terça-feira, 3 de novembro de 2015

Quando um médico se dedica a uma cidade se torna muito mais que um doutor. Uma crônica pelo aniversário do Doutor Iterbo Galindo

Quando assisti o filme "Cruzada", estrelado pelo ator Orlando Bloom, uma frase me saltou à mente e lá se fixou. Uma inscrição em uma viga na oficina do ferreiro e protagonista do filme: "Que homem não procura tornar o mundo melhor depois dele?"

É com essa frase que gostaria de começar a falar do homem que é Iterbo Galindo. 

Sua lição de vida, ensinada silenciosamente aos que têm o prazer de estarem próximos dele é de uma beleza singular. Vivemos em um país onde os títulos sociais ainda seduzem a muitos. Ter "um diploma de doutor" ainda é o sonho de muitos jovens, na verdade, é o sonho que a família incute nesses jovens. E estes poderão se tornar terríveis profissionais quando exercerem a medicina, pois faltará neles o que é fundamental: o amor pela vida humana.

O doutor Iterbo Galindo remou contra a maré das ambições, estabelecendo-se numa pequena cidade do interior de Pernambuco, constantemente castigada pela seca, sem muitos recursos, mas de uma gente forte e batalhadora.

Em Venturosa ele exerceu e exerce a medicina com amor. Não conto as vezes em que eu, como inúmeros filhos e filhas dessa terra, fui levado à sua casa de madrugada, ardendo em febre, para receber auxílio. Por ser amigo da família, testemunhei as grandes filas que se avolumavam para vê-lo, expor seus problemas e serem ajudados. Iterbo fez isso anos a fio sem nunca cobrar desse povo.

Nessa cidade criou raízes, constituiu família, educou os filhos e hoje permanece semeando bons frutos para o futuro.

Vive o juramento de Hipócrates, o grego tido como pai da medicina, cotidianamente.


"Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. "
"Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário"
"Aquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto".
"Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."


O que acontece com aqueles que amam com todas as suas forças e se dedicam verdadeiramente a ajudar a todos que deles precisam? São amados de forma concreta por todos. Esse é o maior dos presentes que ganhamos em vida.

Esse é o presente que todos desejam te dar, doutor Iterbo.

E como disse no título, o senhor é muito mais que um médico, que um doutor, pois com toda sua coragem, ética e bondade, o senhor é um exemplo onde muitos procuram se espelhar.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...