segunda-feira, 28 de agosto de 2017

PREFEITO DE VENTUROSA DÁ MAIS UM PASSO PARA RETIRAR PROJETO DE GRANDE BARRAGEM DO PAPEL

imagem ilustrativa - fonte internet


NUMA SEGUNDA-FEIRA, 22 de agosto de 2016, publiquei uma entrevista com o então candidato Eudes Tenório. O odontólogo já havia governado a cidade duas vezes e disputava sua terceira eleição. Entre os vários pontos da entrevista, questionei sobre projetos para a juventude e geração de emprego. Eudes disse que era difícil colocar em prática programas de geração de emprego numa cidade pequena e sem indústria e expôs sua visão sobre o tema:

"Primeiro, Venturosa não tem água, então, como você traz uma indústria para uma cidade dessa? Mas nós vamos conseguir construir a nossa barragem, que foi comprada a fazenda na época que fui prefeito, foi feito o projeto pelo governador Eduardo Campos, mas infelizmente teve uns contratempos que foi a questão da terra indígena que nós não conseguimos resolver o problema, então foi época em que saí e depois não foi dado continuidade a esse trabalho. Então, acredito que se conseguirmos voltar à prefeitura vamos tentar resolver o problema da falta d’água e acredito que assim será resolvido boa parte dos problemas de Venturosa e principalmente da questão de geração de renda. Só se gera renda como tem como se instalar indústria, se instalar empresas que possam vir com necessidade de uma mão de obra que o nosso município tenha disponível, a bacia leiteira, incentivar o produtor de queijo que também tem a dificuldade no uso da água e tudo isso são consequências que já vem de vários anos e que aos poucos vamos tentar solucionar."

Eudes, no centro, com o vereador Biá e o Cacique Ciba
Foto do blog Venturosense
Eleito para o terceiro mandato, Eudes tem trabalhado para tirar essa barragem do papel. Segundo post do blog Venturosense, de Francis Airon, um dos responsáveis pelo setor de comunicação da prefeitura, o prefeito esteve com lideranças indígenas do povo Xukuru de Cimbres, dissidentes do povo Xukuru do Ororubá e liderados pelo cacique Ciba. No encontro discutiram o projeto de barragem e chegaram a um consenso. O próprio Eudes já havia dito em conversa com esse blogueiro que os índios apoiariam o projeto da barragem porque também precisavam de águas em suas terras. Agora, o prefeito deve ir até Brasília para uma audiência na FUNAI - Fundação Nacional do Índio, para tentar consolidar o projeto. 

A Barragem Venturosa terá capacidade de armazenamento de 30 trilhões de metros cúbicos de água, beneficiando parte do município de Pesqueira onde fica a terra indígena, Alagoinha e Venturosa. O embargo ao projeto se dá justamente porque uma parte do território dos Xukurus de Cimbres será atingida. A expectativa do prefeito, que anunciou a necessidade desse empreendimento desde o seu segundo mandato, é que com a construção dessa barragem os problemas hídricos de Venturosa sejam sanados e a atividade industrial e comercial do município se elevem a outro patamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...