quarta-feira, 29 de março de 2017

CÂMARA REJEITA PROPOSTA DE COBRAR MENSALIDADES EM CURSOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS. VEJA COMO VOTARAM OS DEPUTADOS DE PERNAMBUCO


A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (29), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitiria às universidades públicas a possibilidade de cobrar mensalidade de cursos de extensão e pós-graduação lato sensu.

Por se tratar de uma emenda à Constituição, o projeto precisava do apoio de, pelo menos, três quintos dos deputados (308 dos 513), mas recebeu 304 votos a favor. Ao todo, 139 deputados foram contra o texto e dois se abstiveram. Com isso, a PEC será arquivada.


Entenda a PEC


A proposta, aprovada em primeiro turno pela Câmara em outubro de 2015, previa alteração no Artigo 206 da Constituição.

Conforme a PEC, esse artigo passaria a prever que o princípio da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais não se aplica nos casos de pós-graduação lato sensu e cursos de extensão. Nesses casos, caberia à direção da universidade decidir sobre cobrar ou não mensalidade dos alunos.

Atualmente, algumas universidades que cobram mensalidade são alvos de processos judiciais que questionam a legalidade desse tipo de procedimento.


Ensino gratuito


O líder do Psol, deputado Glauber Braga (RJ), criticou a proposta por considerá-la o primeiro passo para o fim do ensino público gratuito. Ele lembrou que a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, defendeu nesta semana a cobrança de mensalidades nas universidades e nos institutos federais.

“Uma PEC para flexibilizar o princípio de que educação pública tem de ser gratuita na mesma semana da fala da secretária-executiva do MEC, que dá a entender que a graduação pode passar por cobrança. Onde a gente vai parar?", questionou. Para Glauber Braga, a proposta abriria um precedente para o fim da gratuidade também na graduação e na educação básica.

A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA), também avaliou que a ressalva aos cursos de pós-graduação poderia significar uma ruptura do sistema de ensino superior gratuito. "Estaríamos abrindo a janela da gratuidade. É temerário”, alertou.

Para o deputado Vicentinho Júnior (PR-TO), os alunos que precisam do ensino gratuito sairiam prejudicados caso a proposta fosse aprovada. “A PEC não faz bem à saúde da educação pública brasileira. A República não pode se esvaziar dos seus poderes, terceirizando para quem pode pagar por um curso”, afirmou.



Pernambuco (PE)
Adalberto CavalcantiPTBPtbProsPslSim
André de PaulaPSDSim
Augusto CoutinhoSolidariedSim
Betinho GomesPSDBSim
Carlos Eduardo CadocaPDTSim
Creuza PereiraPSBSim
Daniel CoelhoPSDBSim
Danilo CabralPSBSim
Eduardo da FontePPPpPtnPhs...Sim
Fernando MonteiroPPPpPtnPhs...Sim
Gonzaga PatriotaPSBNão
Guilherme CoelhoPSDBSim
Jarbas VasconcelosPMDBSim
João Fernando CoutinhoPSBSim
Jorge Côrte RealPTBPtbProsPslSim
Kaio ManiçobaPMDBNão
Marinaldo RosendoPSBSim
Pastor EuricoPHSPpPtnPhs...Não
Ricardo TeobaldoPTNPpPtnPhs...Não
Severino NinhoPSBSim
Silvio CostaPTdoBPpPtnPhs...Não
Tadeu AlencarPSBSim
Zeca CavalcantiPTBPtbProsPslNão
Total Pernambuco: 23  

terça-feira, 28 de março de 2017

Venturosense Lucas Bernardo, destaque no Programa Ganhe o Mundo, fala sobre seu encontro com o governador Paulo Câmara

Durante a visita do Governador Paulo Câmara a Arcoverde, o jovem Venturosense Lucas Bernardo destacou-se no evento. Participante do Programa Ganhe o Mundo, implantado no governo do falecido Eduardo Campos e continuado por Câmara que tem permitido a jovens estudantes fazerem intercâmbio em várias partes do mundo. Lucas foi prestigiado pelo governador e pelo secretário de educação Frederico Amâncio e nos fala sobre essa experiência:



O Programa Ganhe o Mundo foi uma experiência única, que foi um marco na minha vida acadêmica e principalmente na minha vida pessoal, não somente pelo desenvolvimento de uma nova língua, mas também pela imersão em uma nova cultura diferente da nossa, que acabou transformando minha visão de mundo fazendo-me parar para pensar em coisas que jamais o tinha feito.  Além disso, me abriu portas para o mercado de trabalho, coloquei objetivos que antes faziam parte apenas dos meus sonhos e que hoje fazem parte dos meus planos em um futuro não muito distante, há também as amizades que fiz durante todo o programa que perduram até hoje, enfim poderia aprofundar-me muito mais e mesmo assim não seria suficiente para demonstrar o quão importante foi o PGM para a minha vida.

