quinta-feira, 2 de novembro de 2017

O TRIBUNAL DA HIPOCRISIA

Foi Jesus quem disse que devemos nos abster de julgar nosso irmão. A medida que usarmos para os outros será aquela usada contra nós.

Bem, dois milênios depois, a sociedade não se contenta só em julgar, ela quer condenar com celeridade e o máximo rigor, independente de estar certa ou errada sobre sua interpretação dos fatos. Antes de procurar conhecer já tem uma opinião formada. Estamos atolados em ódio e hipocrisia.


Muitos se deleitam com a mera suposição do erro alheio, espalham boatos com velocidade e não tem a humildade nem a honestidade de tentarem desfazer o problema que causaram à vida dos que foram vítimas de suas ações.

Não muito tempo atrás circularam listas e mais listas para zombar dos outros, não importando de difamavam ou agrediam pessoas que apenas viviam suas vidas. No facebook indireta é bala perdida, se dispara e não sabe quem atinge.

O pior é que muitos membros do júri dessa corte de hipócritas possuem os mesmos defeitos (ou ainda piores) daqueles que querem condenar ou que atacam com mórbido prazer.

Sempre pensei que o limite da liberdade individual é a liberdade do outro. Cada um vive como quer, desde que suas escolhas não firam o direito de outra pessoa. Não te diz respeito? Deixa para lá. Ciclano gosta de um cara. É de você? O que é que tem? Fulano bebeu todas. Foi com seu dinheiro?

Algumas pessoas se sentem protegidas pelo anonimato da internet e expõe o seu pior. Não sabem que há leis contra crimes virtuais e que liberdade de expressão não é liberdade de insulto.

Penso que quando for julgado o serei por aquilo que fiz, não pelo que meus amigos ou conhecidos fizeram.

Cada um só pode viver a sua vida. Então, é irritante ver os tribunais que se formam para tentar controlar e condenar a vida dos outros. Seremos muito mais felizes se não compormos a corte dos hipócritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...