sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

NÃO CAIA NESSAS POSTAGENS DE FULANO ERA AMIGO DE EIKE. TODOS OS GRANDES PARTIDOS PEGARAM DINHEIRO COM ELE

 Não gosto de títulos sensacionalistas para posts, mas nos últimos dias o que mais vi foi fotos de políticos com Eike Batista. Agora que ele está sob a mira da justiça todos querem usar da proximidade de adversários com o empresário que vendia vento. 

É a tentativa de desgastar (ainda mais) a imagem de adversários. Há fotos de Eike com Lula, Dilma, Aécio e até com Luciano Huck. O fato é que todos os grandes partidos brasileiros pegaram dinheiro com o empresário. Se foram doações lícitas ou não só o tempo poderá dizer.

A parceria espúria entre investidores e políticos não é coisa nova no Brasil. Acredito que se fossem abrir a caixa preta de todas as campanhas federais e estaduais veríamos muitos empresários suspeitos de ilegalidades como trabalho análogo ao de escravidão financiando campanhas de candidatos dito progressistas. Nem sempre ter recebido doação de empresa ou investidor implica cumplicidade, nem sempre nem nunca. 

Estamos sentindo as dores do parto de uma nova nação. Precisamos de sobriedade para não gerar natimortos nem parir monstros.

Veja o que levantou um repórter de Veja sobre as contribuições de Eike:

Entre 2006 e 2012, empresário alvo da PF fez doações no valor de 12,6 milhões de reais a treze partidos; ‘quero que a democracia flua’, disse à Lava Jato
VEJA: Por João Pedroso de Campos
Em 26 de maio de 2016, quando se prontificou a ir voluntariamente até a sede da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, para prestar depoimento, o empresário Eike Batista assim explicou aos procuradores Robson Pozzobon e Júlio Carlos Motta Noronha, do Ministério Público Federal, a razão de fazer generosas doações a campanhas políticas: “Fazia isso constantemente como brasileiro, essa é minha contribuição politica, quero que a democracia flua”.
As investigações da Operação Eficiência mostraram nesta quinta-feira, contudo, que as relações do ex-bilionário com os poderosos, especialmente com o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), não se baseavam no civismo de Eike, acusado de pagar ao menos 16,5 milhões de dólares em propina ao peemedebista.
No depoimento, o empresário não fez qualquer menção a pagamento de propinas. “Minha cultura é de fazer a coisa certa”, garantiu. Quando voltar do exterior, entregar-se às autoridades brasileiras e for levado à prisão, Eike pode se ver inclinado mudar o discurso e explicar as reais motivações de alguns de seus investimentos políticos.
Além das propinas milionárias pagas no esquema descoberto pelo MPF e a Polícia Federal, Eike doou oficialmente 12,6 milhões de reais a campanhas políticas entre 2006 e 2012, conforme o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A lista de beneficiários do dinheiro do ex-bilionário é estrelada e suprapartidária: envolve 13 partidos, do DEM ao PCdoB, e nomes de ex-presidentes, ex-presidenciáveis, ex-prefeitos, parlamentares e ex-parlamentares.
O ano em que o ex-bilionário debutou no financiamento de campanhas políticas foi 2006, quando ele gastou 4,38 milhões de reais em doações, divididas entre sete candidatos e os comitês financeiros de PMDB, PFL, PSB, PT e PDT. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um milhão de reais. André Puccinelli (PMDB) e Delcídio do Amaral (então no PT), os dois principais candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul, onde Eike tinha negócios, levaram 400.000 reais a cada um. O PMDB do Rio de Janeiro, reduto de Cabral, foi agraciado com outros 400.000 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...