A sensação de estar com o governador foi ótima, pois naquele momento ficou claro que ele realmente quer fazer algo pela educação do nosso Estado continuando um programa que vem dando certo. Além disso, ali me senti reconhecido como estudante e como cidadão, pois quem pensaria que o governador faria algo do tipo com alunos do interior.


O conselho que dou a todos que querem participar do PGM é que se empenhem, faça o seu melhor, acredite em você por que o maior desafio está em você mesmo, todos são capazes e sonhos podem se tornar reais basta acreditar, eu sou exemplo disso.

Lucas Bernardo

segunda-feira, 27 de março de 2017

POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE MATAREM JOVEM EM VENTUROSA

As informações são do blog Tribuna do Moxotó, de autoria de Esequias Cardoso.

O crime bárbaro que chocou a cidade de Venturosa, o assassinato da jovem M.V.S.M de apenas 14 anos pode ter sido elucidado pela equipe da Polícia Civil em Venturosa e pela 23ª Delegacia de Homicídio, numa resposta rápida à barbárie contra a vida da jovem. As equipes apreenderam os suspeitos desse crime hediondo.

O Tribuna do Moxotó, com exclusividade, conseguiu a foto de um dos acusados, JOSIEL PANTALEÃO DA SILVA, 18 anos de idade, que foi preso na zona rural do município de Caetés. Segundo a polícia civil, o outro acusado é C.D.S.A menor de 16 aos, que também roubou o celular da vítima.

De acordo com o Tribuna do Moxotó, ambos deverão ser autuados em flagrante. Para o menor o crime será tratado como ato infracional, já que está sob a tutela do estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), já o maior deverá, após ser autuado em flagrante delito, ser encaminhado para o Presídio da cidade.
As fotos podem ser vistas AQUI

JOVEM É ASSASSINADA EM VENTUROSA


MAIS UMA TRISTE NOTÍCIA PARA VENTUROSA. Na manhã desta segunda-feira, 27, a cidade registra a morte da adolescente V.S. de apenas 14 anos de idade. Segundo relatos a jovem teria sido degolada e há suspeitas de crime passional. O corpo foi encontrado nas mediações da Vila Multirão.

Nas redes sociais amigos já começam a externar sua dor e frustração e enviam mensagens de solidariedade aos familiares.

A jovem engrossa uma triste cifra de violência e morte de mulheres no Brasil. Crimes bárbaros como esse continuam a ocorrer nas mais diversas regiões do nosso país e vitimar mulheres de todas as classes sociais. É preciso cobrar de nossas autoridades ações que combatam essa dura realidade, mas mais urgente é cobrar de nossa sociedade um mudança de postura.

O POST SERÁ ATUALIZADO ASSIM QUE NOVOS DETALHES FOREM DIVULGADOS

domingo, 26 de março de 2017

OS MOVIMENTOS EM DEFESA DE TEMER, DOS ABUSOS DE AUTORIDADE E PELA REFORMA DA PREVIDÊNCIA FRACASSARAM. ESTARÁ A POPULAÇÃO BRASILEIRA ACORDANDO PARA A REALIDADE?

A pauta populista dos movimentos que levaram o presidente (ilegítimo) Michel Temer ao poder não conseguiu lotar as ruas. O MBL e o Vem pra Rua convocaram os brasileiros a defenderem a operação Lava jato, a pedir o fim do foro privilegiado e entre outras coisas, o fim dos privilégios para funcionários públicos (leia-se apoio a Reforma da Previdência). 

Como de costume a rede Globo preparou-se para cobrir os protestos de apoio a Michel Temer em tempo real, mas o fiasco foi retumbante.

No Rio de Janeiro se esperavam cem mil, a polícia se recusou a calcular a quantidade de manifestantes. Em Brasília estiveram menos de 700 participantes, em São Paulo, berço desses movimentos, o número foi maior, mas mesmo assim bem menor que o esperado.

O que levou ao declínio das manifestações populistas de direita?

Provavelmente as primeiras faturas que o brasileiro está sendo obrigado a pagar.

A corrupção escancarada do governo Temer. Ministros citados na Lava jato, a proteção por parte do governo aos envolvidos e a recessão econômica.

