sábado, 31 de dezembro de 2016

O ÚLTIMO DIA DO GOVERNO DE ERNANDES. OS MOTIVOS QUE VÃO LEVAR O POVO DE VENTUROSA A LEMBRAR DELE.


Há quatro anos a cidade se preparava para recebe-lo como prefeito de fato. Vitorioso de um disputa aguerrida, o dono de uma pequena farmácia havia superado o grande empresário. Naquela situação pouco se sabia das capacidades de Ernandes Albuquerque como gestor. Falando francamente, Ernandes vencera por uma soma de fatores que transcendiam a esfera pessoal, foi o candidato do grupo verde-amarelo, apoiado por um prefeito que detinha uma aprovação próxima de 70% e possuía como vice em sua chapa o médico Iterbo Galindo, natural de Pesqueira mas que adotou Venturosa e foi adotado por ela como filho amado.

O nome de Ernandes foi apontado após realização de pesquisa de opinião, entre os postulantes do grupo ele foi o que teve maior aceitação e isso foi mérito próprio. A soma dos fatores lhe deu a vitória. Mas uma coisa é vencer, a outra é governar.

Os que não votaram nele, eu entre eles, acreditavam que ele seria um fantoche, que não saberia conduzir a cidade e que outros governariam por ele. Todos erramos. Ernandes manteve em sua equipe parte do secretariado de Eudes e trouxe gente nova para o primeiro escalão municipal. Wellington Galindo na pasta de obras, Zé de Jú na Agricultura, Valdjane Albuquerque na Saúde e Iraneide Alexandre no departamento de cultura.

Logo nos primeiros meses sentiu-se a diferença nos gestores. Eudes é carismático e enérgico, algumas vezes ríspido. É um homem que gosta de mostrar trabalho mas em contrapartida não é muito afeito a discordâncias.

Ernandes não possui o carisma do odontólogo, quando fala para multidões não surte o mesmo efeito magnético de Eudes, mas no corpo a corpo, no contato pessoal, Ernandes ganhou muitos admiradores. Não se limitou a ser um mero continuísta do trabalho deixado por Eudes e batalhou para imprimir sua marca em Venturosa. “Ernandes sabe ouvir”, disseram muitos.

Além de concluir obras da antiga gestão, Ernandes trouxe vários projetos para o município, realizou obras de saneamento e calçamento de várias ruas. Levou água encanada para zona rural e adquiriu uma máquina perfuratriz. Ampliou a Unidade Justa Maria Bezerra, reformou e construiu Unidades de Saúde da Família e iniciou a maior obra de saneamento básico do município que pretende tratar a água descartada e devolvê-la em condições de reuso.

No funcionalismo deu continuidade à política de Eudes de pagar salários rigorosamente em dia, o que é uma obrigação e não uma virtude, mas diante da crise em que o Estado e o país se encontram foi mantida por poucos prefeitos.

Ernandes atravessou os quatro anos de seca mantendo os serviços ofertados pelo município e ampliando muitos deles. O apoio dado aos estudantes ficou claro no aumento da oferta de transporte. Antes os ônibus levavam apenas para a cidade de Arcoverde. Agora há jovens universitários venturosenses viajando em transporte público para Pesqueira e Garanhuns. A atividade esportiva também foi incentivada na gestão de Ernandes e nossos atletas e equipes voltaram a ter destaque regional e até nacional, como ocorreu com a jovem Fernanda Malaquias, jogadora da seleção brasileira de handebol.

No apagar das luzes do governo, a atuação de Ernandes não diminuiu. A unidade Justa Maria Bezerra recebeu ainda essa semana dezenas de equipamentos hospitalares. Quadras foram entregues em escolas municipais e o pagamento dos funcionários, incluindo décimo terceiro salários, foi efetuado.

A festa de fim de ano foi sacrificada. Os que desejavam artistas famosos e bandas de destaque ficaram enraivecidos (não sem razão), mas o dever falou mais alto. A soma das ações do governo fez com que sua gestão fosse bem avaliada por instrumentos externos, como o do Jornal Folha de São Paulo e valeu mais uma vez a aprovação do município pelo Selo Unicef. A prova de que a cidade continuou crescendo nos quatro anos da gestão de Ernandes.

Na parte cultural se mostrou que pode se fazer muito gastando pouco. O arraial na minha rua foi um sucesso de público e crítica. O baile de quinze anos para alunas das escolas municipais permitiu a muitas jovens realizarem o sonho de toda adolescente propiciando felicidade a muitas famílias.

Nem tudo foi flores. Houve críticas em relação a condição da Unidade Justa Maria Bezerra, tanto nos medicamentos quanto no atendimento prestado. A criminalidade aumentou de forma descontrolada e a administração municipal foi cobrada também por erros e omissões estaduais e federais. A PEC que limita gastos vai piorar esse quadro para o próximo gestor. O pacto pela vida faliu e o SUS é vítima de desmonte por esse presidente sem legitimidade que comanda os rumos da nação.

No geral o prefeito Ernandes Abuquerque acertou bem mais que errou. Mostrou que caminhou com suas próprias pernas e que soube se comportar como um estadista, abrindo mão do seu direito natural de concorrer por mais uma eleição para ouvir a voz das ruas que pedia o retorno do carismático Doutor Eudes.  O grupo seguiu unido e mais uma vez saiu-se vitorioso nas urnas.

Amanhã Ernandes transmitirá para Eudes o comando do município. Entregará um município enxuto e sadio financeiramente, assim como recebeu. O drama do IPSERV continua, assim como estava quando recebeu. Um prefeito bem avaliado deixa o cargo e outro bem avaliado pelo povo assume. Cada um tendo conquistado seu espaço na memória dos venturosenses. Nenhum dos dois sendo unanimidade, mas cada qual, a seu modo, contribuindo positivamente com a cidade Venturosa.


Ernandes será lembrado como um bom prefeito. E se a história for justa, não desaparecerá da cena política.

Um comentário:

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...