratidão por ter experimentado constantemente a delicadeza e a docilidade de vocês como filhos e filhas, meus irmãos na fé, em seguir os ditames do Evangelho e as orientações da Igreja. Gratidão, enfim, por ter percorrido com vocês um trecho de caminho na história desta Paróquia, crescendo juntos em corresponsabilidade, compartilhando alegrias e dores, enfrentando os desafios do tempo presente, abrindo estradas novas e vislumbrando horizontes mais amplos para a evangelização e a missão. Outro sentimento é de grande amor! Eu não sei se vocês me amaram mais ou se eu os amei mais. Tenho a impressão que foi uma competição no amor, onde quem venceu foi Jesus presente no meio de nós, tornando-nos um só corpo”.
               Tenho consciência de minhas limitações e fraquezas. Perdoe-me naquilo que não fui um testemunho para vocês. Sei que não agradei a todos, nem sempre acertei, porém tentei orientar a comunidade da melhor forma que podia, mas tenho certeza que aquilo que não certei o Senhor em sua infinita bondade consertará e completará a obra que é Dele.
               Estarei como administrador paroquial até o dia 03 de julho quando na Missa das 19h30 encerrarei o meu ofício de administrador paroquial e celebrarei convosco a Missa de envio. Ficará com vocês o Pe. Erivânio um amigo de longa data, que como vigário paroquial já se inseriu na vida paroquial. Tenho certeza que com a característica própria de vocês que é a acolhida, receberão este irmão com a mesma solicitude que me receberam. É tempo de continuar aquilo que foi bom e proveitoso para a nossa vida cristã e pastoral e ao mesmo abrir-se ao “novo” as necessidades e exigências dos novos tempos.
             Um agradecimento em especial aos membros dos conselhos da Paróquia e das comunidades, bem como todas as pessoas de boa vontade que ao longo desses anos foram colaboradores do nosso pastoreio. Por fim despeço-me inspirado em Dom Helder Câmara: “Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fossemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos  problemas do pequeno mundo a que pertencemos: A humanidade é maior.  Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.

Deus abençoe a todos e todas!  Seu amigo e irmão em Cristo!
Pe. Fábio Pereira dos Santos.

Um comentário:

  1. Que Deus o abençoe cada dia mais e mais padre Fábio, meu compadre. O senhor foi e será sempre um grande exemplo de fé. Que Deus o ilumine e o guie nessa nova missão que lhe foi confiada. Meu eterno agradecimento, por tudo que o senhor representa para nossa comunidade e principalmente para o meu filho, seu afilhado, José Marcos. Um forte abraço, e que Deus o proteja sempre! Sua comadre, e irmã em Cristo, Kátia Cristina.

    ResponderExcluir

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...