As medidas amargas que Temer disse que tomaria se revelaram amargas apenas para os pobres que estão sendo ameaçados de trabalhar até a hora de sua morte.

Os trabalhadores rurais do nordeste, por exemplo, serão condenados a regimes análogos a escravidão, miséria e morte por exaustão caso a reforma passe como está.

Ficou claro que o compromisso desse governo (ilegítimo e corrupto) é com os seus financiadores, que a regra que vale é a do toma lá, dá cá.

Outra coisa que tem ficado evidente é a perseguição política a Lula por parte do juiz Sérgio Moro a Lula. A partidarização da operação e a proteção a determinados setores e políticos ficou escancarada.
Moro não é mais unanimidade, o rei está nu.

O povo começa a se mobilizar para defender os direitos que Temer (o ilegítimo) pretende retirar.
Talvez ainda haja esperança para nossa amada pátria, mas ela não repousa nos populistas de direita ou de esquerda.

Ela nasce da mobilização do povo que sem medo cobra os seus direitos.

Talvez o país esteja acordando.

Sem MBL, Vem Pra Rua, nem pato amarelo.


Na verdade, o povo está justamente em busca de alguém que o defenda de pagar o pato dos outros.

sábado, 25 de março de 2017

O deputado federal André de Paula esteve em Venturosa. O mesmo que votou a favor da terceirização do trabalho.

O deputado federal André de Paula, PSD de Pernambuco, esteve ontem em Venturosa. Em seu perfil oficial na rede social facebook narrou o final de noite agradável que teve em nossa cidade.

Vou esclarecer logo de início que esse post não é motivado pela realidade política-partidária local. Não tenho nada contra o prefeito Eudes e torço sinceramente para que ele faça um bom governo. Torcer por uma mal administração seria torcer contra a cidade e nunca serei da turma do "quanto pior melhor".

Agora, o que o nosso povo deve saber é que o deputado votou a favor da terceirização do trabalho, algo que irá precarizar as relações entre empregado e empregador, ameaçará concursos públicos e poderá tirar direitos dos trabalhadores.

Em média um trabalhador terceirizado ganha 27% a menos que um empregado direto e trabalha 3 horas a mais por semana. Tem dúvidas? Pergunta a um trabalhador terceirizado como é a rotina dele.

A Câmara não tem mais ética. Está aproveitando o momento de crise para triturar nossos direitos. Ressuscitaram uma proposta dos tempos de Fernando Henrique e votaram em tempo recorde para que o povo não pudesse nem piscar.

André de Paula votou contra o trabalhador agora e poderá fazer isso de novo com a Reforma da Previdência. Nós, o povo, não podemos assistir de braços cruzados.

Vamos acessar a página dele: https://www.facebook.com/andredepaulaoficial/

enviar e-mail:
  • dep.andredepaula@camara.leg.br

  • É preciso dizer que não concordamos com a Reforma da Previdência, que não aceitamos perder direitos e que se o deputado votar contra a nossa gente não irá merecer o nosso voto pois não terá condições éticas e morais de nos representar.
    Ou fazemos isso ou vamos amargar pagar uma conta que não é nossa, porque o peso virá quase que exclusivamente nas costas dos mais pobres.
    Isso não tem nada a ver com Verde ou Vermelho nem com as eleições municipais, tem a ver com nossa vida, nossa velhice e nossa dignidade.
    Vamos cobrar do deputado, minha gente. Dele e das pessoas que podem pressioná-lo.

