segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PARA TER MAIS GENTE, AUDIÊNCIA PÚBLICA TEM DE TER CARA DE POVO


Na última quinta-feira (31/08) foi realizada na Câmara de Vereadores de Venturosa uma audiência pública para criação do Conselho Municipal de Segurança e Defesa da Cidadania. A ação, junto com a instalação de um sistema de câmeras de segurança, foi firmada pelo governo municipal com a superintendência regional do Banco do Brasil para normalização dos serviços da agência. Ao que parece, o comparecimento de setores da sociedade ficou abaixo do esperado.

Várias razões podem ser apontadas para o baixo quórum. A audiência foi realizada em uma quinta-feira, às 9h00 da manhã. Ora, muitos interessados em participar e contribuir com o debate e a elaboração de políticas públicas de segurança e defesa da cidadania trabalham nesse horário. Por que não marcar num dia sábado ou em um horário que permita maior participação?

Outra, audiência pública tem de ter cara de povo, não de governo ou de grupo político. Quando interesses se confundem, muitos ficam receosos em participar. Os palanques devem ser armados em períodos de campanha e desarmados fora dele. A animosidade ou desejo de exposição de políticos também é um fator para a ausência de algumas pessoas na audiência.

Reclamar é um direito do cidadão, se não o fizer, como vai expor seu descontentamento? O fato de populares que reclamam em redes sociais dos graves problemas de segurança pública registrados em todo o estado não significa que não estejam dispostos a contribuir com soluções, pode ser um sinal de que não se sentiram representados ou não acreditam que serão de fato ouvidos e respeitados em suas opiniões.

O povo anda escaldado com as justificativas das autoridades para o injustificável. Antes de se criticar as pessoas que não se fizeram presentes em uma audiência, seria mais sensato rever datas, horários e a forma de motivar a participação popular. Quem sabe convites a amplos setores, a mais associações e grupos representativos da sociedade?  Confiança não é presente, é conquista.

O blog apoia a realização de audiências públicas e incentiva a todos os venturosenses que participem, para conhecer a realidade da segurança pública em nossa cidade e possam contribuir para uma política de segurança no município. É necessário que todos colaborem e que os divergentes se respeitem para que esse e outros graves problemas possam ser superados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...