sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

COLUNA DE SÁBADO. PAGAMENTO DO 13º E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. O QUE ESTÁ BOM E O QUE PRECISA MELHORAR


UMA BOA NOTÍCIA

PAGAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS A partir de sábado, 09/12, os servidores municipais terão creditado em sua conta a segunda parcela do 13º salário. O município de Venturosa foi um dos poucos no estado de Pernambuco a conseguir manter sua folha salarial em dia. 

O compromisso com a folha salarial é um dos carros fortes da administração de Eudes Tenório Cavalcanti, que também foi mantido durante a administração do ex-prefeito Ernandes Albuquerque. Pagar em dia é obrigação de todo gestor, mas não se pode negar que encontrar um que mantenha a saúde fiscal do município e não puna os servidores com atraso em folha é coisa cada vez mais difícil nos dias de hoje, onde tantos políticos se agarram na desculpa da crise para se esquivar dos seus compromissos ou para justificar sua irresponsabilidade.

UMA NOTÍCIA NEM TÃO BOA

VENTUROSA AINDA precisa melhorar na transparência dos dados ao público. Dando-se continuidade ao projeto iniciado em 2015, foi apresentado  o Índice de Transparência das Prefeituras dos Municípios Pernambucanos (ITMPE-Prefeitura) relativo ao ano de 2017, obtido a partir do mais recente levantamento realizado nos Portais de Transparência das 184 Prefeituras pernambucanas. Venturosa ocupa a posição 111 e recebe avaliação de insuficiente, só que mesmo assim houve melhora no índice. Em 2017 o município soma 472.50 pontos de transparência contra 384.50 de 2016. O ideal é que os ajustes necessários sejam feitos para que em breve o município alcance o nível desejado.

EM COMPARAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS VIZINHOS . O município de Pedra aparece na posição 124, no ano de 2106 estava bem pior, sendo listado como inexistente no nível de transparência. Arcoverde aparece como moderado, com 568.50, menos que os 660.50 de 2016. Alagoinha se mantém em constante evolução no tocante a transparência de sua administração. O município permanece como moderado, mas os 585.00 pontos de 2017 são maiores que os 559.50 de 2016. O município de Pesqueira registrou queda vertiginosa na questão transparência: eram 539.50 (moderado) em 2016 e hoje são 493.00.

O povo brasileiro hoje se encontra mais consciente dos seus direitos e mais interessado a respeito da forma como seus gestores administram os recursos públicos. Manter um portal da transparência atualizado, com informações organizadas de forma fácil para permitir a consulta por parte do cidadão é um dos maiores compromissos éticos que um governo pode assumir com seu povo. Nesse ponto estamos longe de alcançar a excelência.

OS DADOS COMPLETOS DA PESQUISA PODEM SER CONFERIDOS AQUI






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...