quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Precisamos decretar a independência do Brasil

Em 07 de Setembro de 1822, Dom Pedro I oficializou a independência do Brasil em relação à Portugal. O processo tem raízes mais antigas, iniciadas com a vinda da Família Real para o Brasil em 1808. 

Fugido de Napoleão, Dom João VI transformou o Rio de Janeiro na capital do Reino Unido de Portugal e Algarves. A presença da Família Real forçou uma série de transformações na Colônia, bem como sua ausência em Portugal permitiu mudanças no país. 

O liberalismo motivou a Revolução Liberal do Porto que além de procurar limitar o poder do rei, desejava fazer o Brasil retroceder a antiga condição de Colônia. Em 1821 Dom João retorna a Portugal e aplica um grande desfalque financeiro no Brasil. Em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro se negou a obedecer as Cortes portuguesas que exigiam seu retorno à Portugal e em 07 de Setembro, proclamou a nossa independência.

Nossa independência foi diferente da de outros países. Ela foi implantada num modelo tradicional, preservando a monarquia e a escravidão, excluindo a imensa maioria da população das decisões políticas, mas foi um marco de nossa história e é um dos momentos mais importantes do Brasil.

Hoje muitos não conhecem nossa história e não valorizam essa data como importante marco histórico de nossa nação. Outros têm uma visão distorcida, esquecem do nacionalismo e aderem a uma patriotada alienada e fanática que pouco serve aos interesses do Brasil.

Precisamos refundar esse país e decretar novamente a nossa independência.

Sem vergonha do que somos, esperançosos do que podemos ser!

Precisamos decretar nossa independência dessa estrutura política imoral e falida. Desse sistema que privilegia pequenos grupos em detrimento da grande maioria dos brasileiros.

Precisamos bradar a nossa independência dos corruptos do executivo, do legislativo, do judiciário e das repartições que nos condenam à miséria e ao atraso.

Precisamos resgatar o orgulho de sermos brasileiros e usar do nosso direito democrático ao voto para promover uma faxina em nosso sistema político. Sem reeleger ou eleger nenhum citado em escândalos e investigações. 

Renovar a política com pessoas que representem nossos valores, sem ódio, sem fanatismo, sem pensamento totalizantes ou militaristas que nos condenariam ao obscurantismo.

Precisamos entender que democracia é uma conquista, que ser não for valorizada e defendida, será prostituída, vilipendiada e transformada na mais grotesca tirania.

Que esse 7 de Setembro seja para nós mais que um dia de memória, seja um dia de decisão.

Que seja o nosso dia de independência, uma pela qual lutaremos com unhas e dentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...