terça-feira, 19 de setembro de 2017

VENTUROSENSES DÃO SUGESTÕES PARA CONTRIBUIR NO COMBATE AO CRIME NA CIDADE. Rede social não é apenas lugar de critica.


Na última semana a população de Venturosa foi mais uma vez surpreendida pela ação criminosa que lesou uma loja de eletrodomésticos e uma padaria. Ainda nesse espaço de tempo, fui informado pela rede social que um familiar de uma amiga havia sido vítima de um assaltante que levou o seu aparelho celular. Foi-se o tempo em que uma notícia como essa gerava assombro pela sua anormalidade, agora o que a população sente é revolta por ter sido abandonada pelo governo. 

Nas redes sociais muitos se manifestam cobrando ações enfáticas no combate à criminalidade. E por incrível que pareça, os que cobram por mais segurança são alvos de críticas. São acusados de produzir críticas sem fundamento e de não sugerirem soluções. Não vou me deter em comentar mais detalhadamente esse assunto, mas entendo que a obrigação de propor ações e executá-las são dos eleitos e não daqueles que os elegeram. São os que detém o poder que devem exercê-lo em nome do povo e para o povo.

Dito isto, quero destacar sugestões que foram dadas nas redes sociais sobre o grave problema de segurança pública que a cidade enfrenta:

"Criação da secretaria municipal de segurança, fortalecimento da guarda municipal através de concurso público, aquisição de viaturas, aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal, monitoramento eletrônico, buscar junto ao governo de estado parceria e aumento de efetivo das forças policiais ( PM, PC), integração do sistema de monitoramento e as forças policiais etc, etc, etc.São inúmeras as soluções que a prefeitura pode buscar, lembrando que isso não evitará ações criminosas mas com certeza minimizará e evitará várias ações delituosas e o mais importante o contribuinte vai ver o dinheiro de seu imposto sendo empregado de forma correta e responsável. É o mínimo que a administração pública pode e deve fazer!!!" JOSÉ ANTUNES DE OLIVEIRA NETO, Policial Militar.


"Prezados conterrâneos venturosenses!Sei que a violência tem aumentado muito nos últimos tempos em nossa Cidade, eu mesmo que sou da área de segurança pública, tenho postado quase que diariamente, exemplos de ações de Prefeitos e Guardas Municipais, no combate a criminalidade, mas sei que sem a vontade política, nunca seremos ouvidos por quem está à frente do governo municipal. Eu tenho plena consciência que para colocar a Guarda Civil Municipal nas ruas hoje, é muito difícil, porém, não é impossível, pois para que isso aconteça, várias ações e decisões devem ser tomadas, vamos por parte. Primeiro o Município deverá criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública ou Defesa Social; nomeação do Comandante e Subcomandante, que tenham noção de segurança pública; implantar o Estatuto e Regimento Interno da Guarda Municipal, para disciplinar o efetivo; criar o Plano de Cargos e Salários dos componentes da GCM, valorizando a categoria; implantar cursos preparatórios para que os mesmos estejam capacitados para atendimento à população nas ruas; implantação do número 153 para atendimento telefônico à população; elaboração de projetos voltados para a área de segurança pública, como: implantação da Base da GCM, implantação do sistema de videomonitoramento, compra de viaturas, armamentos e equipamentos para o bom andamento do serviço; criação da Corregedoria e da Ouvidoria da GCM, pois uma Guarda só terá direito ao porte de arma de fogo, se tiver esses órgãos funcionando. Como vocês podem ver é um passo a passo que já deveria ter sido iniciado a muito tempo em nossa Cidade, mas por falta de interesse, dos nossos governantes, hoje estamos vendo o quanto isso faz falta. Já foi o tempo em que a Guarda Municipal cuidava só dos prédios públicos, hoje ela faz parte da segurança pública, inclusive já em algumas cidades brasileiras, já estão sendo denominadas de "Polícia Municipal" devido ao trabalho de ajuda ao combate a criminalidade, em parceria com as forças de segurança estaduais. Uma Guarda Municipal preparada, equipada e valorizada, com muita certeza, dará uma significativa colaboração para que a paz volte a reinar em nosso Município. Que os nossos governantes se atentem a isso e hajam enquanto é tempo!" MARCOS ANTÔNIO, Policial Militar.


Boa noite. Lamentável o que vem acontecendo em nossa cidade, pois sabemos que o pacto pela vida está na UTI, entre a vida e a morte,e o governador, paulo Câmara querendo maquiar a segurança publica, mostrando entrega de novas viaturas, sem efetivos de policiais,[...], mas como agente sabe que a segurança publica vai ma.l Não devemos colocar a culpa só no governador não, pois segurança e dever do estado e dos municípios também. Pois os três pilares para os políticos disputarem as eleições, eles falam em educação,saúde e segurança e, quando eleito, quer transferir as responsabilidade para o estado, e procurando se esquivar, das responsabilidades. ANDRÉ DE SOUZA CRUZ, antigo chefe da Guarda Municipal.

E você, amigo leitor? Tem sugestões ou críticas para fazer? Deixe o seu comentário. Em breve o município deve marcar mais uma audiência pública para a criação do Conselho Municipal de Segurança. Participe e opine, exerça sua cidadania! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...