sexta-feira, 24 de março de 2017

CNBB EMITE NOTA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA


“Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam no chão”
(Amós 5,7)
Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, dos dias 21 a 23 de março de 2017, em comunhão e solidariedade pastoral com o povo brasileiro, manifesta apreensão com relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, de iniciativa do Poder Executivo, que tramita no Congresso Nacional.
O Art. 6º. da Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a Previdência seja um Direito Social dos brasileiros e brasileiras. Não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os Direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio.
Abrangendo atualmente mais de 2/3 da população economicamente ativa, diante de um aumento da sua faixa etária e da diminuição do ingresso no mercado de trabalho, pode-se dizer que o sistema da Previdência precisa ser avaliado e, se necessário, posteriormente adequado à Seguridade Social.
Os números do Governo Federal que apresentam um déficit previdenciário são diversos dos números apresentados por outras instituições, inclusive ligadas ao próprio governo. Não é possível encaminhar solução de assunto tão complexo com informações inseguras, desencontradas e contraditórias. É preciso conhecer a real situação da Previdência Social no Brasil. Iniciativas que visem ao conhecimento dessa realidade devem ser valorizadas e adotadas, particularmente pelo Congresso Nacional, com o total envolvimento da sociedade.
O sistema da Previdência Social possui uma intrínseca matriz ética. Ele é criado para a proteção social de pessoas que, por vários motivos, ficam expostas à vulnerabilidade social (idade, enfermidades, acidentes, maternidade...), particularmente as mais pobres. Nenhuma solução para equilibrar um possível déficit pode prescindir de valores éticos-sociais e solidários. Na justificativa da PEC 287/2016 não existe nenhuma referência a esses valores, reduzindo a Previdência a uma questão econômica.
Buscando diminuir gastos previdenciários, a PEC 287/2016 “soluciona o problema”, excluindo da proteção social os que têm direito a benefícios. Ao propor uma idade única de 65 anos para homens e mulheres, do campo ou da cidade; ao acabar com a aposentadoria especial para trabalhadores rurais; ao comprometer a assistência aos segurados especiais (indígenas, quilombolas, pescadores...); ao reduzir o valor da pensão para viúvas ou viúvos; ao desvincular o salário mínimo como referência para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a PEC 287/2016 escolhe o caminho da exclusão social.
A opção inclusiva que preserva direitos não é considerada na PEC. Faz-se necessário auditar a dívida pública, taxar rendimentos das instituições financeiras, rever a desoneração de exportação de commodities, identificar e cobrar os devedores da Previdência. Essas opções ajudariam a tornar realidade o Fundo de Reserva do Regime da Previdência Social – Emenda Constitucional 20/1998, que poderia provisionar recursos exclusivos para a Previdência.
O debate sobre a Previdência não pode ficar restrito a uma disputa ideológico-partidária, sujeito a influências de grupos dos mais diversos interesses. Quando isso acontece, quem perde sempre é a verdade. O diálogo sincero e fundamentado entre governo e sociedade deve ser buscado até à exaustão.
Às senhoras e aos senhores parlamentares, fazemos nossas as palavras do Papa Francisco: “A vossa difícil tarefa é contribuir a fim de que não faltem as subvenções indispensáveis para a subsistência dos trabalhadores desempregados e das suas famílias. Não falte entre as vossas prioridades uma atenção privilegiada para com o trabalho feminino, assim como a assistência à maternidade que sempre deve tutelar a vida que nasce e quem a serve quotidianamente. Tutelai as mulheres, o trabalho das mulheres! Nunca falte a garantia para a velhice, a enfermidade, os acidentes relacionados com o trabalho. Não falte o direito à aposentadoria, e sublinho: o direito — a aposentadoria é um direito! — porque disto é que se trata.”
Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados.
Na celebração do Ano Mariano Nacional, confiamos o povo brasileiro à intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Deus nos abençoe!
Brasília, 23 de março de 2017.
Cardeal Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília
Presidente da CNBB
Dom Murilo S. R. Krieger, SCJ
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Vice-Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

PELA PRIMEIRA VEZ O BRASIL É RÉU EM CORTE INTERNACIONAL POR VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS INDÍGENAS

Do the intercept brasil

PELA PRIMEIRA VEZ, o Brasil é réu em uma corte internacional por violações de direitos humanos de povos indígenas.
Nesta terça-feira (21), o Estado brasileiro, pela primeira vez na história, respondeu por alegações de violação de direitos indígenas à Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Cidade de Guatemala. A audiência foi a única de um processo iniciado em 2002, restando apenas a apresentação de novas alegações, por escrito, para que a corte emita sua sentença em cerca 3 meses.
O povo Xukuru passou 300 anos afastado de seu território. Mesmo com a demarcação de suas terras, iniciada em 1989, e a homologação, em 2001, foi apenas em 2003, após um atentado contra seu líder, o cacique Marcos Xukuru, que os indígenas decidiram reagir e retomaram grande parte de seu território.
“É uma situação emblemática do que temos vivido no nosso país. A situação Xukuru é um caso clássico do que acontece com os demais povos [indígenas] … Se nós fossemos depender do Estado brasileiro, já não existia mais nenhum índio”, conta o cacique Marcos em seu relato perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Os Xukuru de Pernambuco tiveram violados seus direitos à propriedade coletiva, à proteção judicial e à integridade pessoal durante anos. Agora clamam pela retirada dos latifundiários que permanecem na sua terra e cuja presença tinha causado uma longa história de violência e desapropriação. Caso condenado, o Estado deverá garantir também medidas de reparação, compensações e medidas de garantia de não repetição das violações.
Veja o vídeo:

quinta-feira, 23 de março de 2017

MINISTÉRIO PÚBLICO INSTAURA INQUÉRITO POR OMISSÃO DO GOVERNO DO ESTADO EM RELAÇÃO AO POLICIAMENTO

Foram 977 homicídios apenas nos primeiros dois meses do ano
Foram 977 homicídios apenas nos primeiros dois meses do anoFoto: Paullo Allmeida

