sexta-feira, 29 de setembro de 2017

PROJETO VENTUROSA CONTRA A SÍFILIS BUSCA PREVENIR E CONSCIENTIZAR OS JOVENS.

Enfermeira Maysa Almeida apresentando o projeto Venturosa Contra a Sífilis

 Dados da OMS alertaram as autoridades de saúde. O avanço de doenças e infecções sexualmente transmissíveis entre os jovens. No Brasil tem se constatado o aumento de novos casos de HIV entre os jovens e o avanço de doenças como a sífilis. Pensando em reverter esse quadro e melhorar a saúde de nossos jovens, a enfermeira Maysa Silva  implanta junto com a equipe de saúde do município um ótimo projeto de prevenção e conscientização.

Em Pernambuco os valores atualizados estão em 6,1% de casos acima da média, isso entre os casos notificados. Há a desconfiança de que os casos ainda ocultos revelem uma onda ainda maior de pessoas contaminadas.

O projeto Venturosa contra a Sífilis foi  inspirado em um projeto apresentado em um evento do Conselho Regional de Enfermagem e proposto à coordenadora da epidemiologia municipal, Morgana Galindo, que contribuiu de forma efetiva para sua implantação na rede municipal. Além das citadas, as profissionais Daice, Danila, Bibi e Maria formaram a equipe que iniciou as ações na Escola de Referência em Ensino Médio Quitéria Wanderley Simões.  

Além de palestras, foram realizados testes rápidos para detecção de sífilis, hepatite B e C e outras doenças e infecções sexualmente transmissíveis. As primeiras ações foram realizadas com os jovens, mas vão ser ampliadas para outros grupos e faixas etárias.

Iniciativas como essa merecem reconhecimento e inentivo.

Ao BLOG Maysa falou sobre o projeto Venturosa contra a Sífilis:

O projeto Venturosa contra a sífilis, juntos somos mais fortes! Foi por mim idealizado a partir de evidencias no crescente número de casos em todo País, onde esta doença já devia estar erradicada, em Pernambuco os números são alarmantes. Chegando a ser um dos estados com maior índice de sífilis, com cerca de 6,1% de acordo com dados firmados a partir do congresso pelo COREN-PE no qual tenho a honra de fazer parte. Tendo em vista estes alarmantes números, idealizei um projeto para promoção, prevenção, e possível detecção dos casos pois no município esta doença ainda está silenciosa de acordo com dados da coordenação de epidemiologia de venturosa. Então fui até a coordenadora epidemiológica do município a Enfermeira sanitarista do município Morgana Galindo, onde juntas planejamos, idealizamos e executamos este projeto. Para melhoria da saúde da nossa população. Tivemos o apoio do secretário de saúde o Sr. Ademar Bezerra, temos como meta fazer a cobertura em jovens, adultos, e pessoas mais suscetíveis a essa contaminação, nossa meta é cobrir até 80% da população em geral através de conscientização e medidas preventivas e oferecermos teste rápido para detecção da sífilis e assim chegarmos ao principal foco para assim atuar no tratamento e cura desta silenciosa e grave doença. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto direta e indiretamente. Juntos somos mais fortes.

                                       
Maysa Almeida
 Enfermeira


Queria um depoimento seu sobre a importância do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...