sábado, 12 de dezembro de 2015

Professor Emerson Luiz entrevista o Padre Fábio, mais novo reitor do Seminário em Recife.


O BLOG RETOMA SUAS ENTREVISTAS com um convidado mais que especial, o padre Fábio Pereira dos Santos, pároco de São José, em Venturosa. O padre chegou na cidade há mais de dez anos, ainda como estagiário, na sua preparação para o diaconato, auxiliando o já falecido padre Fernando Bezerra. Foi o primeiro sacerdote católico a ser ordenado em Venturosa e de lá para cá motivou grupos e comunidades, liderou a reforma da Igreja Matriz e a construção de várias capelas. Foi um grande motivador da juventude e do seu pastoreio zeloso vieram muitos frutos para toda a cidade.

Nesse tempo, o padre Fábio Pereira já atuou em diversos setores da Diocese de Pesqueira, incluindo trabalhos no Seminário de Caruaru. Já no governo de Dom José Luiz, foi nomeado Vigário Geral. Agora, se prepara para servir a Igreja como reitor da Casa Santa Esperança, em Recife, na formação dos seminaristas do curso de Teologia.


Professor Emerson:QUAL A FUNÇÃO DE UM REITOR?

Padre Fábio: O Seminário é o coração da Diocese. É a partir dele que se formam os futuros padres. Assim sendo os fiéis, os Bispos e os Padres devem ter um carinho especial pelo Seminário, pois do bom andamento dele depende o futuro e o presente da Igreja. Um bom seminário proporcionará a formação de bons Padres. Ao Reitor cabe ser o animador e coordenador da equipe de formação bem como garantir o bom funcionamento da casa, zelar de modo particular pela formação dos Seminaristas principalmente nas 5 dimensões formativas: Espiritual, Pastoral, Intelectual, Humano-Afetiva e Comunitária.

O QUE MUDA NA VIDA PASTORAL DA PARÓQUIA COM SUA NOMEAÇÃO?

Padre Fábio: Na verdade não muda nada de significativo. Os grupos e movimentos continuam caminhando como sempre. Os conselhos estão em pleno funcionamento. A questão é que estarei fora da Paróquia durante a semana, ou seja, de segunda a sexta. Isso não tem muita novidade porque como Vigário Geral e Moderador da Cúria já dou expediente na Cúria e estou nos eventos e trabalhos da  Diocese. Porém agora fica uma saída semanalmente. No entanto virá um padre nos ajudar durante a semana nas celebrações e quem sabe até em alguns finais de semana quando tivermos mais atividades.

Professor Emerson: Vejo que isso é costume em muitas paróquias, onde os padres colaboram uns com os outros. A comunidade só tem a ganhar. Vamos para a próxima pergunta:

A DIOCESE DE PESQUEIRA SE PREPARA PARA O SEU JUBILEU. QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE MOMENTO PARA A IGREJA LOCAL?

Em 2018 a Diocese de Pesqueira juntamente com a Diocese de Garanhuns e Nazaré da Mata comemoram 100 anos de criação. É um tempo de júbilo e festa, mas também um tempo de rever a caminhada centenária, agradecer por tudo que foi feito e vivido até aqui, mas também de pensar o futuro. Por isso a Diocese está vivendo o Sínodo Diocesano. Ou seja, juntamente Bispo, Padres, Religiosas, Religiosos e representantes das Paróquias e de todos os organismos da Diocese durante 3 anos vão refletir e projetar a ação pastoral desta Igreja para o futuro.


A IGREJA CATÓLICA PASSA POR UM PROCESSO DE RENOVAÇÃO. O PAPA FRANCISCO TEM DEMONSTRADO QUE A IGREJA SE ABRE PARA O MUNDO E SUAS QUESTÕES ATUAIS. A FORMAÇÃO DOS PADRES TAMBÉM MUDARÁ?

Estamos em plena sintonia com os ensinamentos do Papa Francisco. Ouvimos atentos, obedientes e felizes a voz do nosso Pastor. A formação presbiteral caminha com a Igreja e com ela busca responder as necessidades e anseios do nosso tempo, sempre fiel a Palavra de Deus e ao Magistério Eclesiástico.



QUANDO FALAMOS EM MUDANÇA AS PESSOAS FICAM APREENSIVAS, TEMEM SUA SAÍDA DA PARÓQUIA. HÁ PREVISÃO DE MUDANÇA OU PERMANÊNCIA DO PADRE. FÁBIO EM VENTUROSA?

É importante dizer que um Padre não é ordenado para um lugar. Ele é ordenado para a Igreja. Mudança é algo que faz parte da vida de um padre. É natural. Somos “cidadãos do infinito” como diz Pe. Zezinho em uma de suas canções. Penso que não é o momento para pensarmos nisso e nem ficarmos com especulações que atrapalham o trabalho pastoral. Devemos viver o momento presente. O que temos para o momento presente é isso: Serei o Reitor do Seminário e continuarei como Vigário Geral/Moderador da Cúria e Administrador da Paróquia de São José em Venturosa com permanência nos fins de semana. Porém quando chegar o tempo de “Desamarrar as cordas e deixar o barco ser levado pelo vento do Espírito Santo zarpando de um lado a outro, mar adentro” faremos com maturidade tanto eu quanto a Paróquia porque se não for assim de nada valeu o que vivemos e os ensinamentos compartilhados. O bom é que deixemos as especulações de lado e vamos trabalhar porque o ano que vem teremos muita coisa a vivenciarmos.
      
A PARÓQUIA DEVE ESTAR PREPARADA PARA CELEBRAR OS 10 ANOS DE SUA ORDENAÇÃO.

No dia 21 de abril de 2016 irei celebrar 10 anos de Padre. Este dia irei celebrar na Matriz de São José com todos os paroquianos esta feliz data. Também teremos a presença dos Padres da Diocese e convidados e também todas as comunidades da nossa Paróquia. Desde já aproveito para convidar a todos para este momento.

GOSTARIA QUE O SENHOR FALASSE SOBRE A QUERMESSE QUE SE APROXIMA...

No próximo dia 27 de dezembro, último domingo do mês e do ano, vamos realizar a tradicional quermesse de fim de ano. Será o dia da Sagrada Família então vamos aproveitar para ser também um momento de encontro entre a Família Venturosense. A quermesse será realizada após a celebração da noite que nesse dia será as 19h. É também o momento de conclusão de nossas atividades deste ano pastoral  de 2015. Aproveito o momento para convidar a todos.

A PALAVRA É SUA PADRE. AGRADEÇO A ATENÇÃO COM O BLOG E   GOSTARIA QUE DEIXASSE UMA  MENSAGEM PARA   OS NOSSOS LEITORES.


Em primeiro lugar quero agradecer a Você, Emerson, pela entrevista. Desejo que  possa ser útil a todos e todas que tiverem contato com ela. Quero dizer aos Leitores do Blog que continuemos cada um na sua condição e a seu modo construindo com nossa vida, nossa presença e nossas ações um mundo melhor. Que Deus nos ajude a alcançar esse intuito! Um abraço e desejo um santo e abençoado Natal e que o Ano que se aproxima seja repleto de paz e saúde  e que possamos realizar todos os nossos bons propósitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...