terça-feira, 20 de dezembro de 2016

GRANDES FESTAS OU HONRAR COMPROMISSOS? NOTAS SOBRE O FINAL DE MANDATO DO PREFEITO ERNANDES

A rede social democratizou ainda mais o direito de expressão. Basta ter um aparelho conectado à rede e pronto! Sua opinião está lá para que todos a leiam. Muitos criticaram a falta de grandes atrações para as festas de final de ano de Venturosa. Nomes como o do cantor Mano Walter e da dupla Simone e Silmara foram cogitados na rede, mas nada disso se concretizou. Não estou contra quem queria uma festa grandiosa, eu também queria, mas nos tempos de crise os gestores têm de fazer escolhas difíceis e arriscar sua popularidade.

O prefeito Ernandes está finalizando seu mandato e podia escolher entre uma festa de arromba e o pagamento dos seus compromissos. A festa agradaria a todos, poderia dinamizar a economia municipal, traria gente de fora, seria comentada durante meses. Isso para um político é ótimo. Mas e aqueles que poderiam ser prejudicados para que a festa acontecesse? Aquelas cem ou duzentas famílias?

Entre o espetáculo e o compromisso com os servidores e os que dependem de serviços públicos, o gestor municipal fez a opção correta. Hoje foi anunciado o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas municipais e a entrega de uma máquina perfuratriz para Venturosa. Nesses últimos meses de mandato foram entregues obras em vários locais do município. Alguns eventos foram mantidos e outros tiveram de ser revistos, tudo em nome da saúde das contas públicas.

A crise econômica que assola o país tem dificultado a administração. Vários municípios parcelaram salários e o pagamento do 13º, outros não possuem previsão de quando o farão. Num país como esse, onde muitos não fazem o mínimo, quem cumpre com suas obrigações se destaca. A meta do prefeito era finalizar o mandato honrando o compromisso com os servidores e deixando a prefeitura em dias para o seu sucessor, o odontólogo Eudes Tenório Cavalcanti.

Como já dito nesse blog, o Ipserv, autarquia responsável pelas aposentadorias e benefícios dos servidores municipais anda mal das pernas. O número de contribuintes não é suficiente para manter as despesas e caso algo não seja feito, não haverá dinheiro para os seus beneficiários. A escolha por honrar com as obrigações pode não tornar o prefeito mais amado, mas o tempo lhe fará justiça.

Ernandes encerra seu mandato com uma aprovação de mais de 60% e algumas críticas à sua gestão. Alguns já sentem o encolhimento dos serviços ofertados e reclamam, outros elogiam o modo como conduziu o governo municipal durante os quatro anos de seca e no meio dessa crise financeira e política que castiga o Brasil.

Ninguém é unanimidade. Sempre haverá críticas e elogios, os que atacam e os que defendem, mas o importante é o sentimento de dever cumprido. Em breve o prefeito fará sua retrospectiva e deve anunciar um balanço do seu mandato. O mais justo é dizer como recebeu o município e como o está entregando ao seu sucessor.

Despedir-se de cabeça erguida para um dia, quem sabe, voltar. Esse é um ato que poucos políticos têm conseguido fazer em nossa país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...