sábado, 23 de dezembro de 2017

EM 2018 PERNAMBUCO AINDA SENTIRÁ A INFLUÊNCIA DA IMAGEM DE EDUARDO CAMPOS

DO BLOG DO EDMAR LYRA

A influência de Eduardo Campos ainda continua prevalecendo em Pernambuco 
Nas eleições de 2006 tivemos um resultado atípico, pois Eduardo Campos começou com apenas 3% nas pesquisas para governador, isso depois de Miguel Arraes sofrer uma acachapante derrota para Jarbas Vasconcelos em 1998 e ele próprio ficar com dificuldades de andar em Pernambuco devido o Escândalo dos Precatórios.
Como todos sabem, Eduardo venceu a disputa de maneira surpreendente, derrotando Mendonça Filho e Humberto Costa que eram os favoritos, e iniciou um novo tempo em Pernambuco. Ele surfou numa onda econômica favorável, mas é inquestionável o mérito do ex-governador, que justiça seja feita, recebeu a casa arrumada de Jarbas Vasconcelos, porém foi capaz de maximizar as potencialidades de Pernambuco, que durante o seu governo foi considerado a locomotiva do Brasil com crescimento de níveis chineses.
Na política Eduardo teve como característica principal a arte de juntar as pessoas. Montou um governo plural e uma frente política que beirou a unanimidade. A prova que Eduardo Campos foi diferenciado é que após quase três anos e meio da sua trágica morte, ele continua presente na política de Pernambuco.
Nas eleições de 2018 apesar de não ter a comoção gerada pela sua morte como em 2014, ainda seguirão pautadas pela sua influência, uma vez que Paulo Câmara, Marilia Arraes e Fernando Bezerra Coelho foram todos seus aliados e ganharam notoriedade na política estadual graças a sua forte influência. Marília só chegou ao mandato de vereadora em 2008 por obra e graça de Eduardo Campos, sem o apoio dele certamente não teria atingido o mandato.
Fernando Bezerra Coelho, por sua vez, era prefeito de Petrolina quando apostou no projeto de Eduardo ainda no começo. Quando deu certo, renunciou ao cargo para ser secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Quatro anos depois virou ministro da Integração Nacional igualmente por conta do prestígio de Eduardo que o indicou para o posto.
Paulo Câmara ficou com a dura incumbência de substituir Eduardo, recebeu as bênçãos do ex-governador e após a sua morte subiu como um foguete e ganhou a eleição de forma brilhante contra Armando Monteiro. Apesar de Eduardo não estar mais entre nós fisicamente, ele ainda continua tendo grande relevância em Pernambuco e dificilmente deixará de ser lembrado, pois a política contemporânea do nosso estado ficou dividida entre antes de Eduardo Campos e depois de Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...