quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

MORRE TEORI ZAVASCKI, RELATOR DA LAVA JATO.


O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social.

Às 18h05, o filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, escreveu no Facebook: "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!". Às 17h22, ele já havia publicado: "Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre".

O magistrado teve o nome indicado pela então presidente Dilma Rousseff e  aprovado no Senado com 54 votos favoráveis e quatro contrários. Ele substituiu o ministro Cezar Peluso, que havia se aposentado no mesmo ano.

Teori abriu mão de suas férias para se dedicar a delação premiada da Odebrecht. 


Avião que matou Teori Zavascki não era pequeno e tem gravadores de dados e de voz

POR FERNANDO BRITO · 19/01/2017

O avião em que estava o ministro é um Beechcraft PR-SOM que caiu em Parati,

Como é um bimotor, não é possível dizer que um defeito mecânico apenas pudesse ter provocado a queda, como num monomotor.

Não é um avião pequeno, tem 10,8 metros de comprimento e envergadura de 16,4 metros.

Em tudo é muito semelhante a um jato executivo, exceto pela motorização.

Tem alcance de 2.334 km e velocidade de 500 km/hora. Pousa e decola em pistas pequenas, entre 500 e 600 metros, respectivamente.

Não é um teco-teco e, certamente, tem ao menos a caixa preta e tem caixa-preta tanto de dados quanto das vozes da cabine de comando.

Filho de Teori já havia falado em ameaça


Filho de Teori fala em ameaça à sua família

QUEM CONSEGUE ESQUECER DO ÁUDIO DA CONVERSA DO ENTÃO MINISTRO ROMERO JUCÁ (PMDB), HOMEM FORTE DE TEMER, E SÉRGIO MACHADO PARA ESTANCAR A LAVA JATO?


JUCÁ - [Em voz baixa] Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem 'ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma]. Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa porra não vai parar nunca'. Entendeu? Então... Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir. Estão monitorando o MST, não sei o quê, para não perturbar.

MACHADO - Eu acho o seguinte, a saída [para Dilma] é ou licença ou renúncia. A licença é mais suave. O Michel forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse país volta à calma, ninguém aguenta mais. Essa cagada desses procuradores de São Paulo ajudou muito. [referência possível ao pedido de prisão de Lula pelo Ministério Público de SP e à condução coercitiva ele para depor no caso da Lava jato]

JUCÁ - Os caras fizeram para poder inviabilizar ele de ir para um ministério. Agora vira obstrução da Justiça, não está deixando o cara, entendeu? Foi um ato violento...

MACHADO -...E burro [...] Tem que ter uma paz, um...

JUCÁ - Eu acho que tem que ter um pacto.

[...]

MACHADO - Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori [Zavascki, relator da Lava Jato], mas parece que não tem ninguém.

JUCÁ - Não tem. É um cara fechado, foi ela [Dilma] que botou, um cara... Burocrata da... Ex-ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça].
Agora o presidente Temer nomeará o substituto de Teori Zavascki.
Talvez alguém que estanque a Lava Jato e a faça parar onde chegou, sem pegar o PMDB, sem pegar o PSDB, com apenas um partido como boi de piranha e os pobres pagando a conta do impeachment.
Hoje o nome de Teori entrará para a história, assim como o nome de Ulysses Guimarães, João Goulart, Juscelino Kubtschek e Getúlio Vargas. Na lápide da democracia brasileira ficam gravados os que são imolados em sua defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...