sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

ELIAS SOARES ENVIA TEXTO AO BLOG. ESCLARECIMENTO SOBRE A POSTAGEM "UM VENDEDOR DE ILUSÕES" *

Elias Soares
Foto da rede social
ESCLARECIMENTO SOBRE A POSTAGEM "UM VENDEDOR DE ILUSÕES" *

Elias Soares

 Prezado Professor Emerson Luiz e leitores do blog, paz e bem!

“O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens." (A sociedade do espetáculo | Debord)

De logo, parabenizo-o pela excelente contribuição social e democrática que tens realizado pertinentes reflexões críticas sobre diferentes e variados assuntos pelas redes sociais, sem perder o senso da decência, da ética e do respeito pelas pessoas. Sobre a postagem de minha autoria “Um Vendedor de Ilusões”, publicada nas redes sociais, é uma crítica direcionada ao Prefeito da Pedra, pelas razões expressas abaixo relacionadas amparadas na análise do discurso feito e falado como candidato x o praticado no Governo.

Senão vejamos: Segundo Debrod em A Sociedade do Espetáculo, no mundo de hoje, relações sociais entre pessoas, são mediadas por imagens. Mas, muitas vezes estas imagens com aparências do verdadeiro, na essência, são na verdade, engodos, blefes e tentativas distorções e enganações. Vimos essas discrepâncias com maior intensidade, no ambiente político, quando é facilmente prometido em campanhas eleitorais, e o praticado no governo muito diferente a maioria das vezes. Em minha ótica, isso é vender ilusões.

No ambiente de campanha, foi prometido pelo atual Prefeito da Pedra, combater e acabar com o nepotismo (até musica de campanha foi feita sobre o tema), mas, o que vemos no seu governo, é uma pratica desmedida do dito nepotismo (contratação de parentes de 1º e 2º graus s para cargos da prefeitura). Basta observar alguns cargos de confiança para confirmar essa afirmação. Sem falar em vários aluguéis de prédios de parentes de vereadores e secretários municipais, fazendo um verdadeiro cartel imobiliário com recursos públicos.

A promessa falada em campanha e jogada ao vento e não cumprida de não pagar a ninguém menos que um salário mínimo. Numa ação questionável criou uma lei do voluntariado, criando a figura jurídica dos "agentes de cidadania". Estes são equiparados como se fossem voluntários no papel, mas, na prática, tem carga horária de contratados e fazem às vezes de garis, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, porteiros, dentre outros.

Os ditos “voluntários" trabalham muito de segunda à sexta, ganham pouco R$ 400,00 (quatrocentos reais) e ainda, segundo relatos, muitos tinham três meses em atraso, receberam somente um e foram dispensados, com dois meses em aberto. Como prometeu também, pagar em dias os salários dos funcionários e aposentados, é lamentável, mas verídico, vem atrasando de forma preocupante os salários. Primeiro, dos aposentados e pensionistas, onde o mês de outubro pagou dia 16 de novembro e o mês de novembro pagou quase no final de dezembro.

 Segundo, o mês de dezembro dos professores, ainda até a presente data, não ocorreu o pagamento! Como se vê, muita propaganda e imagens que projetam aparências, mas, pouco compromisso no cumprimento de suas obrigações como gestor da coisa pública e ordenador de despesas. Ressalte-se que as promessas não estão sendo cumpridas, e ainda com o agravante da reprodução do nepotismo, do pagamento a menor que meio salário mínimo, atrasos de salários e praticas não republicanas, a exemplo dos aluguéis de prédios para secretarias da Prefeitura, de imóveis de parentes de vereadores e secretários municipais. Por isso cabe muito bem a referência, ao Prefeito da Pedra, de “Um Vendedor de Ilusões”.


* Advogado e Professor Especialista no Ensino da História

O texto enviado por Elias Soares não reflete necessariamente a opinião do blog e é de inteira responsabilidade de seu autor. O blog mantém o espaço aberto para que o governo municipal de Pedra se pronuncie caso ache oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...