quinta-feira, 21 de julho de 2016

VIOLÊNCIA ASSUSTA MORADORES DE VENTUROSA


Só nos últimos dois dias  cidade de Venturosa testemunhou inerte a ocorrência de vários assaltos. A cena, de tão repetida, tornou-se clichê: um assaltante ou dupla de assaltantes se aproxima em uma moto, aponta uma arma de fogo para a vítima e furta pertences de valor. O alvo preferido? Aparelhos celulares. Esse crime tem ocorrido com frequência no interior do estado. Ontem assistimos a um caso ocorrido em Belo Jardim que terminou com a morte de uma adolescente que teria gritado ao ser abordada por assaltantes. Até quando a sociedade assistirá a tudo isso de forma passível?
Desde a morte do ex governador Eduardo Campos o Pacto pela vida, programa que prometia revolucionar a política de segurança pública no estado, tem demonstrado sinais de fraqueza. A criminalidade tem aumentado. São explosões de caixas eletrônicos, assaltos, roubos de cargo, crimes de agressão, estupro e homicídio que têm composto um retrato mórbido do nosso cotidiano.
Em Venturosa as ruas não são mais seguras como eram antes e isso não é uma afirmação saudosista, é uma constatação da realidade. O tema da segurança pública deve ser abordado com seriedade durante a campanha de sucessão municipal. O que um prefeito pode fazer para ajudar no combate à violência? Até onde a guarda municipal pode auxiliar as polícias civil e militares e qual o papel dos cidadãos na necessária construção de uma cultura de paz e civilidade em nossa cidade?

São perguntas que deixo para serem debatidas entre a sociedade e as autoridades competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...