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para apurar o que classifica como omissão do Governo do Estado em manter o efetivo da Polícia Militar (PM) num patamar suficiente para garantir a segurança pública. A investigação, conduzida pelo promotor de Defesa dos Direitos Humanos, Westei Conde, foi motivada, entre outros pontos, pelo aumento da violência, indicado em números como o de homicídios - 977 só nos primeiros dois meses deste ano, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). 

A situação tem piorado desde dezembro, quando policiais intensificaram a recusa a plantões do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES). As horas extras amenizavam o déficit de PMs nas ruas.

Na portaria que formalizou o inquérito civil, o promotor alega que, apesar de a população de Pernambuco ter crescido em quase um milhão de pessoas ao longo de dez anos (+9,7%), o número de policiais aumentou bem menos (+2,2%). Em 2003, por exemplo, o território tinha 8,3 milhões de habitantes e 18.927 PMs, ou um policial para cada grupo de 443 pessoas. Já em 2013, a população do Estado era de 9,2 milhões, e o efetivo da Polícia Militar, de 19.348 - um policial para 475 habitantes. Na ativa, há 18,8 mil servidores. Baseada na Lei Estadual 12.544/2004, que trata da fixação do efetivo, a Associação de Cabos e Soldados afirma que seriam necessários 26.865 militares na corporação.
“A gente percebe que há um retorno aos números negativos da época em que o Pacto Pela Vida foi implantado. Por isso, vamos tentar entender quais critérios o Estado adota quando se trata da recomposição do efetivo”, diz o promotor Westei Conde, acrescentando que o próximo passo é ouvir representantes da SDS, da Secretaria de Administração e do Comando da PM.

O promotor ainda avalia que o PJES, “na prática, traduz-se como medida paliativa para minimizar o déficit de pessoal” e “complementar remuneração dos policiais militares”. “O programa representa uma precarização das relações de trabalho. Quando passou a haver uma baixa adesão ao PJES, isso, por óbvio, repercutiu no emprego do efetivo”, declarou Conde.

A SDS informou que ainda não foi notificada sobre o inquérito, mas esclareceu que, desde 2015, já foram convocados 1,1 mil aprovados no concurso da PM que estava em vigor, e que, em 2016, foi aberto novo certame para a corporação, que selecionou 1,5 mil pessoas.

segunda-feira, 20 de março de 2017

LULA MOSTRA FORÇA NO NORDESTE E ASSUME PATERNIDADE DA OBRA DO SÃO FRANCISCO

Dois ex-presidentes estiveram com o povo nordestino ontem.

Lula e Dilma vieram até a Paraíba para reinaugurar trecho da transposição do São Francisco. O evento foi chamado de 'inauguração popular'.

O jogo de palavras foi melhor compreendido pelo povo daqui que pelos jornalistas do sudeste e dos nossos jornais já compromissados com o atual governo Temer. Quando o presidente em exercício veio até nossos estados houve um forte esquema para blindá-lo do povo.

Como todos sabem, Michel Temer tem medo de gente, não gosta de povo.

Quem quis ver a obra quando ele, o ilegítimo, foi até Sertânia, em Pernambuco, não pôde. O exército estava lá para "garantir a segurança' de Temer. Nem mesmo quem morava nas imediações pôde voltar para casa enquanto o presidente esteve nas imediações.

Lula e Dilma atraíram mais de 70 mil pessoas até Monteiro, na Paraíba.

O povo do Nordeste foi até lá, o povo que alguns jornalistas querem chamar de "militância petista" para negar sua autoridade enquanto coletivo de cidadãos e cidadãs desse Brasil. O povo fretou ônibus, besta, pegou o carrinho, a moto, a bicicleta e foi ver Lula e Dilma, aqueles que reconhece como pais e mães da transposição.

Michel Temer disse que a obra não tem pai, que o pai da obra é o povo.

O nordestino clama por essa obra desde Dom Pedro II, nunca deixou de ser povo. Ele sabe que foi com Lula que a obra saiu do papel e foi durante o governo de Dilma que ela foi mantida.

