terça-feira, 12 de abril de 2016

DEPUTADOS ZECA E JÚLIO CAVALCANTI FIRMAM PARCERIA HISTÓRICA COM O POVO XUKURU



No Domingo (10/04) os irmãos Zeca Cavalcanti e Júlio Cavalcanti, respectivamente deputados federal e estadual de Pernambuco visitaram o povo Xukuru, na Serra do Ororubá, em Pesqueira e se reuniram com o cacique Marquinhos e lideranças indígenas. Os irmãos, fortes lideranças políticas do cenário regional, se uniram a milhares de índios na aldeia de Vila de Cimbres em evento de mobilização popular em preparação para um ato em Brasília e discursaram firmando compromisso com as causas defendidas pelos Xukuru. Junto aos deputados estavam os vereadores Severino índio, Sil Xukuru e Evandro Júnior, além de várias lideranças.

O cacique Marquinhos, filho do saudoso cacique Xikão Xukuru, assassinado na defesa da causa indígena e símbolo de luta e resistência, falou sobre a importância dessa parceria histórica para o povo Xukuru. 

O deputado federal Zeca Cavalcanti foi para muitos o melhor prefeito da cidade de Arcoverde, transformada para melhor em seus dois mandatos. A força e o prestígio de Zeca são tantos que no término do seu segundo mandato como prefeito conseguiu eleger Madalena Brito (hoje adversária política) como sua sucessora e ajudar na eleição de seu irmão Júlio como deputado estadual.

Júlio Cavalnti fala em ato com os índios Xukuru
Os Xukuru constituem uma força política considerável. São cerca de 12 mil índios, organizados em 24 aldeias espalhadas pelos mais de 27 mil hectares de terra homologada que compõe o seu território. São exemplo de organização, determinação e luta e, comprometidos com  os irmãos Cavalcanti, aumentarão ainda mais o prestígio político dos dois.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...