sábado, 16 de dezembro de 2017

PALAVRA DO LEITOR: PABLO BARROS COMENTA SOBRE A SITUAÇÃO DA JUVENTUDE EM VENTUROSA

O BLOG TRAZ A SEÇÃO PALAVRA DO LEITOR, onde qualquer um pode emitir sua opinião sobre qualquer assunto. Os temas aqui tratados refletem a opinião dos seus respectivos autores e não a do titular do blog. Sempre será facultado o direito de respostas dos citados e a exposição de ideia contraditória.
 O jovem Pablo Barros queria um espaço para debater sobre a juventude. A ideia original era a de um artigo com a opinião de vários jovens sobre temas diversificados. O artigo não vingou, mas trouxe de volta a ideia de abrir espaço para que leitores desse blog falem livremente sobre temas importantes. Então, inaugurando essa seção nesse novo espaço, segue o texto de Pablo Barros sobre a juventude

Um olhar sobre a valorização da Juventude Venturosense!

Venturosa, uma pequena cidade com cerca de 18.000 habitantes. Não é é tão difícil entender a sua realidade, a questão é parar e observar o que está ao redor. Existe um massa grande de jovens na mesma, que por alguma razão não planejam o que fazer para seu futuro.

Não se sabe se faz um curso (técnico ou profissionalizante)  ou uma faculdade, ou simplesmente aceita receber um salário mínimo para seu sustento ou para ajudar sua família. A mesma fica entre duas grandes e bem desenvolvidas cidades que são Arcoverde e Garanhuns. Por tanto Venturosa tem capacidades de se desenvolver de forma estupenda. Mas será que há interesses para que isso aconteça? Bom, isto é assunto para outro momento.

Mas o quero aqui registrar é a valorização da Juventude Venturosense. Que por algum motivo não tem oportunidades melhores em sua cidade e acabam escolhendo ir para as vizinhas a procura de emprego, cursos ou concursos públicos. Em lugar onde há tantos que procuram seguir uma carreira na música, na moda, no design, no futebol, nas artes marciais... Enfim, em tantas coisas que se fosse para por aqui seria uma lista enorme. Mas por que não há projetos já em desenvolvimento para estes? Nossa amada terra anda perdendo meninos, meninas, adolescentes e jovens frequentemente para as drogas, a prostituição.

Mas até agora ninguém pensou em algo para evitar tais coisas que desviem eles destes maliciosos caminhos. Se fossem realizados projetos realistas com certeza a grande maioria não entravam na vida demasiadamente errada.

Com projetos como: Cursos profissionalizantes, artes marciais, escolas de futebol, vôlei, handebol, cursos para tocar instrumentos, aulas de canto... E tantos outros! Nada disso é impossível se tiver o apoio necessário. A cidade cresce, os jovens têm um bom futuro garantido e financeiramente bom.

Não devemos deixar Venturosa como um "sepulcro caiado", que é todo bonitinho por fora mas por dentro é podre. A realidade é clara e óbvia. Ela não brinca, ela destrói! Mas até quando isso continuará? Até quando a imagem prevalecerá ao invés da realidade? Olhem em volta, a criminalidade aumenta assustadoramente, e tantos que a cometem são nossos. Se com os projetos realizados 60% ou 70% dos jovens pudesse tomar um rumo na vida nossa cidade iria crescer, nada mais nada menos que pelas mãos desta geração!

É preciso mudar! E o primeiro passo deve ser dado hoje, amanhã já será outro dia. Deixo aqui registrado a minha indignação pela falta de cuidado com os jovens venturosenses. Sou jovem, sou cidadão, tenho direitos de expressão! (Neste modo de expressão não tive em nenhum momento interesse de desmoralizar partidos políticos, nem A e nem B. E muito menos de apoiar. Não declaro voto. É que infelizmente as coisas de Venturosa não estão passando de pirraças entre partidos políticos. A penas utilizei meu direito de protestar.)

Páblo Barros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...