A presença do povo no evento é o atestado de que um tem o seu apoio, o outro, aquele que nem deveria ser nominado por estar tentando destruir a dignidade dos nossos idosos que trabalharam toda a vida sob esse sol inclemente e retirar direitos trabalhistas tão arduamente conquistados, o outro tem o que merece: desprezo.

NOITE DE VENTUROSA É DESTAQUE NO INSTAGRAM DO ESTADÃO


O jornal do estado de São Paulo, O Estadão, um dos maiores do país, publicou em seu perfil no Instagram uma foto com o céu noturno de nossa cidade. A imagem é icônica. Quem é de Venturosa já deve saber quem é o seu autor.

Nosso professor Pedro Henrique Torquato. 

Pedro também já teve fotos publicadas nas redes sociais de outros jornais e revistas de grande circulação.

PROFESSOR PEDRO HENRIQUE PUBLICA VÍDEO COM IMAGENS BELÍSSIMAS DE VENTUROSA



Venturosa faz 55 anos de sua emancipação política e muitos dos seus filhos declaram seu amor pela cidade Mãe. 
O professor Pedro Henrique Torquato, amigo historiador com alma de poeta e olho de fotógrafo, publicou um vídeo com imagens belíssimas do cotidiano de nossa cidade. Vela a pena ser visto, revisto e compartilhado. Confira!

sábado, 18 de março de 2017

Aniversário de Venturosa tem show com Vicente Nery, apresentações na praça de eventos e polêmicas nas redes sociais.


Venturosa, no Agreste de Pernambuco, se prepara para festejar seus 55 anos de emancipação política. No dia 19, quando a cidade homenageia o seu padroeiro, São José, haverá a programação religiosa, com procissão e missa. A noite terá início a programação do aniversário da cidade organizada pelo poder público. Na praça de eventos ocorrerá um grande show com os artistas Ícaro e Vitório e depois a esperada apresentação de Vicente Nery.

No dia 20, dia do aniversário da emancipação política do município, a prefeitura, por meio de sua secretaria de educação oferece apresentações de grupos culturais, das escolas municipais e também exposição de trabalhos de artesãos locais.

O parque de diversões estará funcionando gratuitamente das 16:00 às 18:00 e ao final das apresentações a população participará da cerimônia de parabéns da cidade e da partilha do bolo. 

NAS REDES SOCIAIS INTERNAUTAS CRITICARAM O FORMATO DA FESTA

Nas redes sociais vários internautas criticaram o formato da festa de emancipação política do município. Alguns evocaram a memória das tradicionais festas de março, quando a cidade organizava várias noites de festas com artistas locais, orquestras e atrações de destaque regional. O descontentamento com shows apresentados em apenas um dia ficou evidente nos comentários dos jovens. 

Os que defendem o atual formato justificam que em tempos de crise é preciso racionalizar os gastos. O aniversário da cidade foi mantido sem onerar os cofres públicos.

E você leitor, o que acha?

sexta-feira, 17 de março de 2017

OPERAÇÃO CARNE FRACA REVELA DESDE CORRUPÇÃO DE FISCAIS E MEMBROS DO GOVERNO A PRODUTOS CANCERÍGENOS EM PRODUTOS DOS MAIORES FRIGORÍFICOS DO BRASIL


Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, não só apontou para a existência de um suposto esquema de corrupção entre frigoríficos e fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, como colocou em dúvida a qualidade dos produtos vendidos por duas gigantes brasileiras do setor de carnes: JBS, dona das marcas Friboi Seara e Big Frango, e a BRF, dona da Sadia e Perdigão. A notícia de que as empresas pagavam propina para vender carnes vencidas ou adulteradas com produtos químicos —o que tanto a JBS quanto a BRF negaram— fez com que as ações dos frigoríficos despencassem mais de 8% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) até o início da tarde sexta-feira. Além das duas gigantes do setor, outras 29 companhias também são alvo da operação.
Tão logo foi noticiado, o suposto esquema de corrupção para vender carnes podres também despertou a desconfiança dos consumidores: sobrou até para o ator Tony Ramos, garoto-propaganda da Friboi, que tornou-se alvo de memes nas redes sociais e se disse "surpreso" com o esquema, em entrevista ao site Ego, da Globo —vegetarianos estão sendo felicitados por não comerem carne e, assim, estarem imunes ao esquema de fraude.  Parte dos alimentos adulterados teriam sido fornecidos para alunos da rede pública do Paraná. A investigação também revelou a reembalo de produtos vencidos.
A polícia pegou gente graúda nos grampos dessa operação. 
O ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR), empossado no cargo no início deste mês por Michel Temer, é citado em uma ligação telefônica interceptada pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Carne Fraca, deflagrada nesta sexta-feira (17) para apurar o pagamento de propinas por parte de frigoríficos a fiscais agropecuários.
Na gravação, Serraglio conversa com Daniel Gonçalves Filho, fiscal agropecuário e superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná entre 2007 e 2016 – apontado pela PF como sendo "o líder da organização criminosa" que relaxava a fiscalização dos frigoríficos em troca de propinas.
A ligação teria acontecido em fevereiro do ano passado, quando Serraglio exercia o mandato de deputado federal. Ele teria ligado para o fiscal para conseguir informações sobre uma ação contra o frigorifico Larissa, localizado em Iporã (PR), que pertence a paulo Rogério Sposito, que se candidatou ao cargo de deputado federal pelo PPS em 2010.
O ministro se refere ao fiscal como "grande chefe". "O cara que está fiscalizando lá apavorou o Paulo, disse que hoje vai fechar aquele frigorífico...Botou a boca. Deixou o Paulo apavorado", diz Serraglio na gravação.
Gonçalves Filho então entra em contato com a fiscal responsável pela fiscalização e, na sequência volta a falar com Serraglio dizendo que não há nada de errado com a empresa. Sposito, dono do frigorífico, é um dos investigados e teve um mandado de prisão preventiva expedido contra si na operação deflagrada nesta sexta-feira.

BISPO DE PESQUEIRA SE ENCONTRA COM PREFEITOS DA REGIÃO


O Bispo de Pesqueira, Dom José Luiz, se encontrou na manhã de hoje se reuniu com prefeitos de vários municípios que compõe a Diocese. A pauta se concentrou em temas propostos pelos próprios gestores, temas em comum no tocante da administração pública. Dom José Luiz ouviu e sugeriu propostas de articulação para a superação de entraves na gestão municipal. O encontro reuniu além do bispo e dos prefeitos, religiosos e agentes da Cáritas. No final do encontro, cada um dos prefeitos presentes recebeu uma muda de árvore como símbolo de início de um novo projeto. O prefeito de Venturosa, Eudes Tenório Cavalcanti, recebeu a muda das mãos do antigo pároco de São José e atual reitor do Seminário, o padre Fábio Pereira dos Santos.


terça-feira, 14 de março de 2017

Em dia histórico para Venturosa, professores e membros da comunidade se colocarão contra a Reforma da Previdência

O dia 15 de março de 2017 será histórico para a população de Venturosa. 
Professores das redes estadual e municipal aderiram a parada contra a Reforma da Previdência que, caso aprovada, obrigará os mais pobres a trabalharem até o dia de sua morte.

Os professores das escolas municipais e estaduais irão se concentrar em frente a Escola Quitéria Wanderley Simões a partir das 8h30 para dali seguir em caminhada. A participação de todos é importante para deixar claro que o povo em geral é contra essa Reforma draconiana implantada por alguém que não tem a menor legitimidade para tratar do tema.

A juventude também se posiciona na rede social e muitos têm externado o desejo de participar do ato contra a Reforma da Previdência marcado para amanhã. Os membros dos sindicatos de trabalhadores rurais também se preparam para irem às ruas em breve.

Como disse Thomas Jefferson: "O preço da democracia é a eterna vigilância"

É hora de lutar democraticamente pela manutenção dos nossos direitos!


segunda-feira, 13 de março de 2017

CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA É PRECISO PRESSIONAR NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS. Clique e veja os e-mails dos deputados e mostra a eles o tamanho da sua indignação.

Estamos chegando numa fase crítica no combate contra a Reforma que retirará nossos direitos à Previdência. 

Ela é nociva porque ignora diferenças regionais e de gênero, fere direitos adquiridos e, na prática, obrigará muitos a trabalharem até o dia de sua morte. 

Não basta copiar e colar nossa aversão em murais da rede social, é preciso pressionar quem vai votar nesse projeto hediondo. 

Aqui estão os e-mails e telefones dos gabinetes de todos os deputados federais eleitos por Pernambuco. Vamos mandar e-mail, ligar, mostrar a eles que se votarem contra nós, não terão nossos votos.

Agora é hora de luta. Para trás nem para pegar impulso.

O preço da liberdade é a eterna vigilância. Ou levantamos para lutar ou perdemos até o que pensávamos já ter conquistado.
·         ADALBERTO CAVALCANTI
§  Partido/UF: PTB/PE - Gabinete: 402 - Anexo: IV - Fone: 3215-5402 - Fax: 3215-2402
·         ANDRÉ DE PAULA
§  Partido/UF: PSD/PE - Gabinete: 754 - Anexo: IV - Fone: 3215-5754 - Fax: 3215-2754
·         AUGUSTO COUTINHO
§  Partido/UF: SD/PE - Gabinete: 373 - Anexo: III - Fone: 3215-5373 - Fax: 3215-2373
·         BETINHO GOMES
§  Partido/UF: PSDB/PE - Gabinete: 269 - Anexo: III - Fone: 3215-5269 - Fax: 32152269
·         CARLOS EDUARDO CADOCA
§  Partido/UF: PDT/PE - Gabinete: 718 - Anexo: IV - Fone: 3215-5718 - Fax: 3215-2718
·         CREUZA PEREIRA
§  Partido/UF: PSB/PE - Gabinete: 662 - Anexo: IV - Fone: 3215-5662 - Fax: 3215-2662
·         DANIEL COELHO
§  Partido/UF: PSDB/PE - Gabinete: 813 - Anexo: IV - Fone: 3215-5813 - Fax: 3215-2813
·         DANILO CABRAL
§  Partido/UF: PSB/PE - Gabinete: 423 - Anexo: IV - Fone: 3215-5423 - Fax: 3215-2423
·         EDUARDO DA FONTE
§  Partido/UF: PP/PE - Gabinete: 628 - Anexo: IV - Fone: 3215-5628 - Fax: 3215-2628
·         FERNANDO MONTEIRO
§  Partido/UF: PP/PE - Gabinete: 282 - Anexo: III - Fone: 3215-5282 - Fax: 3215-2282
·         GONZAGA PATRIOTA
§  Partido/UF: PSB/PE - Gabinete: 430 - Anexo: IV - Fone: 3215-5430 - Fax: 3215-2430
·         GUILHERME COELHO
§  Partido/UF: PSDB/PE - Gabinete: 583 - Anexo: III - Fone: 3215-5583 - Fax: 3215-2583
·         JARBAS VASCONCELOS
§  Partido/UF: PMDB/PE - Gabinete: 304 - Anexo: IV - Fone: 3215-5304 - Fax: 3215-2304
·         JOÃO FERNANDO COUTINHO
§  Partido/UF: PSB/PE - Gabinete: 567 - Anexo: III - Fone: 32155567 - Fax: 32152567
·         JORGE CÔRTE REAL
§  Partido/UF: PTB/PE - Gabinete: 621 - Anexo: IV - Fone: 3215-5621 - Fax: 3215-2621
·         KAIO MANIÇOBA
§  Partido/UF: PMDB/PE - Gabinete: 525 - Anexo: IV - Fone: 3215-5525 - Fax: 3215-2525
·         LUCIANA SANTOS
§  Partido/UF: PCdoB/PE - Gabinete: 524 - Anexo: IV - Fone: 3215-5524 - Fax: 3215-2524
·         MARINALDO ROSENDO
§  Partido/UF: PSB/PE - Gabinete: 827 - Anexo: IV - Fone: 3215-5827 - Fax: 3215-2827
·         PASTOR EURICO
§  Partido/UF: PHS/PE - Gabinete: 906 - Anexo: IV - Fone: 3215-5906 - Fax: 3215-2906
·         RICARDO TEOBALDO
§  Partido/UF: PTN/PE - Gabinete: 603 - Anexo: IV - Fone: 3215-5603 - Fax: 3215-2603
·         SEVERINO NINHO
§  Partido/UF: PSB/PE - Gabinete: 314 - Anexo: IV - Fone: 3215-5314 - Fax: 3215-2314
·         SILVIO COSTA
§  Partido/UF: PTdoB/PE - Gabinete: 417 - Anexo: IV - Fone: 3215-5417 - Fax: 3215-2417
·         TADEU ALENCAR
§  Partido/UF: PSB/PE - Gabinete: 820 - Anexo: IV - Fone: 3215-5820 - Fax: 3215-2820
·         WOLNEY QUEIROZ
§  Partido/UF: PDT/PE - Gabinete: 936 - Anexo: IV - Fone: 3215-5936 - Fax: 3215-2936
·         ZECA CAVALCANTI
§  Partido/UF: PTB/PE - Gabinete: 318 - Anexo: IV - Fone: 3215-5318 - Fax: 3215-2318


A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...